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Parcerias estratégicas: como fazer e quais são as vantagens?

7 de novembro de 2022

Um dos principais pontos que muitos empresários precisam ter em mente é da necessidade de parcerias estratégicas, onde são ótimas para melhorar o networking e visibilidade da empresa.

 

Você sabe, exatamente, como iniciar esse processo de forma saudável, simples e rápida? Confira mais abaixo sobre o que deve ser feito, principais dicas e comece o quanto antes.

 

Qual é o conceito de parcerias estratégicas

Qual é o conceito de parcerias estratégicas

Uma parceria estratégica funciona quando empresas independente, se unem em prol de uma meta em comum, proporcionando assim benefícios em conjunto.

 

Geralmente acontecem quando há a necessidade de expansão de ambas as companhias, seja de forma geográfica, financeira, de visão de marketing ou tantas outras.

 

Assim, os negócios podem buscar por essas parcerias para que possam ampliar vários níveis do estabelecimento, tanto na cultura organizacional, comercial, financeira e mais.

 

Por que fazer parcerias estratégicas é importante?

Ao usar parcerias estratégicas para seu time, sua empresa possui muito mais direcionamento e visão na hora de traçar novos planos.

 

Isso acontece porque ao usar da expertise ou conhecimento de outro negócio, é possível que você tenha uma visão mais diferenciada daquilo que está acostumando, alcançando novos voos.

 

Assim, não deixe de buscar por novos caminhos e observações para que sua companhia vá além daquilo que você já conhece, seja no quesito de marketing, de comercial e até mesmo financeiro.

 

Como definir as parcerias estratégicas?

Quer saber como definir as parcerias estratégicas com muito mais sucesso e direcionamento?

 

Confira abaixo algumas das dicas para iniciar essa ação o quanto antes em sua empresa!

  • Identifique o objetivo: é preciso primeiramente entender qual será o seu objetivo de expansão dentro do mercado, entendendo como isso pode ajudar a empresa;
  • Encontre o parceiro: agora é o momento de saber qual será a empresa que pode suprir e aceitar essa parceria, dessa forma, encontre marcas fortes e que “casem” com o seu negócio;
  • Estabeleça termos: agora você deve estabelecer alguns termos dessa aliança, onde o que será permitido, quais serão os números estabelecidos e demais cuidados;
  • Tenha um planejamento estratégico: por fim, é a hora de traçar um planejamento estratégico direcionado para que sua companhia e o outro parceiro saibam exatamente o que precisa ser feito, como deve ser acompanhando e se as metas estão saindo do papel.

Tudo isso será primordial para que sua empresa e a outra companheira estejam focados em melhorias e verificando se está sendo benéfico para ambas as partes.

 

Confira no vídeo abaixo quais são as estratégias de marketing que todo empresário precisa conhecer, quais são aquelas para aplicar em seu negócio e mais!

Tipos de parcerias estratégicas

Você sabia que existem vários tipos de parcerias estratégicas que podem ser aplicadas dentro de sua companhia? Confira quais são elas e confira abaixo!

 

Parcerias com universidades e centros

Essa é uma das parcerias mais interessantes, principalmente pela maior demanda de conhecimento gerado em relação ao mercado em questão e nicho de atuação.

 

Assim, as empresas tem benefícios pelo maior acesso as tecnologias, licenciando seus processos com maior direcionamento e desenvolvendo pesquisas em conjunto.

 

Nesse caso, também podem ser apresentadas especificações, como:

  • Contratos bilaterais: contratos em que ambas as partes assumem relação com o outro;
  • Contratos unilaterais: apenas uma das partes tem obrigações;
  • Contratos com participações acionárias minoritárias: os contratos em que uma das partes tem maior participação nas ações da empresa de forma original.

Parcerias corporativas

Aqui a parceria acontece entre empresas com empresas, onde o principal resultado é o aumento de processos e de produtos, além do desenvolvimento de tecnologias e financeiro.

 

Dessa forma, é preciso identificar quais são os players que podem ser potenciais companheiros e aqueles que mesmo concorrentes, podem ajudar a alavancar as metas estabelecidas pelas empresas.

 

Muitas vezes companhias maiores podem se beneficiar de questões que outras estão aplicando, assim como do contrário, portanto, vale a pena a análise e a atenção.

 

Corporate Ventures

Essa é uma expressão usada para definir o investimento aplicado de grandes empresas em startups e ideias que estão surgindo rapidamente.

 

Assim, por meio desses trabalhos, as empresas tem maior agilidade, preparação e proporção no lançamento de produtos, além das novas tecnologias aplicadas.

 

Essa também é uma ótima forma das empresas crescerem no “rastro” do mercado, se consolidando e ganhando mais notoriedade.

 

Joint Ventures

Essas são parcerias criadas por entre duas ou até mais empresas no momento de desenvolvimento de um novo negócio, sejam elas do mesmo nicho de atuação ou não.

 

Por meio delas, as empresas realizam transações sem que se tenha a necessidade de aquisição ou licenciamentos, isso porque o foco é no know-how que o outro pode compartilhar.

 

Existem dois tipos desse modelo, que são:

  • Contratual: não há a formação de uma nova empresa;
  • Societária: pode ser a criação de outra companhia.

Incorporações e fusões

Fusões ou incorporações são momentos em que duas empresas desejam se juntar, unificando assim o empreendimento, onde geralmente é aplicado um novo nome.

 

Geralmente algumas empresas compram a outra por meio de ações, fortalecendo ambas as partes.

 

Um exemplo clássico desse estilo é quando uma empresa compra seu concorrente, obtendo uma maior fatia do nicho de atuação.

 

Mas, outras estratégias também podem ser:

  • Quebrar barreiras de entrada;
  • Reduzir os custos de novos produtos;
  • Ter uma comercialização mais rápida e capacitada;
  • Aumentar o portfólio.

Quais são as vantagens de formar parcerias estratégicas?

Veja abaixo quais são os principais benefícios de aplicar parcerias estratégicas dento de sua empresa e inicie o quanto antes essa nova ação:

  1. Aquisição de novos clientes: há maiores chances de visibilidade de novos clientes e interessados na marca, aumentando as parcerias e potencialidades;
  2. Aumento de receita: essa é uma das principais vantagens e benefícios de se alinhar com novas companhias, crescendo cada vez mais os valores obtidos de forma interna;
  3. Amplia o alcance: outro ponto que leva com que as empresas criem parcerias é a intenção de alcançar novos espaços geográficos, o que está ligado com os dois pontos abordados anteriormente;
  4. Maior linha de produtos e serviços: ter vários produtos que podem ser comercializados no mercado é uma ótima porta de entrada para novos clientes, além de fidelizar os antigos com novas possibilidades;
  5. Implementação de novas tecnologias: ao ter novas empresas como parceiras, é natural que novos métodos, principalmente os mais tecnológicos, sejam atualizados dentro da companhia;

Gostou dos principais motivos para que isso aconteça? Não deixe de procurar aquela empresa ou outra possibilidade de ampliar questões dentro de sua companhia!

 

Confira no vídeo abaixo tudo o que você precisa saber para ter uma empresa de sucesso em longo prazo e como iniciar essa ação!

Quais são os principais desafios ao firmar parcerias estratégicas?

E claro, existem vários desafios que podem ser encontrados no meio do caminho ao começar a firmar novas parcerias com as empresas, que são:

  • Pensar no consumidor: lembre-se que é primordial que o usuário esteja no centro das questões, onde o foco é que tenha a melhor experiência possível;
  • Inovação estruturada: de nada adianta querer inovar e não ter um planejamento estratégico bem traçado, por isso, pense em todas as etapas com cuidado;
  • Estimular o ambiente e as pessoas: é preciso que todos os pontos, desde as questões internas, as pessoas envolvidas e também o externo estejam trabalhando em conjunto para obter os melhores resultados;
  • Foco na ação: mesmo que algumas coisas tenham dado errado, é preciso com que estratégias novas sejam traçadas e os erros antigos corrigidos, trabalhando assim para que não aconteçam de novo.

Com todos esses passos comandante, é a hora de virada de sua empresa!

 

Não deixe de saber mais sobre o programa EAG: uma parceria da nossa empresa com o seu negócio para transformar resultados cada vez mais únicos e singulares!

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

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