3 de outubro de 2022
Um dos primeiros pontos que são abordados por comandantes que tem visão de sucesso e querem ter uma equipe autogerenciável é a criação de uma cultura organizacional fortalecida.
Mas, você sabia que existem vários tipos e estilos que podem ser aplicados dentro de sua companhia? Confira abaixo mais sobre quais são eles e escolha o seu para adotar o quanto antes em seu negócio!
A cultura organizacional é o conjunto de valores, de princípios e de crenças que são não somente aplicados, porém, vividos dentro de uma empresa.
Ele é um guia que determina quais são as ações valorizadas e as proibidas dentro de seu negócio, onde serve como ponto de referência tanto na contratação, vivência e demissão dos funcionários.
Ademais, também serve para que os empresários saibam o que devem fazer segundo o que foi estabelecido dentro de uma empresa, sempre seguindo a ética e aquilo que foi instaurado.
Ou seja, tanto os líderes quando os trabalhadores devem seguir esses comportamentos pregados, tanto de forma interna quanto externa.
Os elementos que devem ser levados em consideração na hora de montar uma cultura organizacional, são:
Todos esses pontos devem estar alinhados em todos os pontos e hierarquias dentro de sua organização, portanto, é preciso pensar com cuidado e atenção no que será inserido.
É importante compreender que existem níveis de cultura organizacional, que são separadas entre:
Por isso, é tão importante escolher com cuidado tudo o que será aplicado dentro de sua empresa, pensando sempre no que se é agora e nos desejos para o futuro do negócio.
Confira abaixo quais são os 4 tipos de culturas organizacionais e veja quais são aquelas que você mais identifica como aplicáveis dentro de sua empresa ou para começar hoje mesmo!
Aqui a liderança é apenas em uma pessoa, que costuma ser o gerente ou o gestor de empresas menores.
O foco aqui é nos resultados, onde é comum muita competição entre os funcionários.
A maior desvantagem disso são os conflitos internos, reduzindo a possibilidade de crescimento da companhia e dos indivíduos.
Aqui o foco é o desempenho dos colaboradores, onde por meio de processos bem estruturados, costuma ser mais engessado e ter processos lentos de trabalho.
Os funcionários costumam ficar acomodados e não tem intenção de crescimento dentro da organização. É comum que a liderança não dê muito espaço para novas ideias e a comunicação interna seja escassa.
Já na cultura de tarefas a intenção é que tenham-se colaboradores propícios para as atividades chave que precisam ser desempenhadas, influenciando cada vez mais o crescimento da companhia.
Assim, a equipe tem o foco na resolução de problemas e diferentes situações, onde a liberdade, motivação, proatividade e criatividade são valorizadas.
Por fim, a cultura de pessoas visa a valorização dos colaboradores, onde a integração da equipe é priorizada, assim como a gestão de talentos e o crescimento de cada um.
A atuação dos gestores também é valorizada, focando na retenção dos talentos, na formação de novos líderes e a instauração do plano de carreira.
Se você quer definir a sua cultura organizacional, confira abaixo algumas dicas para seguir e encontrar aquela que melhor se encaixa em seu modelo de negócio:
Assim, você poderá entender melhor o que é a “cara” de sua empresa, quais são os pontos que devem ter mais foco e aquilo que não será tolerado no ambiente de trabalho.
Empresas que possuem valores bem definidos e que são vistos de forma positiva por todos os funcionários e também pelo cenário externo, são visadas tanto pelos clientes quanto por quem quer adentrar no negócio.
A cultura organizacional possui o poder de gerar mais objetividade e produtividade em todo local que é aplicada, o que pode estar faltando dentro de sua empresa e você nem sabe!
Ao aplicar uma cultura organizacional forte dentro de sua empresa, você possui várias vantagens competitivas, o que impulsiona o crescimento da empresa e sua posição dentro do mercado de atuação.
São eles:
Ela não é somente um caso de construção de ideologia da empresa, mas, também de gerar benefícios únicos para todo o time e sua unificação, portanto, parte importante de um negócio de sucesso.
Quer se inspirar? Confira abaixo alguns exemplos de culturas organizacionais reconhecidas em todo o mundo e use algumas das ideias para construir a sua ou começar a modificá-la!
Esses são apenas alguns dos exemplos de culturas organizacionais famosos em todo o mundo! Para saber mais, confira no podcast abaixo como aplicar dentro de seu negócio!
Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar acompanhando mais aqui no blog EAG e também nossos conteúdos nas redes sociais!