Absenteísmo: o que é e como diminuir?

08.11.2023
Estação de trabalho vazia devido à alta taxa de absenteísmo da empresa.

Seus colaboradores estão chegando atrasados com frequência ou tendo faltas recorrentes? Então a taxa de absenteísmo da sua empresa deve estar alta!

Saiba que isso é problemático e impacta os resultados do seu negócio. Portanto, conseguir reduzir esse índice é fundamental. Mas, como fazer isso?

Para descobrir, acompanhe este artigo e entenda o que é absenteísmo, como calcular e confira dicas para diminuir essa taxa. Boa leitura!

O que é absenteísmo?

Absenteísmo é o conceito que nomeia a falta de assiduidade e pontualidade de um colaborador. Isto é, representa as ausências que um funcionário tem no trabalho. Elas podem ser justificadas ou injustificadas e os atrasos também são incluídos nesse conceito, não apenas as faltas.

No entanto, é preciso ressaltar que se uma vez ou outra um funcionário chega atrasado, ou não comparece ao trabalho, é algo normal. Afinal, imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa.

Porém, o problema começa a existir quando isso se torna um padrão, passando a ser denominado como absenteísmo. A partir daí, a empresa pode enfrentar problemas sérios, como a queda de produtividade.

Principais causas do absenteísmo

As causas para a existência de absenteísmo em uma empresa podem ser várias. Confira as principais:

Doenças ocupacionais

Muitas vezes o índice de absenteísmo está alto em uma organização por conta de doenças relacionadas ao trabalho, como:

  • Lesões por esforço repetitivo (LER);
  • Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT);
  • Depressão;
  • Estresse.
  • Síndrome do pânico.

Isto é, dependendo do problema de saúde do colaborador, o absenteísmo pode ser atrelado às condições de trabalho e ao próprio clima organizacional não favorável.

Por exemplo: altas cargas de estresse, sobrecarga no trabalho, alta competitividade e um ambiente pouco saudável são fatores que contribuem para o adoecimento dos funcionários.

Como consequência, as faltas e os atrasos se tornam mais recorrentes, até mesmo em razão de licenças médicas e afastamentos temporários.

Ausência de motivação

Outro fator que pode contribuir para o crescimento do absenteísmo é a falta de motivação. Se a empresa não tem um plano de carreira bemestruturado e não proporciona oportunidades de crescimento aos colaboradores, muitos deles acabam tendo uma queda considerável na motivação.

Isso porque esses profissionais percebem que não há perspectiva de melhora e de desenvolvimento profissional e pessoal na empresa.

Assim, a tendência é que outras demandas acabem sendo colocadas como prioridade em relação à rotina profissional, acarretando faltas e atrasos excessivos.

Razões pessoais

Também existem os casos originados por imprevistos e razões pessoais de cada colaborador. Como exemplo, podemos citar a descoberta de diagnósticos graves, morte de parentes ou divórcio.

Nesses casos, a melhor conduta que a empresa pode ter é demonstrar empatia e apoio durante esse momento conturbado, que é passageiro. Assim, cria-se uma relação de maior lealdade com o profissional.

Imprevistos

Por fim, os imprevistos também estão entre os principais motivos do absenteísmo, desde problemas no transporte, até acidentes de trânsito e alagamentos.

Empresas localizadas em metrópoles tendem a observar mais problemas relacionados a esses fatores. Porém, são questões que fogem ao controle e precisam ser compreendidas pela empresa.

Tipos de absenteísmo

Existem 3 principais tipos de absenteísmo: justificado, injustificado e presenteísmo.

Justificado

O absenteísmo justificado é aquele no qual o profissional informa à empresa a razão da sua falta ou do seu atraso.

Em muitos casos, inclusive, o profissional informa de forma prévia, permitindo que a empresa se organize para suprir a lacuna no quadro de funcionários. Em geral, consultas médicas e licenças são os principais motivos desse tipo de falta.

Injustificado

O segundo tipo é o injustificado, no qual o colaborador não informa o motivo da ausência ou do atraso.

Esses casos costumam ocorrer por falta de motivação, insatisfação com o ambiente profissional ou imprevistos.

Presenteísmo

Por fim, a terceira classificação é a do presenteísmo. Isto é, o colaborador cumpre a jornada de trabalho da empresa, mas sua presença é parcial.

Apesar de estar presente, seu rendimento é muito baixo em razão de questões de saúde ou outros problemas pessoais.

Inclusive, esse tipo de absenteísmo costuma ser mais difícil de ser identificado pela empresa, pois depende de um acompanhamento rigoroso das metas e da produtividade individual.

Como calcular o absenteísmo?

Antes de verificar algumas dicas para reduzir o absenteísmo, é preciso saber calcular esse índice.

Ter os dados em mãos é fundamental para que você tenha a real dimensão do problema e saiba quanto esforço será necessário para reverter a situação.

Nesse sentido, o cálculo é feito da seguinte forma:

(total de funcionários X total de atrasos e faltas) ÷ (total de funcionários X total de dias trabalhados)

É possível fazer o cálculo considerando apenas as faltas ou inserir também os atrasos. Lembre-se de igualar todos os valores em uma única unidade de medida (dias ou horas).

Como diminuir o absenteísmo?

Agora que a definição, os tipos e os principais motivos já foram esclarecidos, falta entender o que pode ser feito para reduzir os índices de absenteísmo. Algumas dicas úteis são:

1. Tenha uma boa cultura organizacional

A cultura organizacional é a base para garantir que os profissionais tenham um bom ambiente de trabalho.

Sendo assim, ela é um dos fatores que mais influencia no comportamento, nas atitudes e nas atividades diárias de cada funcionário.

Portanto, é necessário trabalhar para construir uma cultura positiva e favorável ao bom funcionamento da empresa.

2. Valorize os profissionais

Se os colaboradores sentirem que a empresa não os valoriza, isso é um agravante que contribui para o aumento das faltas.

Existem algumas estratégias de valorização, como criar um plano de carreira. Assim, cada colaborador consegue visualizar claramente as perspectivas de crescimento na empresa.

Além disso, implementar uma política de feedbacks é importante. Afinal, melhora a comunicação entre o funcionário e seu líder e permite que o colaborador tome conhecimento dos pontos de melhoria que são necessários para ele crescer na organização.

Os funcionários também podem fornecer feedbacks de suas lideranças e das políticas e processos da empresa. Colher a opinião dos colaboradores é importante até mesmo para demonstrar que a empresa está atenta e se preocupa com a opinião deles.

Confira também: Frases de agradecimento à equipe de trabalho

3. Invista em capacitação e treinamento

Mais uma dica é realizar treinamentos para capacitar os funcionários e aumentar o engajamento e a motivação no cotidiano.

Afinal, tendo mais conhecimento e propriedade na execução de suas funções, os profissionais se sentem mais satisfeitos e comprometidos.

Essa estratégia é vantajosa em vários sentidos, tanto para contribuir com o desenvolvimento profissional do colaborador quanto para obter melhores resultados na empresa.

Outras estratégias que também podem ser adotadas são:

  • Cuidar da ergonomia e das condições de trabalho fornecidas pela empresa;
  • Aplicar políticas de reconhecimento para destacar os funcionários que batem as metas;
  • Melhorar a qualidade de vida dos profissionais por meio de planos de saúde e palestras de bem-estar.

Portanto, analise as principais causas do absenteísmo na sua empresa e crie as ações necessárias para reduzir o índice e ter melhores resultados no seu negócio.

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

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