Aprendizagem Autodirigida: benefícios e como incentivar

19.11.2023
Homem negro de camiseta azul estudando com livros e notebook em uma mesa representando a aprendizagem autodirigida.

É importante relembrar que a aprendizagem autodirigida trata do processo de ensino no qual o próprio colaborador toma para si a responsabilidade do seu desenvolvimento.

Isto é, o profissional tem a iniciativa de fazer uma autoanálise para entender os aspectos pessoais e profissionais que precisam ser melhorados.

A partir daí ele próprio estabelece metas de melhoria e executa seu planejamento para desenvolver seu aprendizado.

Mas, que benefícios isso oferece e como incentivar esse método na empresa? Descubra isso e muito mais logo abaixo!

Quais são os benefícios da aprendizagem autodirigida?

A aprendizagem autodirigida tem muitos benefícios. Veja alguns dos principais a seguir:

Aprendizagem no tempo certo

O primeiro benefício é que o profissional consegue se desenvolver sem a pressão de ter um prazo estabelecido pela empresa.

Afinal, a iniciativa parte dele e ele tem a liberdade de adquirir os conhecimentos necessários no tempo que preferir.

Com isso, a tendência é que o processo ocorra mais tranquilamente, sem cobranças externas.

Evolução na carreira

Outro grande benefício é que o conhecimento que o colaborador adquirir o ajudará a evoluir na carreira. Isso, por si só, é uma grande motivação para iniciar o processo de aprendizagem autodirigida.

Assim, esse é um benefício que se estende à empresa, pois ela poderá contar com um profissionais mais preparados e que estão buscando se aperfeiçoar cada vez mais. Com mais conhecimentos e habilidade, o negócio atinge melhores resultados.

Flexibilidade

O indivíduo tem total flexibilidade para escolher o meio de ensino. Isto é, se prefere aprofundar seu conhecimento por meio de livros, artigos, vídeos ou áudio, por exemplo.

Esse é um ponto de grande relevância, pois a escolha sendo do próprio colaborador, a tendência é que ele tenha um melhor aproveitamento e consiga solidificar melhor o aprendizado.

Caso a escolha fosse da empresa, mesmo fazendo uma pesquisa para entender o perfil de cada colaborador, a oferta de treinamentos e capacitações nunca é totalmente personalizada. Assim, isso poderia prejudicar o aproveitamento dos colaboradores que não se sentirem à vontade com o meio de ensino escolhido.

Melhoria das hard e soft skills

Por fim, entre muitos outros benefícios, o profissional pode aprimorar tanto as hard skills quanto as soft skills por meio desse tipo de aprendizado.

Com isso, a empresa pode usufruir das habilidades técnicas e comportamentais desenvolvidas pelos profissionais.

E mais, sem ter tido que investir em capacitações direcionadas a isso. Ou seja, o benefício é duplo.

A importância da aprendizagem autodirigida

Sabendo dos benefícios, é fundamental também entender a importância que esse tipo de aprendizagem possui para a empresa. Isso porque, esse modelo promove a autonomia do colaborador e ajuda a mantê-lo motivado.

Levando em consideração que conseguir manter a motivação e o engajamento do profissional com eventuais métodos de ensino estipulados pela empresa é algo difícil, a aprendizagem autogerida é uma solução para essa questão.

Nesse sentido, o fato de o próprio colaborador determinar seus propósitos e escolher a forma de ensino é um facilitador.

Portanto, é essencial que a empresa incentive essa prática e também incentive o compartilhamento dos conhecimentos e experiências adquiridas entre os colaboradores.

Como incentivar a aprendizagem autodirigida na sua empresa

Pois bem, que é importante incentivar a aprendizagem autodirigida na sua empresa, você já sabe. Mas, como fazer isso?

Identifique os perfis curiosos

Muitas vezes você consegue identificar que determinados colaboradores são mais curiosos do que outros. Normalmente, esse perfil gosta de aprender e ter sede por conhecimento.

Assim, comece incentivando esses profissionais. Para isso, tenha conversas explicando a importância de desenvolver os conhecimentos e ressalte o que isso poderá agregar no futuro profissional dele dentro da empresa.

Fazendo isso você fornece o apoio inicial para que o profissional comece a sua jornada.

Metas e propósitos

Algo fundamental para que esse modelo de aprendizagem funcione é que o profissional tenha um propósito e estabeleça metas.

Sendo assim, ajude-o com isso. Um exemplo do que pode ser feito é proporcionar oportunidades de aumento e promoções quando um profissional atingir melhores níveis de aperfeiçoamento. Dessa forma, ele poderá isso como propósito.

Encontre materiais

Não é porque o processo é feito pelo próprio colaborador que a empresa não pode ajudar. Isto é, uma dica para incentivar, é buscar materiais que sejam adequados e que contribuam para a capacitação do funcionário.

Muitas vezes o colaborador até tem vontade de seguir esse modelo de ensino, mas não sabe por onde começar. Assim, fornecendo os materiais a empresa estará o incentivando.

Demonstre interesse

Por fim, mais uma grande dica é demonstrar interesse nos resultados da aprendizagem. Ou seja, depois que os materiais forem enviados, aguarde alguns dias e pergunte se o profissional gostou e se foram úteis, por exemplo.

Mas, faça isso com leveza e sem pressionar. Pois, é fundamental que a aprendizagem autodirigida aconteça no tempo do profissional, de acordo com a organização que ele configurou.

Além disso, periodicamente volte ao assunto e se mostre interessado em saber como está sendo o desenvolvimento. Isso ajudará a manter a motivação e o engajamento do profissional.

Portanto, utilize essas dicas na sua empresa para promover e disseminar a aprendizagem autodirigida e ter profissionais cada vez mais capacitados no seu quadro de funcionários.

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO