Autonomia no Trabalho: benefícios e como desenvolver

27.11.2023
Time de colaboradores unindo as mãos e sorrindo satisfeitos com seus resultados após receberem autonomia no trabalho.

Se você analisar a sua equipe hoje, você pode dizer que ela resolve problemas sozinha e que é proativa? Ou ela depende de você e da liderança para tudo?

Fazer com que os colaboradores tenham autonomia no trabalho é importante para os resultados da sua empresa. Como?

Confira a seguir e entenda melhor o que significa esse conceito, que benefícios ele oferece e conheça algumas dicas para implementá-lo no seu negócio!

O que é autonomia no trabalho?

A autonomia no trabalho diz respeito à capacidade que um colaborador possui de executar suas atividades de forma independente. Ou seja, sem a necessidade de o líder fazer um microgerenciamento constante.

Com isso, o colaborador pode tomar suas próprias decisões e ter ações levando em consideração suas aptidões e experiências.

Além disso, um profissional com autonomia é capaz de gerir seu tempo e decidir quando e como executar suas tarefas.

Porém, para que esse tipo de formato aconteça, é preciso que o funcionário esteja muito bem alinhado com os objetivos e metas da empresa para agir adequadamente.

Quais são os benefícios da autonomia no trabalho?

Fornecer autonomia aos colaboradores da sua empresa é uma estratégia muito benéfica em diferentes aspectos.

Veja alguns dos benefícios logo abaixo:

Maior motivação

Um dos principais benefícios é a melhora da motivação da equipe. Isso acontece porque um profissional que recebe mais autonomia no seu trabalho, tende a ter um nível de satisfação maior.

O motivo tem a ver com a flexibilidade que ele passa a ter, pois pode organizar sua rotina de trabalho da forma como preferir, desde que entregue os resultados que a empresa espera.

Assim, tendo mais satisfação o profissional se sente mais motivado. Essa é uma característica indispensável para um negócio ter bom desempenho.

Maior senso de liderança

Empresas que incentivam a autonomia no trabalho permitem que os profissionais desenvolvam um senso maior de liderança.

Isso porque, um colaborador mais independente se torna responsável pelo seu próprio desempenho.

A partir daí ele passa a perceber seus erros e criar métodos para não os cometer novamente.

Desenvolvimento de habilidades

Mais um benefício é estimular o desenvolvimento de habilidades de forma natural. Pois, para solucionar problemas por conta própria, os colaboradores podem precisar de novas habilidades.

Assim, há uma chance maior de eles mesmos irem em busca disso sem que a empresa tenha que criar um plano estratégico para isso.

Esse cenário é muito vantajoso, pois a empresa passa a ter profissionais com cada vez mais qualificação.

Melhora nos resultados

Colaboradores com autonomia atuam de forma mais independente, o que permite que eles expressem mais a criatividade e se sintam mais confiantes para resolver problemas e propor soluções diferenciadas.

Assim, eles são mais propícios a terem pensamentos fora da caixa, o que contribui para a melhora dos resultados do negócio.

Além disso, os outros fatores mencionados, como motivação, senso de liderança e autoconfiança, contribuem diretamente para os resultados do negócio.

Como desenvolver a autonomia no trabalho?

Agora que você já sabe o que é a autonomia profissional e os benefícios que ela oferece, é hora de conhecer algumas dicas que ajudarão você a implementar esse conceito na sua empresa.

1-Evite o microgerenciamento

A primeira dica é evitar utilizar o método de gestão de microgerenciamento, que é aquele em que a equipe é excessivamente controlada pela liderança.

Esse tipo de postura traz muitas desvantagens, como:

  • Diminuição da criatividade dos colaboradores;
  • Comprometimento da produtividade;
  • Falta de entrosamento na equipe;
  • Falta de confiança entre líder e liderado.

O ideal é formar equipes autogerenciáveis, onde os colaboradores têm autonomia e proatividade tanto no planejamento quanto na execução das tarefas.

Eles mesmos administram suas agendas e fazem isso de acordo com as necessidades da equipe. E mais, passam a ter maior responsabilidade com as metas e prazos, sendo algo fundamental para melhorar o engajamento.

Quer entender o que é uma empresa autogerenciável? Então assista a este episódio no nosso podcast e descubra agora mesmo!
 

2-Desenvolva uma cultura de autonomia

Mais uma dica é desenvolver uma cultura de autonomia na empresa. Afinal, não basta que os colaboradores tenham essa consciência. É preciso que os líderes também estejam alinhados com essa questão.

Além disso, a implementação de uma cultura pautada na autonomia também é importante para estipular formas de reconhecimento.

Isto é, quando os profissionais realizarem suas atividades de maneira autônoma, eles devem ser reconhecidos para que haja maior estímulo.

Para isso, implementar reuniões de one-on-one é uma forma de reforçar esse comportamento.

Assim, nesses encontros a gestão pode estimular os profissionais para que exponham os desafios que enfrentaram e como superaram usando ideias e soluções autônomas.

3-Forneça feedbacks

Mais uma dica importante é utilizar feedbacks no cotidiano de trabalho. Por meio deles os profissionais têm a oportunidade de entender onde devem melhorar, quais habilidades devem desenvolver e o que deve ser mantido.

4-Preste atenção no perfil dos profissionais

Conhecer o perfil comportamental dos colaboradores é essencial para entender onde estão as fraquezas e as potencialidades em relação à autonomia no trabalho.

Conhecendo cada profissional você consegue trabalhar adequadamente os níveis de autonomia de cada um, identificando quais habilidades devem ser desenvolvidas.

Mais acima, mencionamos que a autonomia faz com que os profissionais queiram desenvolver suas habilidades de forma natural. Porém, isso não significa que a empresa não deve estar atenta a isso também.

Pelo contrário, é essencial impulsionar novas habilidades dos funcionários e fornecer capacitações de acordo com cada perfil para ajudá-los a ter habilidades de autogestão.

5-Capacite os líderes

Por fim, os líderes precisam ser capacitados, pois apesar de não fazerem um microgerenciamento, eles estão à frente dos times autônomos.

Assim, esses profissionais têm a função de fazer a orientação e o acompanhamento da equipe.

Porém, devem saber delegar mais e precisam entender como fazer para tornar os liderados mais independentes.

Portanto, ter autonomia no trabalho é essencial para a empresa e para o desenvolvimento dos colaboradores.

Por isso, considere as dicas trazidas até aqui e implemente uma cultura voltada a fornecer maior independência aos profissionais da sua empresa.

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO