Planejamento financeiro empresarial: como fazer de forma eficaz

12.09.2022
Que ter um planejamento financeiro empresarial é essencial dentro de sua companhia, é apenas um fato muito conhecido, mas, que nem sempre faz parte do dia a dia de muitos comandantes.   Porém, é de suma importância compreender essa questão dentro de uma companhia, sendo assim, deve ser aplicado o quanto antes para que tenha-se mais cuidado e evitem-se problemas maiores relacionados a dinheiro.   Confira abaixo mais sobre o que é o planejamento financeiro empresarial, quais são os detalhes que um negócio deve-se atentar-se e muito mais.  

O que é planejamento financeiro empresarial

O planejamento financeiro é uma das etapa primordiais que devem fazer parte da organização de uma empresa.   É com ele que poderá se compreender com mais facilidade quais são as próximas estratégias que devem ser tomadas, o planos que serão aplicados e assim, ter mais saúde financeira.   É importante compreender que existem muitas maneiras de aplicar um planejamento financeiro dentro de uma empresa, onde pode-se variar conforme os detalhes do negócio.   Confira mais abaixo sobre os itens mais indicados e fique atento, além de se inspirar para começar o seu o quanto antes!

O que um planejamento financeiro empresarial precisa ter?

O que um planejamento financeiro empresarial precisa ter? Existem algumas questões que precisam estar dentro da composição de um planejamento financeiro empresarial, que são:
  • Compreender a situação atual do negócio: verifique os pontos positivos e negativos da empresa, saiba mais sobre o que está acontecendo no setor de atuação e fique de olho nos concorrentes;
  • Definir metas globais: agora é o momento que você definir onde deseja chegar e qual será o próximo passo adotado, por isso, tenha definido o valor do faturamento específico, os valores de custos e despesas e quanto a empresa está disposta a investir nisso;
  • Crie um plano de ação: baseando-se nas metas definidas, é preciso criar um plano de ação para que os objetivos comecem a sair do papel, especificando quais os setores ou quem são os responsáveis por certas responsabilidades, mapeando as ações primordiais, documentos e tarefas necessárias;
  • Tenha o orçamento anual: tenha um plano de orçamento bem definido de acordo com as metas mensais, projeções de despesas, como a compra de novos materiais e tudo aquilo que será primordial para que atinja o objetivo traçado;
  • Observe cenários alternativos: nem sempre as coisas podem ocorrer conforme o desejado, por isso, é preciso sempre estar de olho em quais são os potenciais erros, interferências externas, concorrência de mercado e muito mais.
Esses são alguns dos passos para conseguir sair do zero e assim, traçar esse processo mais preciso para sua empresa, portanto, tenha atenção!  

O que é um planejamento estratégico?

É preciso entender a diferença entre um planejamento estratégico e o planejamento financeiro, onde podem ser complementares, porém, não são a mesma coisa!   O planejamento financeiro empresarial é quando há o foco na questão financeiro, já o planejamento estratégico pode ser sobre traçar metas, planos de ação e objetivos em qualquer setor da empresa.   Geralmente o segundo usa dos dados do primeiro para que possa dar continuidade a novos planos, enquanto o financeiro usará de questões de processos específicos para determinar a saúde da companhia.  

Como fazer um planejamento financeiro empresarial

Ficou curioso sobre como começar um planejamento financeiro do zero? Confira abaixo o passo a passo e inicie hoje mesmo dentro de sua empresa.  

1. Defina uma meta de faturamento ou objetivo

O primeiro passo é definir qual a meta de faturamento ou qual será o objetivo traçado dentro da empresa, nesse caso, é preciso fazer uma análise completa de forma prévia sobre o atual cenário da companhia.   Depois disso, você deve definir qual será o principal objetivo que deve ser alcançado pela empresa, nesse caso pode abranger:
  • Valor de faturamento;
  • Venda de produtos ou itens;
  • Quantidade de lojas abertas;
  • Quantidade de pessoas contratadas.
E muito mais!  

2. Saiba quais são as despesas da empresa

Outro passo é compreender quais são as despesas fixas e variáveis dentro da empresa, onde muitas delas incluem:
  • Aluguel;
  • Custos do local como água, luz, internet e mais;
  • Funcionários;
  • Matéria prima;
  • Publicidade e marketing;
  • Contabilidade.
E muito mais. Tudo isso deve ser colocado na ponta do lápis para que saiba exatamente qual é quantia de faturamento mínimo para que a empresa tenha continuidade certeira e sem enfrentar demais problemas.   Depois disso, há a possibilidade de compreender qual é o lucro obtido, onde algumas das opções incluem reaplicar o valor dentro da empresa, realizar a divisão de lucros e muito mais.  

3. Saiba quanto a empresa tem para receber

Outro ponto que deve ser catalogado com detalhes é quanto a empresa ainda vai receber, nesse caso:
  • Valores que estão previstos de clientes;
  • Valores que estão atrasados ou pendentes;
  • Ressarcimentos.
Essa é uma questão que merece bastante atenção para que se possa tomar os próximos passos no caso de clientes inadimplentes, como reduzir a taxa de não pagamento e muito mais.  

4. Tenha uma planilha orçamentária ou software financeiro

O próximo passo é garantir que todas as quantias, desde entradas, saídas, pagamentos e tantas outras possibilidades estejam registrados de maneira concisa e prática em uma plataforma para consulta.   Essa plataforma pode ser tanto uma planilha orçamentária ou um software financeiro, onde a organização deve estar sempre em primeiro lugar e de fácil acesso para todos os responsáveis.   Mexer com questões financeiras de sua empresa exige com que exista responsabilidade e cuidado em tudo aquilo que será aplicado, do contrário, grandes problemas podem acontecer.  

5. Crie um plano de ação para diminuir despesas

É primordial que você, comandante, com sua equipe financeira, tenham uma atenção precisa em tudo aquilo que pode ser considerado como valores adicionais e desnecessários em sua companhia.   Aqui, vale a pena atenção para aquele colaborador que não faz tanto sentido estar ali, se não há a possibilidade de um aluguel mais em conta, reduzir custos de energia, internet e demais questões.   Por isso é preciso sempre ter em mãos tudo aquilo que é gasto em sua empresa, analisando com cuidado o que pode ser evitado, reduzido e cortado.  

6. Crie um plano de ação para aumentar a receita

Criar um plano de ação para aumentar a receita também deve estar no seu radar, onde assim, você terá uma meta definida e que precisa estar dentro dos próximos planos da empresa.   Nesse caso, algumas das ideias são:
  • Valores promocionais;
  • Descontos para compras de certo valor ou condição;
  • Garantia estendida;
  • Planos para conquistar mais clientes.
E muito mais possibilidades. Nesse caso, vale a pena verificar o que de melhor pode ser aplicado dentro de sua companhia, onde cada uma possui sua individualidade e o que funciona melhor.  

7. Peça ajuda externa e tenha um planejamento financeiro eficaz

Muitas vezes não será possível com que você consiga resolver todas as questões financeiras de sua empresa sozinho, onde nesse caso, é primordial pedir a ajuda externa.   O Programa EAG pode ser aquilo que você estava procurando, onde por meio de métodos comprovados e estudos específicos, podemos direcionar sua empresa para que vá além do cenário atual.   Obter uma visão externa pode ajudar diretamente no melhor direcionamento para seu negócio, portanto, não perca tempo e converse com um de nossos especialistas.   Clique no vídeo abaixo e confira mais sobre como fazer gestão financeira dentro do seu negócio e conseguir lucrar cada vez mais! https://youtu.be/0Wk-0vsn93w

Quem faz o planejamento financeiro de uma empresa?

Aqui a resposta pode variar, principalmente de acordo com o tamanho e o tempo de existência de uma empresa.   Geralmente no início, é comum que o próprio comandante tenha como responsabilidade esse cuidado, afinal, ainda não se tem muita certeza sobre os próximos passos corporativos.   Mas, depois de certo tempo e do crescimento do negócio, é preciso ter um contador responsável e até mesmo uma equipe financeira preparada, onde todos estarão aptos para lidar com questões específicas.   Lembre-se que você, dono de empresa, deve focar apenas no operacional, enquanto questões mais direcionadas e específicas devem ser de responsabilidade de outros colaboradores.  

Exemplo de planejamento financeiro empresarial

Confira abaixo um exemplo simples de como funciona um planejamento financeiro empresarial e inspire-se dentro de sua empresa:
  • Passo 1: em uma planilha, anote todas as informações como tempo de mercado, posicionamento, público alvo, concorrentes, fornecedores, qual o item ou serviço comercializado, balanço patrimonial, estratégias que serão usadas e tudo aquilo que represente o estado atual da empresa;
  • Passo 2: tenha noção de qual será o objetivo de sua empresa, desde abrir uma nova filial, contratar novos funcionários ou dobrar o faturamento em questão. Para isso, tenha atenção aos investimentos fixos e ao capital de giro;
  • Passo 3: anote todos os pontos de fontes e financiamento da empresa, desde créditos da Caixa Econômica Federal até mesmo empréstimos de pessoas físicas;
  • Passo 4: assim como o passo anterior, tenha certeza de quais são todas as origens possíveis para que sua empresa lucre;
  • Passo 5: por fim, você deve ter registrado qual é o valor líquido que a empresa terá disponível, ou seja, aquilo que sobrará quando todas as contas e despesas forem pagas.
Por meio desses cinco passos, você sabe exatamente como e o que deve ser feito para que sua companhia esteja sempre a frente de seu tempo e preparada para eventuais problemas financeiros.

Programa EAG: o curso de planejamento financeiro empresarial que você precisa

Você já imaginou conseguir sair do caos de sua empresa por meio de uma ajuda externa especializada? É isso o que você pode obter ao se inscrever no Programa EAG.   Confira no vídeo abaixo o depoimento do comandante Sidenei Bracht, que conta que ao iniciar o Programa EAG e ter mais organização e direcionamento, cresceu mais de 100% ao ano!   Não é nenhum método milagroso!   Todo o nosso programa é baseado em estudos de gestão, organização financeira, como contratar as pessoas certas e assim, deixar a casa "em ordem" para dar continuidade as metas. https://youtu.be/odwTX1zozXQ O que você está esperando para mudar de vez o rumo de sua companhia, comandante? Inscreva-se no programa EAG e comece hoje mesmo a plantar tudo aquilo que deseja de sua vida e negócio!
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO