19 de dezembro de 2022
Muitas pessoas acreditam que por você ter algumas pessoas que trabalham em sua empresa, isso quer dizer que são funcionários ou compactuantes de seu negócio, o que nem sempre é correto!
Você sabe exatamente qual é a diferença entre funcionário e colaborador, comandante? Uma dúvida que pode não ter passado pela sua cabeça, mas, que vale a pena ser condicionada para pensar!
Confira abaixo mais sobre se existe um certo ou um errado e fique atento aos sinais dentro de sua empresa.
Com a grande movimentação da tecnologia e as mudanças cravadas no mundo, o termo colaborador ganhou muito mais dimensão diante do dia a dia das companhias.
Os colaboradores são aqueles que querem ir além de obedecer ordens ou apenas prestarem um serviço para uma empresa, na verdade, querem fazer a diferença no negócio e ter uma experiência profissional e pessoal.
Assim, o funcionário é aquele que basicamente costuma bater ponto, executar o que lhe é pedido – seja em sua total potencialidade ou não -, porém, sem a aplicação para alcançar novas metas ou planos.
Portanto, é natural que as empresas tenham mais interesse em não só chamarem, mas, terem pessoas envolvidas em sua empresa que sejam colaboradores do que meros funcionários.
A palavra funcionário é definida como alguém que tem uma ocupação de trabalho que é retribuída monetariamente.
Antigamente, era usada basicamente por pessoas que trabalhavam em órgãos públicos, porém, posteriormente começou a ser usada em companhias privadas.
Enquanto isso, a palavra colaborador, como já explicada anteriormente, é sobre aquela de pessoas e indivíduos que têm a intenção em cooperar e fazer o negócio ir além.
As empresas atuais têm inserido esse termo como uma modalidade de demonstrar ao funcionário de que a atuação do colaborador é essencial para o funcionamento do negócio.
Você quer saber precisamente qual é a diferença entre um colaborador e um funcionário? Confira no vídeo abaixo de Marcelo Germano mais sobre a definição do mesmo!
Aqui a resposta é: depende!
Na verdade, o que mudará aqui é a questão sobre como você aplica essa questão dentro de sua companhia e da cultura organizacional aplicada.
Muitas empresas podem ter a função de colaborador no modelo CLT, enquanto no modelo PJ aplicam apenas o termo “trabalhador”, limitando a participação e também as funções de ambas as partes.
De qualquer maneira, é preciso que essas questões estejam bem definidas e aplicadas em sua companhia, evitando assim frustrações por entre os trabalhadores associados.
E você, comandante, quais desses termos você costuma aplicar dentro de seu negócio e realmente trabalhar para que aconteçam?
Deixe nos comentários mais sobre sua gestão e como aplica essa questão em sua companhia, além disso, continue sempre acompanhando as informações do blog EAG em nossas redes sociais!
Saiba mais: como dispensar um funcionário