16 de outubro de 2022
A gestão à vista é um dos métodos mais usados para que metas e o gerenciamento de novos projetos sejam acompanhados com cuidado, visualizando assim os resultados em tempo real.
Essa é uma forma de pensar em estratégias eficientes e meios para que os resultados sejam alcançados por meio de uma equipe engajada, como consequência de sua produtividade.
Quer saber como funciona, como aplicar e quais são os benefícios? Continue lendo esse artigo e saiba mais sobre a gestão à vista!
A gestão à vista é um meio de informar e deixar toda a equipe a par de quais são as metas do time, qual é o andamento e como está sendo efetuado esse alcance.
Assim, por meio de indicadores e controle específico, têm-se uma maneira visual de compreender o andamento das métricas, permitindo com que todos saibam o que está acontecendo.
Para o gestor, é uma vantagem compreender o que está acontecendo no cenário laboral, enquanto que para a equipe, é uma maneira de identificar problemas ou o que está sendo feito de forma correta.
Você sabe qual é o principal ponto da aplicação da gestão à vista? Confira no vídeo abaixo mais no podcast do EAG!
Quer saber quais são os principais benefícios de fazer a gestão à vista dentro de sua empresa?
Esses são alguns dos pontos principais para começar a aplicar o quanto antes esse método dentro de sua empresa e assim, obter todos as vantagens citadas anteriormente!
A intenção da gestão à vista é de manter todos os trabalhadores cientes do andamento do projeto, tanto para verificação positiva, quanto negativa.
Dessa forma, é possível entender o que está dando certo ou qual o rumo que precisa ser alterado.
Quer começar a gestão à vista dentro da sua empresa? Confira abaixo um guia completo para que inicie o quanto antes essa ação dentro de seu negócio:
Primeiramente, é preciso entender quais serão os processos implementados de forma pontual e precisa.
Um exemplo é: qual será a demanda executada? Como o processo de vendas será implementado?
Agora é o momento de selecionar quais serão os indicadores seguidos e acompanhados.
Nesse caso, alguns dos exemplos podem ser:
Selecione quem serão as pessoas responsáveis pela coleta de informações, a atualização de dados e o acompanhamento dos indicadores.
Mesmo que o procedimento tenha mais pessoas envolvidas, é interessante que uma seja a dona em específico para que a verificação constante.
Estabeleça qual será a forma de coletar os dados, assim, posteriormente fica mais fácil e simples de acompanhar os indicadores.
Por isso, é preciso formalizar um dos métodos para que seja sempre seguido e mantido como padrão.
Por fim, crie o quadro de gestão à vista, basta que encontre o melhor modelo e consiga adaptá-lo para o seu contexto pessoal.
Confira no vídeo abaixo do EAG como funciona a cultura de gestão à vista dentro das empresas e como aplicar essa transição!
Mas, como organizar com maior facilidade o andamento das atividades? Veja abaixo alguns dos métodos mais indicados:
Esse método é feito com o uso de cartões coloridos, orientando assim o fluxo de tarefas do time.
Ele geralmente é dividido em três colunas, que são: para fazer, em produção e finalizados.
Assim, têm-se uma visão mais ampla e direcionada do que precisa ser iniciado, do que já está em andamento e o que já foi concluído.
De uma maneira simples e rápida, os dashboards podem ser criados diretamente no Excel, organizando assim de forma visual os gráficos e os resultados do que está sendo desempenhado.
Eles são uma ótima forma de estimular a competitividade e interação entre os integrantes da equipe, promovendo assim um time cada vez mais autogerenciável.
Outro método simples e rápido, você pode instalar painéis ou quadros no setor de atuação, onde podem ser pendurados de forma acessível.
Bem parecido com o método Kanban, aqui vale a aplicação de post its, papéis próprios da empresa ou diferentes possibilidades.
Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o blog EAG para receber novidades e dicas para implementar dentro de sua empresa e torná-la cada vez mais autogerenciável!