EAG – Empresa Autogerenciável

li#menu-item-362 { margin-left: 10px; }

Ajuda para empresas endividadas: saiba o que fazer para salvar um negócio com dívidas

16 de agosto de 2022

Principais causas de inadimplência das empresas 

São muitas as possíveis causas de inadimplência dentro das empresas. Algumas delas, são:

  • Problemas econômicos no país: um dos fatores predominantes, o desemprego das pessoas reduz as compras de produtos e serviços, diminuindo assim o lucro obtido de um negócio;
  • Problemas operacionais: seja uma greve ou pausa de fornecimento de determinado produto, há grandes chances de que isso gere problemas financeiros e de produção;
  • Falta de gestão financeira: um dos fatores que mais contribui para essa questão é a dificuldade de organização nas finanças, principalmente quando se misturam questões pessoais com as empresariais;
  • Baixa competitividade: quando o negócio oferece um produto inferior, há maior dificuldade de fidelização de clientes e a reputação dos mesmos.

Quantas dessas você consegue contar dentro de sua própria empresa, comandante?

 

Qual a melhor ajuda para empresas endividadas?

Qual a melhor ajuda para empresas endividadas?

Se essa é sua dúvida, é importante entender quais são as possibilidades mais indicadas para sair desse cenário e começar a obter lucro o quanto antes dentro da companhia.

 

Algumas das ideias que são aplicadas costumam ser:

  • Empréstimo;
  • Curso de gestão;
  • Corte de gastos.

É comum que os comandantes fiquem perdidos nesses momentos, muitos até executando todas essas questões, procurando desesperadamente a “luz no fim do túnel”.

 

Confira abaixo o que deve ser feito para você possa tirar sua empresa dessa situação e comece hoje mesmo!

 

O que fazer para salvar empresas endividadas

Veja abaixo o passo a passo completo para conseguir salvar sua empresa das dívidas existentes e comece a aplicar toda essa sequência o quanto antes.

 

1. Informe-se sobre o tamanho da dívida

Primeiramente, é preciso saber exatamente qual é a quantidade devedora da empresa.

 

Por isso, é o momento de reunir todos os custos, planilhas e valores que estão “pendurados” em seu negócio.

 

Tenha uma organização de fácil acesso para que possa compreender mais sobre os custos, quais são aquelas contas que podem ser negociadas ou que já estão protestadas.

 

Confia abaixo o manual de sobrevivência de Marcelo Germano sobre o que fazer no caso de uma empresa endividada e saiba como começar essa mudança!

[su_button url=”https://www.youtube.com/c/EmpresaAutogerenci%C3%A1vel?sub_confirmation=1″ target=”blank” style=”glass” background=”#ec0025″ color=”#ffffff” size=”8″ center=”yes” radius=”round” icon=”icon: youtube-play”]Inscreva-se no canal[/su_button]

2. Acompanhe o fluxo de caixa 

Agora, é o momento de começar a acompanhar o fluxo de caixa de sua empresa, por isso, é preciso atenção em cada detalhe, cada entrada, cada saída e tudo aquilo que pode fazer diferença na hora de “fechar a conta”.

 

Com uma visão mais específica e mais direcionada, você tem uma noção mais ampla sobre quais são os custos que podem ser reduzidos e o que não é tão primordial assim no negócio.

 

3. Avalie os indicadores financeiros da empresa

Outra ação que deve ser feita pelo comandante em conjunto com o comando financeiro da empresa é a avaliação de indicadores da companhia.

 

É preciso ter em mãos todos aqueles que são utilizados para verificar o andamento da empresa, se há lucro, se há retenção de valores e assim, avaliar com minuciosidade tudo o que pode ser feito nessa questão.

 

Clique no vídeo abaixo e confira como fazer gestão financeira dentro do seu negócio e conseguir lucrar muito mais!

4. Renegocie a dívida

Um dos momentos que exige bastante estômago, agora é preciso ter foco em renegociar as dívidas que são possíveis.

 

É a hora de ligar em cada banco, em cada empresa, fornecedores e demais possibilidades verificando o que pode ser feito.

 

Pode ser que você tenha algumas respostas negativas, mas, se conseguir a negociação de pelo menos uma delas, já é sucesso diante de sua jornada que virá.

 

Clique no vídeo abaixo e confira técnicas essenciais para evitar a inadimplência dentro de sua organização.

5. Obtenha um empréstimo 

Caso tenha a possibilidade, é o momento de entrar em contato com os bancos ou demais empresas para solicitar um empréstimo de dinheiro.

 

Essa é uma das alternativas mais evitadas pelas pessoas, mas, que em muitos casos pode ser uma ótima opção para “desafogar” as contas ou absorver necessidades mais urgentes.

 

É preciso atenção em quais são os juros aplicados, o tempo de pagamento necessário e detalhes que podem ser ou positivos ou negativos em muitos casos.

 

6. Diminua as despesas

Um dos momentos primordiais para que sua companhia possa se reerguer, cortar os custos e diminuir despesas é dolorido, porém, muito necessário.

 

Aqui, você deve primeiramente iniciar com aquilo que é dispensável, sejam colaboradores, contas fixas, contas variáveis e muito mais.

 

Tente “enxugar” o máximo possível: nem sempre é uma ação simples, porém, na maioria das vezes temporária até que as coisas comecem a andar novamente em seu rumo.

 

Clique abaixo no Café com Comandante e veja como acabar de vez com a crise financeira dentro de sua empresa!

7. Aumente as fontes de receita

Outra ação que você deve começar a adotar quanto antes em sua companhia é aumentar as fontes de renda.

 

Nesse caso, existem várias ideias que podem ser aplicadas, como:

  • Promoção de produtos ou serviços;
  • Formas de gamificação dos clientes;
  • Meios para fidelização de novos usuários;
  • Novos produtos ou serviços.

É o momento de olhar com carinho e atenção para quais são as oportunidades dentro de sua companhia e assim, investir nessa mudança que poderá ser não somente o carro chefe, mas também uma grande inovação.

 

Confira no vídeo abaixo como fazer gestão financeira em tempos difíceis e conseguir lucrar cada vez mais na crise!

8. Crie um planejamento financeiro 

Um dos próximos passos que devem ser obrigatoriamente incluídos nas etapas para tirar sua empresa do “fundo do poço” é criar um planejamento financeiro.

 

Você deve colocar todos os custos fixos, os custos variáveis, o que sairá para pagar fornecedores, os recebimentos dos clientes e tudo que dê a visão da saúde financeira de seu negócio.

 

Assim, você consegue traçar novas metas, novas ações e desenvolver cada vez mais o futuro surpreendente de sua empresa.

 

Lembre-se que:

Aquilo que não é medido, não pode ser gerenciado!

9. Profissionalize a gestão financeira

Nada de ficar gerenciando todas as partes da sua empresa, comandante! É a hora de focar em processos e encontrar colaboradores que serão responsáveis única e exclusivamente pela gestão financeira de seu negócio.

 

Assim, você tem pessoas diretamente focadas naquilo que deve ser alcançado, alguém que está trabalhando a favor das suas metas, dos resultados almejados e claro, gerenciado eventuais problemas e emergências.

 

Não é sua função ficar a frente dos planos e próximos passos financeiros, mas sim, observar e traçar o que poderá ser feito com o que se tem planejado ou existente em caixa.

 

Confira abaixo mais sobre como acabar de vez com o caos financeiro dentro das empresas por Marcelo Germano!

10. Peça ajuda externa 

Por fim, é comum que muitos empresários tenham o pensamento de que podem resolver tudo sozinho, o que não é verdade!

 

Esse é o momento de entrar em contato com uma gestão financeira, com um coaching financeiro e pedir auxílio de pessoas experientes na área.

 

Lembre-se que existem pessoas especializadas em resolver os assuntos que são problemas dentro de seu negócio, portanto, nada mais inteligente do que otimizar processos e ações!

 

Programa EAG: a melhor ajuda para empresas endividadas

Você sabia que um dos pilares que pregamos aqui dentro do EAG é a questão da gestão financeira?

 

Esse é um dos pontos de destaque dos nossos ensinamentos justamente porque sabemos da importância para que o negócio continue em constante crescimento e equilíbrio.

 

Está com dúvidas? Confira abaixo o vídeo do comandante Robson Martins, empresário do ramo de hortifruti há 14 anos, onde ele comenta sobre como a gestão financeira salvou seu negócio!

 

E adivinhe só! Hoje ele possui uma empresa com mais de 100 funcionários e fatura muito mais do que jamais imaginou que fosse possível, e tudo isso graças ao método EAG!

O que você está esperando para mudar o rumo do seu negócio de uma vez por todas? Entre em contato com um de nossos especialistas e conheça o que é o programa EAG! Mude o futuro de sua empresa e da sua vida!

Compartilhe

Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

Conheça mais sobre o marcelo

Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

Conheça mais sobre o Rogério