Como lidar corretamente com um cliente insatisfeito?
14.11.2023Você treina e instrui seu time de atendimento para que ele saiba lidar corretamente com os clientes insatisfeitos?
Saiba que isso é fundamental para tentar reverter o cenário e minimizar as consequências que uma experiência ruim pode causar.
Portanto, acompanhe algumas dicas de como lidar com um cliente insatisfeito e confira algumas práticas que ajudam a evitar que ele saia descontente da sua empresa
Como lidar com um cliente insatisfeito?
Conhecer algumas dicas e boas práticas de como lidar com um cliente insatisfeito é fundamental. Afinal, uma abordagem errada pode piorar o cenário e fazer com que ele fique ainda mais chateado. Por isso, as dicas são as seguintes:
1. Exercer uma escuta ativa
De uma forma geral, as pessoas valorizam quando são ouvidas. Porém, é preciso fazer uma escuta ativa, que é quando você ouve com total interesse e atenção.
No caso de um cliente insatisfeito, isso é ainda mais importante, pois ele tem muitas coisas a dizer e muitas vezes quer desabafar sobre sua experiência ruim.
Assim, é indispensável que o time de atendimento seja instruído a praticar a escuta ativa, deixando o cliente falar sem ser interrompido.
2. Pedir desculpas
Outra ação fundamental é pedir desculpas pela experiência negativa que o cliente teve com a empresa, reconhecendo que houve o erro e lamentando o ocorrido.
Fazer isso coloca a empresa em uma posição de humildade por reconhecer a falha, sendo um comportamento valorizado pelos clientes.
Além disso, deixar claro que o erro não será repetido também é importante. Porém, isso não pode ser dito de forma leviana. Assim, a empresa deve tomar as providências para, de fato, solucionar o problema que causou o erro.
Nesse sentido, confira alguns exemplos de respostas para clientes insatisfeitos:
- Entendemos o motivo da sua insatisfação e pedimos desculpas. Esse erro não se repetirá.
- Peço desculpas pelo transtorno causado ao senhor e garanto que isso não se repetirá.
- Compreendo suas razões e peço desculpas pelo erro cometido. Fique tranquilo, pois ele não se repetirá.
3. Propor soluções
Depois de ouvir atentamente e se desculpar, o atendimento precisa propor soluções eficazes e rápidas para contornar a insatisfação do cliente e recuperar a confiança que ele tinha na empresa.
Junto a isso, uma boa estratégia para amenizar a experiência problemática é oferecer alguma recompensa. Alguns bons exemplos são uma condição exclusiva, um bom desconto ou um brinde diferenciado.
Mas, cuidado: analise se a recompensa é realmente interessante para o cliente. Não pode ser algo só para cumprir um protocolo.
Fornecer algo que o cliente realmente se sinta valorizado é uma forma de fortalecer novamente a relação e deixá-lo mais contente.
4. Agradecer pelo feedback
Outra prática muito positiva nesse momento é agradecer o feedback passado pelo cliente e encarar isso com uma crítica construtiva.
A partir disso, você pode reavaliar o serviço ou produto oferecido e ajustar a parte do processo de venda que causou problema ao cliente.
5. Acompanhamento posterior
Depois que tudo for resolvido, é interessante que a empresa entre em contato com o cliente, seja por e-mail ou por telefone.
Isso demonstra que ela realmente se preocupa com o cliente e que está atenta ao problema que ele teve.
Além disso, é uma forma de se certificar que nenhum outro problema surgiu depois do atendimento. Essa prática ajuda a reverter a má impressão causada inicialmente e demonstra toda a boa vontade, o comprometimento e o profissionalismo da empresa.
Quais são as consequências de um atendimento ruim?
Saber lidar da melhor forma possível com o cliente que teve uma má experiência é essencial, pois um atendimento ruim pode ser ainda mais catastrófico.
Afinal, um cliente insatisfeito com o atendimento recebido costuma compartilhar essa experiência negativa com mais 15 pessoas. Isto é, a propaganda negativa da empresa ganha efeito cascata.
Além disso, a experiência ruim no atendimento pode fazer com que o cliente migre para a concorrência e aconselhe outras pessoas a fazerem o mesmo.
Como evitar que o cliente saia insatisfeito?
Certo, saber como lidar com um cliente insatisfeito é indispensável. Porém, a empresa precisa estar sempre um passo à frente. Isto é, deve evitar que a insatisfação aconteça. Para isso, confira algumas dicas:
Qualidade do produto ou serviço
Antes de tudo, você deve garantir que o serviço ou o produto que oferece tenha a mais alta qualidade. Esse é o primeiro passo, pois o cliente preza por qualidade.
Customer Success
Outra dica que ajuda a evitar a insatisfação do público é a implementação de um setor de Customer Success na empresa.
Esse setor é responsável por auxiliar o cliente a ajustar sua expectativa à solução adquirida por meio do produto ou serviço.
Isso porque um dos principais motivos de insatisfação, e também de frustração, é o fato de o cliente não conseguir suprir uma expectativa que ele mesmo criou com a compra.
Assim, esse setor auxilia o cliente no pós-venda, garantindo que ele saiba como utilizar integralmente a solução adquirida e que entenda como a solução funciona.
Realizar pesquisas de satisfação
Muitas vezes a empresa sequer fica sabendo que um cliente não ficou satisfeito, pois é comum que muitas pessoas prefiram simplesmente encerrar a relação do que reclamar do atendimento.
Sendo assim, é importante fazer pesquisa de satisfação com cliente para garantir que você tenha conhecimento dos problemas que seu público possa estar enfrentando.
Sem tomar conhecimento da existência de um problema, não há como buscar soluções para resolvê-lo.
Dessa forma, agora que você já sabe melhor como instruir sua equipe a lidar com cliente insatisfeito, aplique as dicas que trouxemos para garantir melhores experiência para seus clientes e conquistar os resultados que você espera em sua empresa.
Navegue pelo nosso site e se inscreva no Programa EAG para ter um treinamento completo sobre liderança, gestão, cultura, domínio pessoal, finanças e tração. Saiba como levar a sua empresa para o próximo nível!QUEM É MARCELO GERMANO
-
Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
-
Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO
QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
-
Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
-
Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO
-
Ferramentas
- Habilidades empreendedoras
- Oportunidades de negócio
- Plano de negócios
- Finanças e gestão financeira
- Marketing e vendas
- Gestão de equipe
- Inovação e adaptabilidade
- Networking e parcerias
- Gestão do tempo e produtividade
- Monitoramento e avaliação
- sobrecarga no trabalho
- plano de negócios
- Relacionamento empresarial
- Tolerância de atraso
- pedido de demissão
- modelagem de negócios
- automatização de processos
- relacionamento profissional
- trilha de carreira
- saúde do trabalhador
- licença remunerada
- matriz de eisenhower
- ética empresarial
- playbook de vendas
- liderança feminina
- obrigações fiscais
- planejamento tático
- absenteísmo
- contratação freelancer
- pequena e média empresa
- cliente insatisfeito
- ARR
- compliance
- fases do processo empreendedor
- jornada do colaborador
- contrato por tempo determinado
- 5 forças de porter
- balanced scorecard
- demissão em massa
- softwares de gestão
- programa para autônomos
- empowerment
- aprendizagem autodirigida
- matriz ansoff
- metas individuais
- autonomia no trabalho
- captação de recursos
- como reduzir custos na empresa
- vender férias
- o que é ESG
- comportamento do consumidor
- técnicas de autogerenciamento
- avaliação de liderança
- controle interno empresarial
- produtividade empresarial
- autogerenciamento no trabalho
- indicador de frequência
- gestor
- avaliação de desempenho individual
- segmentação de mercado
- roadmap
- marketing personalizado
- processos empresariais
- vantagens do modelo de empresa autogerenciável
- cultura de inovação
- dinâmica de grupo online
- growth marketing
- matriz bcg
- método moscow
- capacitação gerencial
- digitalização de processos
- empresa humanizada
- erp para pequenas empresas
- hábitos de sucesso
- tração startup