14 de dezembro de 2022
Mesmo que uma equipe seja super engajada e ativa dentro das demandas de uma empresa, é essencial que exista o cronograma de férias condizente para que possam descansar, tanto a mente quanto o corpo.
Você sabe como funciona ou já tem aplicado esse processo de férias dentro de sua companhia? Confira abaixo informações completas sobre como efetuar esse cronograma de forma eficiente e saiba mais!
Deve-se dar férias ao funcionário quando este está na mesma empresa pelo tempo consecutivo de 12 meses.
Segundo as leis da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas -, a empresa pode ceder ao funcionário período de recesso em até um ano, porém, é obrigado que em até 23 meses seja efetuada.
Se essa quantidade de tempo for ultrapassada, é preciso que a companhia arque com o dobro da quantia.
Ter uma planilha para controle no quesito de planejamento de férias para seus funcionários é um dos passos primordiais de empresas de sucesso.
Isso porque lá você poderá visualizar um resumo geral de seus funcionários sobre as férias, assim como o percentual pago para cada um deles, cuidados com potenciais férias atrasadas e muito mais.
Para isso, geralmente é preciso ter algumas informações essenciais reunidas, que são:
Essa é uma função da qual deve ser sempre verificada pelo responsável, da qual comumente é atribuída para o RH em questão.
É preciso que ela seja constantemente alimentada com as informações de cada pessoa que está na empresa, do contrário, há grandes chances de se perder por entre os horários e questões ali inseridas.
Veja abaixo um passo a passo para conseguir planejar as férias do seu colaborador com muito mais direcionamento e cuidado:
Quais são as outras dicas que você possui e aplica dentro de sua companhia, comandante? Não deixe de comentar abaixo o que é rotina em sua empresa!
Quer saber como executar um cronograma de férias de funcionários de uma maneira correta e mais condizente? Confira abaixo!
O primeiro passo é o de ter a ciência de que todos os colaboradores vão precisar tirar férias eventualmente. Dessa forma, você precisa planejar com antecedência quem terá esse direito primeiro ou qual será a ordem aplicada.
A dica é fazer ciclos, onde enquanto uma pessoa está fora, haverá alguém pronto para que possa substituí-la, não deixando a empresa e muito menos o setor desfalcado.
Como citado anteriormente, você deve ter uma pessoa para substituir a pessoa da qual estará em férias, ou, contratar alguém temporariamente para exercer a função.
Tudo isso é parte do planejamento necessário para que sua companhia não sofra com a falta de pessoas dentro de uma equipe, reduzindo ou até acabando com possíveis problemas de desempenho.
Agora, é preciso que todos os envolvidos da área ou a pessoa que vai ser substituída faça o correto treinamento do novo colaborador.
Esse é um dos detalhes que podem passar despercebidos, porém, que precisam de um cuidado redobrado, principalmente porque muitas dúvidas e questões com certeza vão surgir durante o dia a dia e a execução de tarefas.
Além disso, esse é outro ponto que ressalva a importância de se ter processos bem definidos e estabelecidos, evitando assim com que a empresa dependa de funcionários específicos.
Por fim, lembre-se de recepcionar essa nova pessoa em sua equipe com o devido merecimento.
Mesmo que seja uma questão temporária, é essencial que sinta-se acolhida pela nova equipe da qual vai integrar durante certo tempo, afinal, cultura organizacional fortalecida é a base de uma empresa consolidada.
Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar com outros comandantes e colaboradores que podem estar precisando desse tema em específico.
Continue acompanhando mais conteúdos para ajudar a sua empresa a sair do caos aqui no blog EAG, além de nos seguir em nossas redes sociais para estar sempre ligado em nossas novidades!