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Tipos de cultura organizacional: saiba tudo sobre!

3 de outubro de 2022

Um dos primeiros pontos que são abordados por comandantes que tem visão de sucesso e querem ter uma equipe autogerenciável é a criação de uma cultura organizacional fortalecida.

 

Mas, você sabia que existem vários tipos e estilos que podem ser aplicados dentro de sua companhia? Confira abaixo mais sobre quais são eles e escolha o seu para adotar o quanto antes em seu negócio!

 

O que é cultura organizacional?

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é o conjunto de valores, de princípios e de crenças que são não somente aplicados, porém, vividos dentro de uma empresa.

 

Ele é um guia que determina quais são as ações valorizadas e as proibidas dentro de seu negócio, onde serve como ponto de referência tanto na contratação, vivência e demissão dos funcionários.

 

Ademais, também serve para que os empresários saibam o que devem fazer segundo o que foi estabelecido dentro de uma empresa, sempre seguindo a ética e aquilo que foi instaurado.

 

Ou seja, tanto os líderes quando os trabalhadores devem seguir esses comportamentos pregados, tanto de forma interna quanto externa.

 

Elementos da cultura organizacional

Os elementos que devem ser levados em consideração na hora de montar uma cultura organizacional, são:

  • Valores;
  • Comunicação;
  • Normas;
  • Crenças;
  • Inspirações;
  • Rituais;
  • Mitos;
  • Tabus.

Todos esses pontos devem estar alinhados em todos os pontos e hierarquias dentro de sua organização, portanto, é preciso pensar com cuidado e atenção no que será inserido.

 

Níveis da cultura organizacional

É importante compreender que existem níveis de cultura organizacional, que são separadas entre:

  • Artefatos: o nível mais próximo da superfície, onde são as coisas “pegáveis”, como o layout do escritório, a frequência de happy hours, festa de final de ano, cores usadas na decoração e etc;
  • Valores: com um pouco mais de profundidade, os valores são aquilo que se acredita, ou seja, aquilo que a companhia prega como código de conduta, a filosofia e valores;
  • Pressupostos: a última camada da cultura organizacional, é aquilo que é derivado da base inicial, o que é mais difícil de mudar. Aqui, é levado mais em conta o perfil pessoal de cada indivíduo, onde a essência se assemelha ou não a cultura do negócio.

Por isso, é tão importante escolher com cuidado tudo o que será aplicado dentro de sua empresa, pensando sempre no que se é agora e nos desejos para o futuro do negócio.

 

4 tipos de cultura organizacional

Confira abaixo quais são os 4 tipos de culturas organizacionais e veja quais são aquelas que você mais identifica como aplicáveis dentro de sua empresa ou para começar hoje mesmo!

 

1. Cultura do poder

Aqui a liderança é apenas em uma pessoa, que costuma ser o gerente ou o gestor de empresas menores.

 

O foco aqui é nos resultados, onde é comum muita competição entre os funcionários.

 

A maior desvantagem disso são os conflitos internos, reduzindo a possibilidade de crescimento da companhia e dos indivíduos.

 

2. Cultura de papéis

Aqui o foco é o desempenho dos colaboradores, onde por meio de processos bem estruturados, costuma ser mais engessado e ter processos lentos de trabalho.

 

Os funcionários costumam ficar acomodados e não tem intenção de crescimento dentro da organização. É comum que a liderança não dê muito espaço para novas ideias e a comunicação interna seja escassa.

 

3. Cultura de tarefas

Já na cultura de tarefas a intenção é que tenham-se colaboradores propícios para as atividades chave que precisam ser desempenhadas, influenciando cada vez mais o crescimento da companhia.

 

Assim, a equipe tem o foco na resolução de problemas e diferentes situações, onde a liberdade, motivação, proatividade e criatividade são valorizadas.

 

4. Cultura de pessoas

Por fim, a cultura de pessoas visa a valorização dos colaboradores, onde a integração da equipe é priorizada, assim como a gestão de talentos e o crescimento de cada um.

 

A atuação dos gestores também é valorizada, focando na retenção dos talentos, na formação de novos líderes e a instauração do plano de carreira.

 

Como definir uma cultura organizacional

Se você quer definir a sua cultura organizacional, confira abaixo algumas dicas para seguir e encontrar aquela que melhor se encaixa em seu modelo de negócio:

  • Avalie o mercado: compreenda mais sobre quais são os pontos abrangentes do mercado e que podem interferir no dia a dia de sua companhia. Pense naquilo que pode contribuir para o desenvolvimento e expansão da empresa.
  • Gestão de pessoas: entenda qual é o modelo usado diariamente em sua empresa e qual tipo de cultura melhor se encaixa nessa rotina;
  • Objetivo: qual é a real intenção e desejo de seu negócio? Tudo isso deve ser avaliado no momento de começar a instalação de uma cultura organizacional;

Assim, você poderá entender melhor o que é a “cara” de sua empresa, quais são os pontos que devem ter mais foco e aquilo que não será tolerado no ambiente de trabalho.

 

A importância da cultura organizacional

Empresas que possuem valores bem definidos e que são vistos de forma positiva por todos os funcionários e também pelo cenário externo, são visadas tanto pelos clientes quanto por quem quer adentrar no negócio.

 

A cultura organizacional possui o poder de gerar mais objetividade e produtividade em todo local que é aplicada, o que pode estar faltando dentro de sua empresa e você nem sabe!

 

Benefícios da cultura organizacional

Ao aplicar uma cultura organizacional forte dentro de sua empresa, você possui várias vantagens competitivas, o que impulsiona o crescimento da empresa e sua posição dentro do mercado de atuação.

 

São eles:

  • Imagem fortalecida: ao valorizar o capital humano, há a valorização tanto de quem já é funcionário, quanto de quem tem o desejo de se tornar um talento interno, assim como a imagem da empresa no nicho de atuação;
  • Produção elevada: com um ambiente de trabalho fortalecido, a liberdade de expressão é maior, onde contribuições para processos e ações são mais valorizados e disseminados, o que gera uma produção elevada e mais interessante para todos;
  • Unificação da equipe: com uma cultura forte, todos os membros se tornam mais alinhados, principalmente aqueles que são da mesma equipe ou do mesmo setor;
  • Ambiente saudável: ainda de acordo com o tópico anterior, os colaboradores se tornam mais amigáveis, reduzindo a fofoca e nutrindo o maior sentimento de contribuição de todos.

Ela não é somente um caso de construção de ideologia da empresa, mas, também de gerar benefícios únicos para todo o time e sua unificação, portanto, parte importante de um negócio de sucesso.

 

Exemplos de cultura organizacional

Quer se inspirar? Confira abaixo alguns exemplos de culturas organizacionais reconhecidas em todo o mundo e use algumas das ideias para construir a sua ou começar a modificá-la!

  • Coca-cola: alguns valores são visíveis de forma externa na empresa Coca-Cola, como é o caso da inovação e da contribuição global, sem falar na inclusão dentro dos 4 pilares, que são criar, articular, regular e por fim, avaliar;
  • Facebook: uma das empresas que mais valoriza a coragem, a ousadia e a inovação, mesmo que o indivíduo nunca tenha trabalhado na área selecionada. Outros pontos são horários flexíveis, salas de relaxamento e incentivo de ideias e de comunicação horizontal;
  • Twitter: com um ambiente divertido e descontraído, o foco é na produtividade dos trabalhadores e na harmonia entre todos. Ações globais para a mudança da sociedade também são prioridade;
  • Zappos: a cultura é aplicada logo no processo seletivo, onde em uma entrevista detalhada, verifica-se com cuidado os valores da empresa. Já o plano de carreira foca no desenvolvimento pessoal e profissional.

Esses são apenas alguns dos exemplos de culturas organizacionais famosos em todo o mundo! Para saber mais, confira no podcast abaixo como aplicar dentro de seu negócio!

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

Conheça mais sobre o marcelo

Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

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