8 de setembro de 2022
Um dos desejos de muitos comandantes é o de transformar uma empresa em uma franquia de sucesso, principalmente pela expansão da marca e claro, aumentar o lucro da companhia.
Porém, engana-se quem pensa que esse é um processo simples ou que pode ser executado com a “cara e a coragem”, na verdade, é preciso muito planejamento, cuidado e claro, verificar se o produto ou serviço cabe nesse “modelo” de venda.
Confira abaixo mais sobre o que você precisa saber para montar uma franquia de sucesso, quais são os primeiros passos e muito mais!
Chamada também de franchising, uma franquia é um modelo de negócio onde se tem a concessão de direito fornecida pelo comandante, chamado também de franqueador, para o franqueado, ou seja, o investidor,
Dessa maneira, esse modelo de negócio pode ser replicado em diferentes formatos, onde em sua maioria, é bem sucedido e ganha uma maior exploração no mercado.
Vale destacar que essa ideia vendida, pode ser:
Alguns exemplos de franquia que você tem contato diário, porém, nunca percebeu são:
E muito mais.
Mas, afinal, o que uma empresa precisa ter para que seja uma franquia?
Primeiro, você se deve fazer as seguintes perguntas listadas abaixo, e, é preciso que todas elas tenham uma resposta afirmativa:
Esses são alguns dos pontos iniciais para que você possa começar a pensar no desenvolvimento da empresa como uma franquia e assim, dar continuidade aos próximos passos para que se torne efetivamente esse modelo de negócio.
Confira abaixo 6 passos essenciais para que sua empresa se torne uma franquia com segurança, sucesso e claro, todo o suporte essencial para que os compradores consigam obter frutos no futuro.
O primeiro passo é prototipar tudo o que você está querendo oferecer com a franquia em questão, onde esse documento ou ata, deve conter todas as informações relacionadas a companhia.
É lá que você vai informar o potencial comprador e interessado sobre como funciona o negócio, quais são os valores de lucro previstos, quais são as quantias que devem ser pagas ao franqueador e muito mais.
Esse é o primeiro documento para que você tenha um direcionamento para quem deseja obter essa parte de sua empresa, potencializando e estimulando mais o poder de compra.
Esse documento deve seguir todas as indicações das leis de franquias do Brasil, onde será preciso a participação de um advogado, onde será desenvolvida uma COF – Contrato de Franquia -, específica do seu negócio.
Nela, estará registrado tudo o que você, comandante, entregará com a franquia, e, tudo o que o comprador de sua franquia, deve entregar também para a filial.
É por meio desse contrato que todas as leis, normas e especificidades de sua empresa estarão registrados para que todos os contemplados possam consultar futuramente.
O próximo passo é o de criar todos os treinamentos para que a metodologia, produto ou serviço possam ser absorvidos e vendidos com sucesso pelos próximos “sucessores” de sua marca.
Aqui, você deve mostrar todos os detalhes, todos os pontos que merecem atenção e tudo aquilo para que o franqueado tenha o aprendizado preciso para que a companhia tenha sucesso.
O próximo passo é criar e validar todo o processo de vendas para que o comprador possa reproduzi-lo com sucesso e assim, girar cada vez mais o seu produto e serviço.
Lembre-se que essa será uma extensão do seu negócio inicial, portanto, é de suma importância que tenha bons frutos para que assim, novas franquias e sedes sejam abertas.
Além disso, pense que essa pessoa está, literalmente, comprando a ideia do seu negócio, dessa forma, é de seu interesse também que dê certo.
Nesse estágio é preciso que você valide o seu modelo de negócio para que quando o seu comprador entre em contato, você tenha todos os números, dados e fatos prontos para que sejam demonstrados.
Esse é o momento que você deverá passar credibilidade para que o indivíduo tenha a certeza de que está realizando uma ótima pedida, somente assim, terá o tão esperado sim.
Agora, é o momento de pedir a validação do seu modelo de negócio diretamente na ABF, que nada mais é do que a própria Associação Brasileira de Franchising
Aqui, serão verificados todos os detalhes de sua empresa, se ela está apta a se tornar uma franqueadora, quais são os documentos necessários e claro, tudo aquilo que tornar o processo mais preciso o possível.
Por fim, é o momento de começar a escolher o franqueado de sua empresa, onde é preciso cuidado e atenção redobrada, afinal, pessoas são diferentes e tornam-se outras quando possuem um negócio em suas mãos.
É aqui que você deve saber como escolher a pessoa certa e como minimizar os riscos de que a expansão de sua empresa não seja “um tiro no pé”.
Um processo de identificação bem definido será o passo inicial para entender melhor sobre essa pessoa, onde alguns pontos de destaque, são:
Quer saber como franquear uma empresa desde o começo?
Uma boa dica é ouvir o podcast abaixo de Marcelo Germano com o convidado especial Caio Rodrigues, CEO da Mais Top Estética, conhecida como uma das maiores redes de franquias de estética das Américas!
A dica é pegar um papel e caneta e anotar todos ensinamentos, assim, você terá um direcionamento mais preciso sobre o que fazer e como fazer essa expansão sem correr riscos.
Essa é uma das questões que mais despertam curiosidade por entre os franqueadores e franqueados, assim, é preciso calculá-lo com atenção para que ambos não fiquem no prejuízo.
Confira abaixo o passo a passo indicado:
Primeiramente, é uma boa dica especular qual é o valor que está sendo pago pelos seus concorrentes, obtendo assim, uma média justa e interessante para adentrar no mercado.
Além disso, você pode tanto inserir valores acima ou abaixo das demais companhias, tornando o seu negócio mais interessante e com um diferencial. Portanto, vale a atenção!
O valor de demanda pode variar muito conforme a própria empresa, por isso, é preciso calcular com atenção e cuidado sobre o custo específico da sua companhia em questão.
Nesse caso, vale a pena contatar especialistas como um analista da área, um contador e até mesmo um advogado para se chegar a um valor justo para todas as partes.
Uma das partes mais complicadas, é preciso definir qual é o valor que será pago pela sua marca, sendo assim, aqui deve-se levar em conta:
Lembre-se que sua marca pode sim valer mais do que os demais concorrentes, tornando-se mais valiosa e uma busca mais preciosa diante dos demais concorrentes.
Quanto maior o tempo de contrato de um franqueado, maior deverá a quantia que será cobrada, por isso, essa é uma questão bem importante de se atentar na hora de começar a negociação.
Ademais, ter atenção aos reajustes é outro ponto necessário, visto que assim como tudo na vida, os valores devem ser revisados para que a saúde financeira do negócio continue, atrelado a valorização da marca e produção.
Confira abaixo 5 dicas de sucesso para quem quer franquear uma empresa e obter muito sucesso com o início desse processo!
O primeiro passo que deve-se ter em mente é qual a quantidade de franquias se deseja abrir, planejando assim o crescimento da marca dentro de certos períodos de tempo.
Assim, é preciso estabelecer o plano, a meta e como isso deverá ser feito por todos os envolvidos, desde o momento de divulgação da marca, venda da franquia e o acompanhamento.
Lembre-se que quanto maior a quantidade de franquias, é natural que aconteça o crescimento da marca e assim, da revenda do negócio.
É primordial que aconteça o treinamento de manual da marca, tanto por parte de quem venderá o produto/serviço, quanto para o franqueado e seus funcionários.
É preciso garantir um padrão de atendimento em todos os estabelecimentos de sua companhia, somente assim será possível manter o padrão de qualidade inigualável.
Sua marca deve se tornar conhecida por ter um padrão, independente se for uma loja no Rio Grande do Sul ou no Acre, por exemplo.
A base de tudo é sempre manter um relacionamento sincero e muito franco com todos os franqueados, onde será possível dar continuidade em todos os processos, planos e claro, a parceria.
Os seus franqueados serão aqueles que vão sustentar seu negócio quando você não estiver por perto, portanto, manter o padrão de qualidade, a integridade e o ótimo atendimento é essencial.
Realizar visitas constantes, entrar em contato e sempre verificar como está o padrão de atendimento são ações obrigatórias que a franqueadora deve ter com os franqueados.
Se você ainda não possui sua empresa no formato de uma franquia, porém, tem pensado bastante sobre tomar esse próximo passo, é interessante iniciar a leitura dos seguintes títulos:
Você pode saber mais sobre como cada um deles pode auxiliar seu plano ouvindo o podcast indicado acima, além de informações preciosas para dar os próximos passos!
Nem sempre você precisa ter que fazer tudo sozinho, comandante! Na verdade, existem muitos auxílios e companhias externas que podem ser usados para implementar seu negócio.
Aqui no EAG trabalhamos para que sua empresa vá além do que você imagina, onde por meio de 6 pilares básicos, ajudamos com que você consiga sair do caos e ter uma empresa em ordem.
Ficou interessado? É a hora de conhecer mais com nossos especialistas do EAG, clique aqui e dê o primeiro passo rumo a uma empresa autogerenciável!
Confira no vídeo abaixo o depoimento de Clóvis Cardoso, empresário com 12 funcionários que conta como a aplicação de uma cultura organizacional fortalecida transformou seu negócio!
Veja também a história de Zayron Cavalcante, onde por meio do método EAG conseguiu abrir sua quarta loja em meio a pandemia!
E você, comandante, o que está esperando para se tornar dono de um negócio de sucesso e sair do caos? Conheça mais sobre o EAG e comece o quanto antes!