10 de outubro de 2022
O treinamento de equipe de vendas é uma das partes essenciais para comandantes que desejam ter um time autogerenciável, de alta performance e que esteja pronto para lidar com diferentes situações do dia a dia.
Afinal, todos os setores de sua companhia precisam de cuidados especiais e desenvolvimento, o que não é diferente e nem um pouco menos importante para o time comercial.
Quer saber mais sobre como executar um treinamento para equipe de vendas com cuidado e direcionado para que tenha os melhores resultados dentro desse setor? Confira mais abaixo!
O treinamento de vendas nada mais é do que uma ação para que os trabalhadores consigam ter uma maior capacitação em suas técnicas e comportamentos dentro de uma empresa.
Assim, esses treinamentos devem fazer parte dessa rotina empresarial, onde deve estar aplicada e vigente na cultura organizacional, no onboarding de cada um e assim, no dia a dia.
Assim, é natural que novas metodologias sejam aprendidas, processos modificados, aprimorados e o alinhamento de forças e pessoas para que a empresa esteja em constante crescimento.
É de importância do comandante ou líder do time estar sempre atento ao que é preciso aprimorar e quais são as principais necessidades da equipe, seja no quesito técnico, de gestão ou desenvolvimento individual.
O treinamento de vendas é visto como um investimento executado dentro da empresa, onde o retorno é certo e possível de ser visualizado com o aumento de vendas e maior retenção dos clientes.
No quesito pessoal para cada colaborador, simboliza a vontade da empresa de que o indivíduo se desenvolva cada vez mais e tenha mais sucesso, valorizando os talentos e a carreira do mesmo.
Como consequência, é natural que o time tenha uma maior produtividade, os números de venda e retenção de clientes sejam mais positivos e assim, a satisfação de todos os envolvidos.
Essa implementação de novos estudos também tem consequência na melhoria e implementação de processos internos, na visão externa sobre a empresa, seja pelo employer branding ou do produto.
Pense que o treinamento de vendas é uma ação estratégica, onde quando se tem uma equipe mais habilidosa e mais engajada, o impulso e as amostras são mais assertivos e direcionados.
Existem muitas questões que podem ser abordadas em um treinamento de vendas para que sua equipe se torne cada vez mais produtiva e certeira nos processos internos.
Alguns dos principais temas e questões que podem ser abordados em um treinamento de vendas, são:
É claro que existem muitas outras demandas que podem ser exploradas em um novo treinamento de time, portanto, vale a pena sempre ficar de olho nas oportunidades e questões.
Além das temáticas acima, existem alguns treinamentos específicos que devem ser aplicados para a equipe de vendas. Os mais comuns, são:
O treinamento operacional tem como o intuito fazer com que os vendedores saibam mais sobre certos processos e ferramentas que podem ser usados dentro do setor comercial.
Nesse caso, pode ser para ensinar com que todos saibam como usar um sistema específico, mudanças processuais do negócio e muito mais.
A intenção é que todos fiquem alinhados com os novos padrões colocados, como isso muda no dia a dia do departamento e muito mais.
Aqui o treinamento é sobre os itens e serviços que a própria empresa oferece, assim, prioriza com que todos os vendedores ou participantes do negócio tenham ciência do que estão comercializando.
Dessa forma, têm-se muito mais poder no momento de comercializar os itens, convencendo e persuadindo o cliente com muito mais certeza e inteligência.
Esse é um grande diferencial de muitas empresas na hora de apresentar o produto, angariando mais clientes e trabalhando na retenção dos mesmos.
Aqui, o vendedor aprende o básico sobre a arte do comércio, ou seja, como abordar e interagir com cada cliente em específico.
Nesse caso, o principal ponto é capacitar os trabalhadores para que saibam o que precisam falar para abordar um cliente, como interessá-lo sobre o produto comprado e assim, com que adquira novamente no futuro.
Esse é um dos passos mais importantes para conseguir estabelecer uma conexão duradoura e saudável com o comprador, fornecendo uma experiência!
Quer dar um up na sua equipe de vendas? Os treinamentos motivacionais são os mais indicados, onde o objetivo é mostrar para o colaborador que ele pode mais do que seu potencial atual.
Com maior motivação e uma equipe mais engajada, é natural que as expressividades de vendas aumentem e assim, a receita e lucro da companhia.
Mesmo que tenha-se o funcionário ideal em seu negócio, é primordial que aconteçam treinamentos internos para que esse possa conhecer mais sobre a cultura, serviço e colegas da empresa.
Tudo isso é necessário para que torne-se cada vez mais “a cara da empresa”, vista a camisa e trabalhe em prol de resultados positivos para a companhia.
Quer saber como montar um treinamento para que possa aplicar dentro de sua equipe de vendas? Confira abaixo algumas dicas essenciais!
O primeiro passo é compreender o que sua equipe está precisando, nesse caso, algumas perguntas específicas devem ser feitas, como:
Depois disso, é a hora de começar a pensar nos próximos passos do treinamento de vendas e como será executado.
Depois de compreender com mais transparência o que seu time precisa, é a hora de saber mais sobre o perfil de todos os colaboradores e a habilidade de cada um.
Nesse processo, é preciso com que todas as informações estejam presentes, quem são os trabalhadores, as habilidades de cada um, o cronograma de atividades que será ministrado e muito mais.
É importante que tenha indicadores e métricas especificamente traçados para que posteriormente, você possa acompanhar com atenção como está o andamento do aprendizado.
Além disso, vale a pena pedir um feedback dos participantes sobre o que acham dos aprendizados, se existem sugestões que podem ser feitas, se o método é eficaz e muito mais.
Por fim, vale a pena aplicar uma avaliação de resultados, onde todos podem verificar se o treinamento foi efetivo, se foi positivo para todos ou se não foi uma boa pedida.
Quer saber como conseguir treinar sua equipe de vendas e obter cada vez mais sucesso de forma interna e também externa em seu negócio?
Veja algumas dicas importantes abaixo para começar essa ação o quanto antes dentro de sua companhia.
Essas são apenas algumas dicas gerais, depois disso, você deve aplicar o ensinamento do curso que acreditar ser mais interessante para o crescimento do time ou resolução de uma questão pontual.
Quer saber como treinar uma equipe de vendas? Confira mais abaixo no podcast EAG como funciona, quais são as principais dicas de Marcelo Germano e muito mais!
Assim como demais processos internos de uma empresa, existem tantos outros que precisam de atenção aos maiores desafios enfrentados dentro de uma equipe de vendas.
Veja mais sobre cada um deles:
É claro que as equipes são diferentes entre si porque são compostas de pessoas! Quer saber como a equipe de vendas do EAG é treinada? Confira mais no podcast abaixo!
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