14 de abril de 2023
A gestão de equipe é um dos primeiros passos que precisam estar implementados dentro de uma empresa, porque fará com que os colaboradores realmente sintam-se partes da equipe, além de engajados e dentro da cultura organizacional.
O que você tem feito para manter essa gestão ativa e funcionando dentro de seu time? Se não sabe bem ao certo como iniciar ou dar continuidade, leia mais abaixo.
Uma gestão de equipes são várias práticas que são feitas pelos gestores e líderes de um time para que todos os envolvidos tenham o seu desempenho ao máximo e bem executados.
Essas ações visam melhorar a produtividade, a performance e os resultados angariados pelo time de forma geral.
Essa boa gestão também precisa adotar algumas regras que ampliem e mantenham a manutenção e bem estar de todos os indivíduos dentro de um time, onde a cultura organizacional é o norte de tudo isso.
Um bom gestor sabe como orientar seus funcionários, como motivá-los e tem o ponto de equilíbrio perfeito para que todos tenham autonomia, desafios e criatividade para desempenhar seus papéis.
Você sabia que segundo estudos divulgados pela Universidade de Harvard, 70% do engajamento de uma equipe vem diretamente do líder?
Quer fazer uma gestão de equipe correta e bem aplicada para que possa colher os louros dentro de seu time e principalmente para a empresa, de forma geral?
Confira abaixo algumas dicas para começar a aplicar o quanto antes:
Se você possui colaboradores talentosos, que vestem a camisa de sua empresa e que estão sempre preocupados com os resultados, não deixe de reconhecer esses indivíduos.
As formas mais indicadas para que isso aconteça é:
Não permita com que os funcionários talentosos de sua empresa pensem em deixar o cargo e procurar maior identificação ou reconhecimento em outros locais.
Não somente voltado ao estudo e ao Plano de Desenvolvimento Individual, faça valer a pena as ideias que estão sendo dadas e aplique-as dentro do negócio e sua empresa.
Esse indivíduo se sentirá valorizado e em um espaço em que realmente está escutando o que ele está sinalizando como valioso e de sucesso para todos os envolvidos.
Mesmo que os colaboradores e até mesmo você cometa alguns erros, não permita que isso seja o “fim” para a adaptação de ideias ou de outros fatores: aprenda com o que aconteceu e modifique os processos.
É natural de uma companhia e dos próprios indivíduos que equívocos aconteçam, portanto, observe o que precisa ser alterado e até mesmo o que pode ser aproveitado nessa circunstância.
Sabe aquela ideia que seu colega de equipe te deu e você desconsiderou na hora?
Pense novamente! Pode ser que com um pouco de adaptação e cuidado, ela se torne uma grande aplicação dentro de sua companhia.
Vale a pena ouvir com atenção o que precisa ser modificado, o que pode ser reutilizado e até mesmo aquelas ideias novas desconhecidas!
O mundo está constantemente mudando e se atualizando, portanto, com a sua empresa não deve ser diferente, certo?
Por isso, esteja sempre de olho no que é novidade dentro do ramo de marketing, de compras, de vendas, de gestão de pessoas e em todos os setores essenciais de sua companhia.
Além disso, não deixe de observar constantemente os concorrentes do seu nicho e até aqueles de outras produções, pode ser que eles te tragam ideias que podem acelerar e modificar a sua organização.
Se você quer que as pessoas de sua empresa se sintam cada vez mais próximas do que realmente está acontecendo e com o foco no que precisa ser alcançado, não deixe de fazer a gestão à vista.
Ela nada mais é do que mostrar os dados do que está acontecendo dentro do negócio com constância, deixando todos os envolvidos a par do que ainda falta para atingir aquela meta ou não!
Nesse vídeo, Rogério Valentim, CEO do EAG explica com detalhes como fazer uma gestão a vista eficiente e que gere resultados
O que você tem feito para crescer de forma pessoal e corporativa, comandante?
Um líder de sucesso é aquele que pensa além do seu ambiente de trabalho: ele está sempre se desenvolvendo de forma pessoal, individual, em família, com os amigos e é claro, na empresa.
Como já dito anteriormente, é isso que servirá como espelho para todos os outros indivíduos de sua equipe, observando como o seu superior está fazendo e inspirando-se a prosseguir no mesmo caminho.
É um efeito dominó: onde há crescimento de uma pessoa, acontecerá de todos os outros envolvidos no mesmo negócio, criando uma cadeia de aprendizados e inovações.
Ficou curioso para começar a modificar os seus estudos e autoconhecimento hoje? Por meio da UniEAG você tem acesso a vários cursos, workshops e aprendizados que vão levar você e a sua empresa além!
Além disso, se quer tomar o próximo passo mais especial dentro de sua companhia e alcançar resultados singulares e magníficos, é a hora de conhecer o programa EAG.
Converse com nossos especialistas e receba uma sessão estratégica gratuita de como podemos te ajudar a mudar o rumo de seu negócio!