Cultura organizacional de empresas familiares: 7 bons exemplos de gestão
23.08.2022
O que é cultura organizacional
A cultura organizacional é toda a base de ações e comportamentos que são expressados dentro da empresa, como:- Porque se faz o que se faz;
- Qual a missão, valores e objetivos da empresa;
- História ou narrativa;
- Como é o ambiente de trabalho;
- Quem são os colaboradores contratados;
- Princípios disseminados;
- Como é o padrão de atendimento dos envolvidos.
Como definir a cultura organizacional de uma empresa familiar?
Para definir uma cultura organizacional de uma empresa, é necessário primeiramente pensar em quais são as principais características dos envolvidos e quais são os objetivos do negócio. Sendo assim, se a intenção é "mudar a vida de comandantes com pequenas e médias empresas por meio de um método aplicado para tirar a empresa do caos", isso deve permear tudo o que a companhia se propor a fazer. Depois disso, deve-se selecionar quais são os valores que vão guiar a organização, como por exemplo:- Otimismo;
- Confiança;
- Coragem;
- Transparência.
Quais os valores de uma empresa familiar?
Geralmente os valores que são pregados dentro de uma empresa familiar são os mesmos que são encontrados dentro da convivência desse núcleo. Portanto, se for uma reunião de pessoas que valorizam as relações interpessoais, é comum que no topo dessa lista esteja nada mais nada menos do que "família". De qualquer maneira, são muitas as possibilidades e nenhuma delas está errada! Cada um possui suas prioridades e aquelas que melhor funcionam para cada companhia.Tem como os valores pessoais de cada familiar ser diferentes dos valores organizacionais da empresa?
Não, a intenção é de que os valores que permeiam a cultura organizacional de uma empresa sejam apenas espelho do que é vivido fora dela. Portanto, caso exista essa contradição, há grandes chances de que aconteçam problemas de choque entre os colaboradores, assim como falta de engajamento do time e produtividade.7 bons exemplos de cultura organizacional de empresas familiares

Magazine Luiza

- Ciclos de desenvolvimento: todos os objetivos e metas da Magazine Luiza precisam ser finalizados dentro dos prazos estabelecidos;
- Experiência do cliente: o foco sempre é no consumidor, onde se valoriza o poder de compra e da escolha dos itens;
- Experiência do funcionário: considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, possui foco na bonificação, valorização e desenvolvimento constante dos colaboradores;
- Processos: lembrada pelos seus ritos e dinâmicas, a empresa fortalece sua identidade no dia a dia dos colaboradores constantemente, como é o caso da reunião matinal, recebimento de novos trabalhadores com ritos de acolhimentos e fortalecimento do time;
- Cultura de excelência: desde a primeira pequena loja que foi aberta, até a experiência do ecommerce, a empresa sempre investe em expansão, melhor experiência do cliente e tecnologia;
- Comunicação transparente: tanto de maneira interna, quanto externa, a Magazine Luiza tem o foco nessa facilidade para seus colaboradores e consumidores. Não é a toa que a Lu da Magalu, mascote da empresa, é super famosa!
WalMart

- Orgulho de fazer parte da companhia;
- Integridade das pessoas;
- Responsabilidade das ações executadas;
- Dedicação e eficiência;
- Foco no atendimento ao cliente.
Energisa

- Compromisso com a sustentabilidade;
- Pessoas e cliente são o foco;
- A união gera resultados únicos;
- A vida está sempre em primeiro lugar;
- Inovação e ousadia são precisas.
Volkswagen

- Responsabilidade: tanto pelo ambiente quanto pela sociedade, é assumido o compromisso diante dos processos e dos produtos;
- Honestidade: seja para falar sobre problemas ou quando algo não está positivo, a empresa escuta e expõe argumentos para chegar a melhor solução;
- Coragem: classificados como inventores, transformadores e inovadores, a companhia busca a coragem de ir além no futuro;
- Diversidade: tanto para diferentes tipos de pessoas, soluções e maneiras de pensar;
- Orgulho: o foco do negócio é na entrega com excelência, paixão e convicção;
- Solidariedade: tudo é executado de maneira coletiva e não individualmente;
- Confiança: tudo o que a empresa dita, é cumprido e realizado.
Novartis

- Folga no mês do aniversário: chamado de day off, é possível o colaborador escolher o melhor dia para tirar de folga dentro do mês de aniversário;
- Desenvolvimento de talentos: com base no PDI, os talentos se desenvolvem tanto para crescimento de carreira interno, assim como pessoalmente;
- Recarregar as energias: a empresa investiu em espaços destinados para que a equipe possa ter um tempo para descansar - tanto a mente quanto o físico -, por meio da cabine do cochilo, cadeira de massagem e sala de meditação.
Dell

- Igualdade;
- Confiança;
- Defesa entre as pessoas.
Votorantim

Sinais de uma cultura organizacional familiar fraca
Os principais sinais que demonstram uma cultura organizacional familiar fraca, são:- Falta de inovação;
- Alta taxa de turnover;
- Desavenças e problemas de convivência;
- Reclamações e rádio peão;
- Falta de crescimento dos funcionários.
Sinais de uma cultura organizacional familiar forte
Enquanto isso, os pontos que demonstram uma cultura organizacional forte, são:- Inovação constante;
- Metas e resultados alcançados;
- Foco nos detalhes;
- Pessoas motivadas e engajadas;
- Propósitos claros;
- Competitividade saudável.
Tipos de cultura organizacional de uma empresa familiar

Cultura paternalista
O tipo mais comum no Brasil, as relações são organizadas de forma hierárquica e com bastante rigidez. Assim, os comandos são executados por membros da família, dos quais possuem a opinião final sobre tudo, independente de quais sejam suas qualificações. Os colaboradores não possuem local de fala, apenas de subordinação.Cultura participativa
Aqui, os membros da família são mais um dentro do grupo em questão, onde todas as decisões são fruto de conversas de todos os membros da empresa.Cultura Laissez-faire
Nesse caso, há continuidade no modelo de hierarquia e de poderes familiares para as decisões, mas, os colaboradores "de confiança" também possuem força de opinião no objetivo final.Cultura profissional
Por fim, a cultura profissional foca na profissionalização da gestão e das atividades, assim, a relação da família acontece apenas de maneira indireta. Comandante, qual é o tipo de cultura que está sendo aplicado dentro de sua empresa? É essa que você deseja que dê continuidade ao seu negócio?Como mudar a cultura de uma empresa familiar?
Agora que você entendeu mais sobre como funciona a cultura de uma empresa familiar, pode ser que esteja pensando que a de sua companhia não é bem aquela que você gostaria, certo?
Mas, afinal, o que fazer para mudar a cultura organizacional? Primeiramente, é preciso compreender que esse é um processo que pode levar muito tempo e paciência, principalmente do comandante.
Além disso, há o fator da família envolvida, o que não costuma ajudar nessa implementação, na maioria das vezes.
Confira abaixo como convencer os pais a aplicar uma nova gestão dentro da empresa familiar!
Como transformar uma empresa familiar em profissional?

- Invista na cultura organizacional: todos ficam cientes de quais são as necessidades da companhia e da área de atuação;
- Formalize o organograma: lembre-se também da distribuição de lucros, reforçando a profissionalização do negócio;
- Invista em tecnologia: otimize todos os processos, onde um sistema de gestão empresarial facilita todos os procedimentos, desde financeiro, comunicação até o RH;
- Plano sucessório: antes mesmo dessa "passagem de bastão" acontecer, é preciso estar preparado para o que está por vir, focando no profissional;
- Conselho administrativo: por fim, em casos em que existem muitos problemas de relações e decisões, é o momento de procurar um conselho administrativo para ajudar nesses momentos urgentes.
Precisa de ajuda para mudar cultura organizacional na sua empresa familiar?
A Empresa Autogerenciável já atendeu milhares de empresas familiares com dificuldades no alinhamento da cultura organizacional. Mas, os resultados que nossos comandantes colheram foi impressionante! Muitos aumentaram o faturamento, resolveram conflitos e é unânime a importância que investir neste pilar traz para o sucesso de um negócio, sobretudo onde parentes trabalham juntos.
QUEM É MARCELO GERMANO
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Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
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Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
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Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
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Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO
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