Tipos de cultura organizacional: saiba tudo sobre!
03.10.2022
Um dos primeiros pontos que são abordados por comandantes que tem visão de sucesso e querem ter uma equipe autogerenciável é a criação de uma cultura organizacional fortalecida.
Mas, você sabia que existem vários tipos e estilos que podem ser aplicados dentro de sua companhia? Confira abaixo mais sobre quais são eles e escolha o seu para adotar o quanto antes em seu negócio!
A cultura organizacional é o conjunto de valores, de princípios e de crenças que são não somente aplicados, porém, vividos dentro de uma empresa.
Ele é um guia que determina quais são as ações valorizadas e as proibidas dentro de seu negócio, onde serve como ponto de referência tanto na contratação, vivência e demissão dos funcionários.
Ademais, também serve para que os empresários saibam o que devem fazer segundo o que foi estabelecido dentro de uma empresa, sempre seguindo a ética e aquilo que foi instaurado.
Ou seja, tanto os líderes quando os trabalhadores devem seguir esses comportamentos pregados, tanto de forma interna quanto externa.
O que é cultura organizacional?

Elementos da cultura organizacional
Os elementos que devem ser levados em consideração na hora de montar uma cultura organizacional, são:- Valores;
- Comunicação;
- Normas;
- Crenças;
- Inspirações;
- Rituais;
- Mitos;
- Tabus.
Níveis da cultura organizacional
É importante compreender que existem níveis de cultura organizacional, que são separadas entre:- Artefatos: o nível mais próximo da superfície, onde são as coisas "pegáveis", como o layout do escritório, a frequência de happy hours, festa de final de ano, cores usadas na decoração e etc;
- Valores: com um pouco mais de profundidade, os valores são aquilo que se acredita, ou seja, aquilo que a companhia prega como código de conduta, a filosofia e valores;
- Pressupostos: a última camada da cultura organizacional, é aquilo que é derivado da base inicial, o que é mais difícil de mudar. Aqui, é levado mais em conta o perfil pessoal de cada indivíduo, onde a essência se assemelha ou não a cultura do negócio.
4 tipos de cultura organizacional
Confira abaixo quais são os 4 tipos de culturas organizacionais e veja quais são aquelas que você mais identifica como aplicáveis dentro de sua empresa ou para começar hoje mesmo!1. Cultura do poder
Aqui a liderança é apenas em uma pessoa, que costuma ser o gerente ou o gestor de empresas menores. O foco aqui é nos resultados, onde é comum muita competição entre os funcionários. A maior desvantagem disso são os conflitos internos, reduzindo a possibilidade de crescimento da companhia e dos indivíduos.2. Cultura de papéis
Aqui o foco é o desempenho dos colaboradores, onde por meio de processos bem estruturados, costuma ser mais engessado e ter processos lentos de trabalho. Os funcionários costumam ficar acomodados e não tem intenção de crescimento dentro da organização. É comum que a liderança não dê muito espaço para novas ideias e a comunicação interna seja escassa.3. Cultura de tarefas
Já na cultura de tarefas a intenção é que tenham-se colaboradores propícios para as atividades chave que precisam ser desempenhadas, influenciando cada vez mais o crescimento da companhia. Assim, a equipe tem o foco na resolução de problemas e diferentes situações, onde a liberdade, motivação, proatividade e criatividade são valorizadas.4. Cultura de pessoas
Por fim, a cultura de pessoas visa a valorização dos colaboradores, onde a integração da equipe é priorizada, assim como a gestão de talentos e o crescimento de cada um. A atuação dos gestores também é valorizada, focando na retenção dos talentos, na formação de novos líderes e a instauração do plano de carreira.Como definir uma cultura organizacional
Se você quer definir a sua cultura organizacional, confira abaixo algumas dicas para seguir e encontrar aquela que melhor se encaixa em seu modelo de negócio:- Avalie o mercado: compreenda mais sobre quais são os pontos abrangentes do mercado e que podem interferir no dia a dia de sua companhia. Pense naquilo que pode contribuir para o desenvolvimento e expansão da empresa.
- Gestão de pessoas: entenda qual é o modelo usado diariamente em sua empresa e qual tipo de cultura melhor se encaixa nessa rotina;
- Objetivo: qual é a real intenção e desejo de seu negócio? Tudo isso deve ser avaliado no momento de começar a instalação de uma cultura organizacional;
A importância da cultura organizacional
Empresas que possuem valores bem definidos e que são vistos de forma positiva por todos os funcionários e também pelo cenário externo, são visadas tanto pelos clientes quanto por quem quer adentrar no negócio. A cultura organizacional possui o poder de gerar mais objetividade e produtividade em todo local que é aplicada, o que pode estar faltando dentro de sua empresa e você nem sabe!Benefícios da cultura organizacional
Ao aplicar uma cultura organizacional forte dentro de sua empresa, você possui várias vantagens competitivas, o que impulsiona o crescimento da empresa e sua posição dentro do mercado de atuação. São eles:- Imagem fortalecida: ao valorizar o capital humano, há a valorização tanto de quem já é funcionário, quanto de quem tem o desejo de se tornar um talento interno, assim como a imagem da empresa no nicho de atuação;
- Produção elevada: com um ambiente de trabalho fortalecido, a liberdade de expressão é maior, onde contribuições para processos e ações são mais valorizados e disseminados, o que gera uma produção elevada e mais interessante para todos;
- Unificação da equipe: com uma cultura forte, todos os membros se tornam mais alinhados, principalmente aqueles que são da mesma equipe ou do mesmo setor;
- Ambiente saudável: ainda de acordo com o tópico anterior, os colaboradores se tornam mais amigáveis, reduzindo a fofoca e nutrindo o maior sentimento de contribuição de todos.
Exemplos de cultura organizacional
Quer se inspirar? Confira abaixo alguns exemplos de culturas organizacionais reconhecidas em todo o mundo e use algumas das ideias para construir a sua ou começar a modificá-la!- Coca-cola: alguns valores são visíveis de forma externa na empresa Coca-Cola, como é o caso da inovação e da contribuição global, sem falar na inclusão dentro dos 4 pilares, que são criar, articular, regular e por fim, avaliar;
- Facebook: uma das empresas que mais valoriza a coragem, a ousadia e a inovação, mesmo que o indivíduo nunca tenha trabalhado na área selecionada. Outros pontos são horários flexíveis, salas de relaxamento e incentivo de ideias e de comunicação horizontal;
- Twitter: com um ambiente divertido e descontraído, o foco é na produtividade dos trabalhadores e na harmonia entre todos. Ações globais para a mudança da sociedade também são prioridade;
- Zappos: a cultura é aplicada logo no processo seletivo, onde em uma entrevista detalhada, verifica-se com cuidado os valores da empresa. Já o plano de carreira foca no desenvolvimento pessoal e profissional.

QUEM É MARCELO GERMANO
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Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
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Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
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Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
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Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO
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