9 de outubro de 2022
Obter interessados dentro de uma empresa é uma atividade que exige tempo, empenho e claro, uma oferta de produto ou serviço que realmente agregue valor a esse novo comprador.
Mas, mais difícil ainda do que dar o pontapé inicial, modificar o status de cliente inativo é outro procedimento que exige bastante cuidado, movimentação e persuasão por parte da equipe de vendas.
Continue lendo e saiba mais abaixo sobre o que deve ser feito nesse caso, quais são os cuidados indicados e muitas dicas para que comece a aplicar o quanto antes no setor comercial de seu negócio!
O cliente inativo é aquele que já comprou de uma empresa, porém, há algum tempo não retornou para repor o estoque ou para adquirir os demais serviços complementares.
É claro que esse conceito pode variar conforme o que a companhia vende, por exemplo: se um app não é usado por muito tempo, o indivíduo é assim considerado como um cliente inativo.
Isso é um sintoma negativo para sua empresa, visto que muitas vezes pode simbolizar como uma perda definitiva do comprador.
Dessa forma, é preciso uma monitoração constante do que está acontecendo, quais são as possíveis reclamações, sugestões e melhorias que podem ser aplicadas para modificar essa realidade.
Enquanto isso, aquele comprador que possui assiduidade e uma relação comercial com a empresa é classificado como um cliente ativo, contribuindo assim para o crescimento do negócio.
É importante destacar que também tem uma realidade relativa, o que varia conforme o próprio produto da empresa e modelo de venda.
Existem várias razões do porque um cliente pode estar inativo, algumas das mais comuns, são:
E claro, tantas outras razões que vão também variar conforme qual é a empresa, o negócio e o serviço oferecido.
Por isso, é preciso sempre pensar em quais são as possibilidades de que alguns clientes estejam inativos no consumo de sua empresa, traçando um planejamento estratégico para modificar de vez esse cenário.
O primeiro passo para saber se o cliente está inativo de sua empresa é compreender qual é o tempo médio de recompra.
Para isso, é preciso fazer uma análise de tempo dentro de um período de compra específico, traçando assim uma métrica condizente.
Essa será a base para entender quando ele está apenas em “stand by” ou se realmente pode ser considerado como inativo.
Depois disso, vale a pena analisar alguns casos específicos, como:
Tudo isso te ajudará a entender mais sobre esse potencial interessado, onde muitas vezes te dará a base para que você possa retomar o contato com a pessoa mais estratégica dentro do negócio.
Mas, tenha calma! Vale a pena avaliar alguns pontos importantes antes de entrar em contato com aqueles clientes que podem estar sendo considerados como inativo dentro de seu sistema.
Nesse caso, é preciso atenção as seguintes questões:
Tudo isso pode te ajudar a descobrir quando NÃO vale a pena retomar o contato, poupando o tempo e esforço de sua empresa para compradores que muitas vezes não são tão interessantes.
É preciso uma análise completa, com cuidado e muito assertiva para que isso não torne-se um problema maior e até mesmo uma grande “bola de neve” que terá que ser resolvida posteriormente.
Aqui é importante que você tenha alguns cuidados tanto antes de obter a lista dos clientes inativos, quanto no momento de entrar em contato com eles.
Confira baixo algumas indicações:
Lembre-se de sempre pedir de forma prévia a autorização se pode fazer a proposta ou se há o interesse desse contato, caso contrário, pode ser uma grande perda de tempo!
Certo, agora você já sabe quais são os meios mais indicados de conseguir falar com o cliente inativo, porém, quais são os cuidados e dicas essenciais para que isso aconteça com sucesso e maestria?
Veja abaixo algumas das dicas mais interessantes e aplique algumas delas no cotidiano de sua empresa, principalmente no setor de contato com os compradores!
Como já dito anteriormente, é preciso ter conhecimento de todo o cenário que motivou com que o cliente não comprasse mais de sua companhia.
Em muitos casos, você pode se surpreender! Pode ter sido um simples desentendimento com o vendedor, o modelo de negócio da empresa não funciona mais, fechamento das portas e tantas outras possibilidades.
Tudo isso é essencial para que você não perca tempo atrás de um comprador que nem existe mais ou que pode ser um grande problema para o negócio.
Nesse caso, vale a pena dar uma olhada em alguns itens, como:
Caso o motivo tenha sido algo que já foi melhorado ou até uma pessoa que não faz mais parte da empresa, vale a pena frisar isso no momento do contato.
Mas, lembre-se de estar sempre preparado para lidar com as objeções e em casos extremos, grosserias!
Se sua empresa está investindo no lançamento de um novo produto ou serviço, essa é uma das melhores oportunidades de reativar aquele cliente que não compra há algum tempo.
Afinal, quem não gosta de receber o contato de um item novo e que pode ser de muito interesse para o uso empresarial ou pessoal?
Além disso, há grandes chances de que essa nova experiência não somente atenda, mas também, surpreenda a expectativa desse usuário, portanto, capriche!
Tanto para conseguir clientes novos, quanto para reativar os antigos, “encontros” ao vivo podem ser muito potentes e oportunos.
Isso pode acontecer naquela feira do ramo do negócio, naquele restaurante mais frequentados pelos empresários da cidade ou aquela convenção em específico e muito mais.
É nessa hora que é preciso “jogar papo fora” e assim, fazer uma contraproposta que será impossível de negar ou que pelo menos coloque a pulga atrás da orelha do indivíduo.
Para que isso aconteça, faça um estudo de caso prévio e saiba quais são os hábitos da pessoa em questão ou do comprador do negócio, traçando estratégias únicas.
Sabe aquele seu cliente que é fã do seu produto? Que tal pedir uma ajudinha especial para que consiga o empurrãozinho que tanto precisa?
Pode ser que esse seja o auxílio que estava faltando para que a transação tão desejada aconteça novamente.
Em muitos casos, podem até ser amigos próximos e conselheiros comerciais um do outro, onde a compra será apenas a consequência desse contato inicial.
É dever do vendedor estabelecer uma rede de conexões saudáveis e assim, usar o networking a seu favor e da empresa.
Outra possibilidade é fazer aquela proposta irrecusável, com desconto, entrega grátis e todas as potencialidades para que o cliente não tenha a possibilidade de dizer não!
Ah, mas aqui é importante que deixe claro se essa situação será apenas na primeira compra, se será por tempo determinado ou vitalício.
Em qualquer um dos casos, vale a pena formalizar a questão via e-mail ou até com documentos, evitando problemas futuros e até contradições de ambas as partes.
Aqui é preciso cuidado! Ninguém está falando para que você demita aquele vendedor que tentou o contato inicial, na verdade, muitas vezes aquela outra pessoa pode ter a abordagem mais propícia para o cliente!
Assim como existem muitos estilos de abordagens, são vários os tipos de clientes e também de vendedores, às vezes o que falta é que o “match” perfeito aconteça!
Essa é uma das técnicas utilizadas há muito tempo por representantes comerciais, vendedores e donos de empresas, afinal, nada melhor do que ter uma conversação mais intimista e direcionada com o outro.
Nesse momento é possível expor as ideias com mais franqueza, maior cuidado e compreendendo com mais visão o “sentimento” do comprador em relação ao produto.
Mas, lembre-se de ter cuidado e não ser insistente demais: você quer vender uma experiência única e não algo “forçado”, onde muitas vezes, não será usado corretamente.
Essas são algumas das ideias mais interessantes para que você possa ter o contato mais assertivo com o cliente, portanto, escolha aquelas que fazem mais sentido para seu negócio!
Se você conseguiu fazer com que o cliente inativo voltasse a comprar de sua empresa, é importante saber que essa é apenas uma da parte do processo de venda!
É preciso ter o cuidado preciso para que essa venda seja recorrente e ele não torne-se inativo dentro de pouco tempo.
Por isso, um pós venda de qualidade, um acompanhamento direcionado e esclarecimento de dúvidas posteriores é essencial para que essa “relação” perdure!
Veja abaixo algumas dicas essenciais para que você possa reter com muito mais facilidade e sucesso esse comprador em seu negócio:
Essas são apenas algumas das dicas mais valiosas para que você possa reter seu cliente.
Mas, é sempre importante ter um olhar atento tanto para a área interna, quanto externa de seu negócio, assim, você poderá sempre melhorar questões pertinentes, processos e produto!
Quer saber mais sobre como fidelizar seus clientes? Confira mais no vídeo abaixo do EAG com a explicação de Marcelo Germano e comece a aplicar as estratégias o quanto antes!
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