11 de setembro de 2023
Será que você está sendo um líder ruim? Essa é uma pergunta que você precisa se fazer. Afinal, uma liderança ineficaz gera muitos impactos em uma empresa.
Pense conosco: você gasta muito tempo cuidando do que cada colaborador está fazendo? Não sabe delegar? Passa o dia apagando incêndios e tem a sensação de que não fez nada, mesmo tendo trabalhado mais de 12 horas? Sua equipe não está motivada?
Esses podem ser sinais de que você está sendo um líder ruim e de que não está empregando sua energia naquilo que realmente importa: o crescimento da sua empresa.
Mas, calma, com o EAG você pode mudar essa situação. Confira, neste conteúdo, algumas características de uma liderança ruim e entenda as consequências que isso tem no seu negócio.
Uma liderança ineficaz gera vários impactos negativos em uma empresa. Veja, abaixo, alguns dos principais exemplos:
Um dos principais motivos que levam um colaborador a pedir demissão está relacionado com a presença de uma liderança ineficaz.
É o que indica uma pesquisa global da Gallup, que identificou que cerca de 50% dos profissionais entrevistados já pediram demissão para fugir de um líder ineficiente.
Outra consequência de uma liderança despreparada é a queda da produtividade. Isso acontece porque um líder ruim pode comprometer a felicidade e o bem-estar da equipe. E profissionais menos felizes são menos produtivos.
Para comprovar isso, um estudo feito pela Universidade de Warwick revelou que a felicidade no trabalho tem o potencial de elevar em até 12% os níveis de produtividade.
A queda nos lucros da empresa também pode ter relação com uma liderança ineficaz. Nesse sentido, de acordo com pesquisa realizada pela empresa Leadership IQ, líderes ruins comprometem até 7% dos lucros de um negócio.
Os impactos que uma liderança ruim pode ter na sua empresa você já sabe. Mas como identificar se realmente a liderança que você está exercendo não está adequada?
Existem alguns sintomas que você pode perceber na sua empresa e que indicam problemas com a liderança. Confira a seguir!
Um dos sintomas mais alarmantes de uma liderança falha é a desmotivação da equipe, com a rotatividade de funcionários.
Se você não está conseguindo manter bons colaboradores na sua equipe e percebe que eles estão trabalhando sem motivação, ligue o alerta, pois os liderados são um reflexo do líder.
Dentro disso, dados de uma pesquisa realizada pela Blanchard indicam que aproximadamente 32% do turnover (taxa de rotatividade) pode ser evitado por um líder com as habilidades certas para a função.
Sua equipe não está conseguindo bater as metas? Isso pode ter origem em dois problemas: as metas estão incompatíveis com a realidade da empresa ou não há planejamento e incentivo suficientes para que elas sejam atingidas. Independentemente do caso, a falha é do líder.
Outro ponto que indica sérios problemas com a gestão é a falta de diálogo. Se a sua equipe não participa ativamente das decisões e se os profissionais não têm liberdade ou segurança de questionar sua liderança, esse é um sinal de problemas na forma como você está gerindo sua equipe.
Mais um sinal de que a liderança é falha é se constantemente a equipe se sente sobrecarregada.
Isso pode indicar problemas de delegação de tarefas e, em longo prazo, afetar a produtividade e a motivação no trabalho.
Se você passa a maior parte do seu tempo se envolvendo com os processos operacionais e com cada etapa executada pela equipe, acenda um grande alerta.
A microgestão, além de esgotar o tempo do líder, exerce um controle excessivo sobre os colaboradores, prejudicando a equipe.
Por fim, entre muitos outros indicativos, a terceirização do fracasso é um sinal de uma liderança ruim. Afinal, se a equipe falha, na verdade a falha é do líder. Entretanto, nem sempre os gestores conseguem visualizar isso e acabam transmitindo toda a culpa e responsabilidade aos colaboradores.
Além disso, não saber dar o crédito a outras pessoas em situações de sucesso também é tão prejudicial quanto o cenário acima.
Ambas as situações comprometem o desempenho e a autoconfiança da sua equipe.
Veja também: Gestão de equipes: o que é e como fazer?
Ser um mau líder, além de prejudicar os resultados da empresa, pode afetar psicologicamente os colaboradores e contribuir para uma série de doenças ocupacionais.
Por isso, é importante entender o que você pode fazer para transformar sua liderança e garantir que seja positiva para todos.
Confira algumas dicas para isso:
Primeiramente, forneça liberdade para a equipe propor ideias, aprender, errar e desafiar processos que não são eficazes. Para isso, faça um trabalho de conscientização na empresa para que o novo conceito tenha um bom engajamento na equipe.
Receber feedbacks dos colaboradores é algo importante para que você tenha conhecimento sobre os pontos que geram insatisfação no seu time.
Ou seja, da mesma forma que você deve acompanhar o desempenho da equipe e dar sua opinião sobre o que deve ser melhorado, os profissionais também podem dispor desse mecanismo para auxiliar você a se aperfeiçoar enquanto líder.
Por fim, investir em treinamento é a ação principal que você deve tomar para reverter o cenário atual da sua gestão. Ninguém nasce sabendo, portanto um líder também precisa de treinamento para desenvolver as habilidades necessárias ao desempenho dessa função.
Por esse motivo, você deve sempre ir em busca de novos ensinamentos buscando aprender os aspectos técnicos e comportamentais que um líder deve ter.
Assista ao nosso podcast e conheça os 7 comportamentos de um líder:
Além de trazer dicas cruciais para você deixar o líder ruim para trás e ser um exemplo de liderança, o Programa EAG te torna Comandante do seu negócio.
Com o programa, você aprende a gerenciar sua equipe e a fazer com que sua empresa funcione sem depender de você. Ou seja, você terá tempo para se dedicar ao que realmente depende de você: o desenvolvimento do seu negócio.
Saiba mais hoje mesmo! Navegue em nosso site e se inscreva no Programa EAG!