Mapa da empatia: o que é, para que serve e como montar?
08.12.2022
Você já quis saber como compreender de uma vez a cabeça do seu público-alvo? Imagine conseguir compreender o que seu comprador realmente deseja de seu serviço ou produto, aumentando de vez suas vendas e sucesso?
Existem muitas formas que podem ser aplicadas para facilitar essa descoberta, onde uma delas é o uso do mapa da empatia, onde você pode desenhar o mapa ideal de seu cliente e de seus sentimentos.
Confira abaixo informações completas sobre como funciona, quais são as formas de aplicá-lo dentro de seu negócio e saiba mais sobre as principais vantagens para seu negócio.
A empatia é o sentimento em que nos colocamos no lugar da outra pessoa, tentando entender mais sobre como o outro está se sentindo diante de certa situação.
Assim, você consegue compreender com mais facilidade porque o outro está agindo de certo modo, o que esperar de determinada ação, reduzindo assim eventuais problemas e conflitos.
O mapa da empatia funciona dessa forma, porém, coloca os sentimentos em um quadrante, dividindo-os entre:
O que é o mapa da empatia?

- Dores;
- Necessidades;
- Sentimentos.
Por que utilizar o mapa da empatia?
O mapa da empatia pode ser a ajuda para que sua empresa consiga entender de uma forma mais aprofundada as necessidades e desejo do seu cliente. Assim, por meio das informações ali obtidas nessa pesquisa, você consegue traçar um perfil mais condizente com a persona de seu negócio, direcionando estratégias mais significativas ao indivíduo. Ao se colocar no lugar do seu cliente, você consegue pensar mais sobre como:- Encontrou o seu produto;
- Porque prefere o seu item do que o do concorrente;
- Qual o tipo de atendimento mais indicado;
- Quais são os benefícios e desejos ao comprar esse item;
- O que pode estar atrapalhando a conclusão da compra;
- Quais são as dificuldades apresentadas no processo de aquisição.
Como fazer o mapa da empatia?
Agora que você já sabe mais sobre como funciona o mapa da empatia, deve estar se perguntando como pode ser executado. A primeira ação é compreender o comportamento do seu cliente e desenvolver uma persona - que é um perfil "falso" levando como base características psicológicas e comportamentais de um grupo de potenciais compradores de seu produto ou serviço. Depois disso, você precisa responder as seguintes perguntas para ter mais precisão nessa tarefa:O que vê?
Aqui você deve responder as seguintes questões:- Como é o mundo em que essa pessoa vive?
- Quais são as coisas que mais tem contato em seu dia a dia?
- Como são seus amigos ou ciclo social em que vive?
- O que é mais comum de executar em seu cotidiano?
- Músicas;
- Podcasts;
- Conversas;
- Influências.
- Quais são as pessoas e influencers que essa pessoa tende a escutar?
- Quais são seus principais ídolos?
- Quais são as marcas que mais gosta de comprar?
- Quais são os produtos de comunicação que tende a consumir mais?
O que pensa e sente?
Aqui você deve imaginar em quais são as ideias que você deseja que o item ou serviço que está comerciando desperte no consumidor. Nesse caso, as perguntas mais corretas, são:- Como a pessoa se sente em relação ao seu mundo interior e exterior?
- Quais são suas maiores preocupações?
- Quais são os sonhos que tem e deseja realizar?
- Quais são as dores que podem ser sanadas?
- Os assuntos que permeiam a mesa e o ciclo de convivência dessa pessoa;
- Como costuma agir em suas decisões do dia a dia;
- Quais são seus hobbies e atividades preferidas de executar.
Quais são as dores?
Como já citado anteriormente, aqui você deve compreender mais sobre quais são os principais questionamentos, dúvidas e questões que podem dificultar a aquisição de seu produto:- O que o indivíduo têm de medo?
- Quais são as principais frustrações?
- O que ele deseja sanar com a compra do seu produto?
- O que está impedindo com que essa venda seja concluída?
Quais desejos tem?
Por fim, deve-se entender os desejos e como sua empresa pode suprir todas essas questões de uma maneira direcionada e com facilidade. Assim, questione-se sobre:- O que é sucesso para essa pessoa?
- Quais são os pontos que deseja alcançar?
- O que pode acabar de vez com os problemas existentes?
Dicas de como criar um mapa da empatia de sucesso
Ter questões bem definidas e estruturadas é essencial para que o seu mapa da empatia seja aplicado de maneira efetiva e que traga efeitos positivos para sua companhia. Nesse caso, confira abaixo algumas dicas que separamos para aplicar na hora do desenvolvimento do seu negócio e não deixe-as de lado:- Persona bem definida: você deve entender de maneira integral quem é a pessoa que está buscando dentro de seu negócio, assim, sabe com muito mais precisão sobre as dores, desejos e quais são as necessidades de cada uma;
- Baseie-se em dados: ainda de encontro ao ponto anterior, o seu diagrama para compreender o cliente ficará muito mais sadio e efetivo caso use dados efetivos, por isso, vale a pena aplicar pesquisas para compreender mais sobre as preferências, gostos pessoais, sexo, localização, hobbies e demais questões que vão enriquecer a sua captação de clientes e fidelização dos mesmos;
- Escute toda a equipe envolvida: na hora de formular as perguntas e as demais questões que serão exploradas em seu mapa da empatia, vale a pena reunir todo o time responsável e pensar em conjunto sobre o que precisa ser levantado sobre o cliente.
Onde montar o mapa da empatia?
Existem vários locais ou modelos em que você pode montar o seu mapa da empatia. Os mais indicados e mais comuns, são:- Página sulfite;
- Computador;
- Mural da empresa;
- Pesquisas online;
- Lousa;
- Diagramas.

QUEM É MARCELO GERMANO
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Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
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Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
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Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
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Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO
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