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Como franquear uma empresa? Passo a Passo para transformar

8 de setembro de 2022

Um dos desejos de muitos comandantes é o de transformar uma empresa em uma franquia de sucesso, principalmente pela expansão da marca e claro, aumentar o lucro da companhia.

 

Porém, engana-se quem pensa que esse é um processo simples ou que pode ser executado com a “cara e a coragem”, na verdade, é preciso muito planejamento, cuidado e claro, verificar se o produto ou serviço cabe nesse “modelo” de venda.

 

Confira abaixo mais sobre o que você precisa saber para montar uma franquia de sucesso, quais são os primeiros passos e muito mais!

 

O que é uma franquia?

O que é uma franquia?

Chamada também de franchising, uma franquia é um modelo de negócio onde se tem a concessão de direito fornecida pelo comandante, chamado também de franqueador, para o franqueado, ou seja, o investidor,

 

Dessa maneira, esse modelo de negócio pode ser replicado em diferentes formatos, onde em sua maioria, é bem sucedido e ganha uma maior exploração no mercado.

 

Vale destacar que essa ideia vendida, pode ser:

  • Produto;
  • Serviço;
  • Conceito;
  • Marca.

Alguns exemplos de franquia que você tem contato diário, porém, nunca percebeu são:

  • McDonalds;
  • Burguer King;
  • Cacau Show;
  • Fisk.

E muito mais.

 

O que uma franquia precisa ter?

Mas, afinal, o que uma empresa precisa ter para que seja uma franquia?

 

Primeiro, você se deve fazer as seguintes perguntas listadas abaixo, e, é preciso que todas elas tenham uma resposta afirmativa:

  • É escalável? Você tem a capacidade de fornecer tudo aquilo que é necessário para que a empresa tenha continuidade? Por exemplo, uma empresa de ramo alimentício pode disponibilizar todos os temperos, ingredientes e fórmulas iguais a original?
  • Para produtos: a logística de distribuição funciona? Será possível revender esse item, serviço ou produto em todos os estados ou até mesmo países? Pense sobre longas distâncias e vá além do palpável;
  • Para serviços: consigo treinar? É preciso ter em mente que a franqueadora é uma escola, sendo assim, você possui tudo o que é necessário para ensinar o seu próximo sobre o produto, como vender, como atender o cliente e todo o “know how” necessário?
  • O modelo de negócio NÃO é facilmente copiável? Aqui, faça um benchmarking analisando os demais concorrentes e verifique quais são os pontos fortes, fracos, ameaças e tudo aquilo que pode colocar em risco o seu negócio quando começar a ser vendido, afinal, o que fará com que o seu produto em questão seja mais procurado do que o do concorrente?
  • O negócio é replicável em qualquer lugar do Brasil? A empresa pode ser igualada a qualidade da filial em qualquer local do país ou até mesmo fora? 
  • O negócio foi criado para ser uma franquia? Antes mesmo de se ter a ideia de sua marca/negócio ser uma franquia, é preciso que já tenha todas as questões prontas para apenas ter a ideia vendida.

Esses são alguns dos pontos iniciais para que você possa começar a pensar no desenvolvimento da empresa como uma franquia e assim, dar continuidade aos próximos passos para que se torne efetivamente esse modelo de negócio.

 

Como franquear uma empresa?

Como franquear uma empresa?

Confira abaixo 6 passos essenciais para que sua empresa se torne uma franquia com segurança, sucesso e claro, todo o suporte essencial para que os compradores consigam obter frutos no futuro.

 

1. Prototipar

O primeiro passo é prototipar tudo o que você está querendo oferecer com a franquia em questão, onde esse documento ou ata, deve conter todas as informações relacionadas a companhia.

 

É lá que você vai informar o potencial comprador e interessado sobre como funciona o negócio, quais são os valores de lucro previstos, quais são as quantias que devem ser pagas ao franqueador e muito mais.

 

Esse é o primeiro documento para que você tenha um direcionamento para quem deseja obter essa parte de sua empresa, potencializando e estimulando mais o poder de compra.

 

2. Criar o Circular de Oferta de Franquia (Contrato de Franquia)

Esse documento deve seguir todas as indicações das leis de franquias do Brasil, onde será preciso a participação de um advogado, onde será desenvolvida uma COF – Contrato de Franquia -, específica do seu negócio.

 

Nela, estará registrado tudo o que você, comandante, entregará com a franquia, e, tudo o que o comprador de sua franquia, deve entregar também para a filial.

 

É por meio desse contrato que todas as leis, normas e especificidades de sua empresa estarão registrados para que todos os contemplados possam consultar futuramente.

 

3. Fazer treinamento

O próximo passo é o de criar todos os treinamentos para que a metodologia, produto ou serviço possam ser absorvidos e vendidos com sucesso pelos próximos “sucessores” de sua marca.

 

Aqui, você deve mostrar todos os detalhes, todos os pontos que merecem atenção e tudo aquilo para que o franqueado tenha o aprendizado preciso para que a companhia tenha sucesso.

 

4. Criar e validar o processo de vendas

O próximo passo é criar e validar todo o processo de vendas para que o comprador possa reproduzi-lo com sucesso e assim, girar cada vez mais o seu produto e serviço.

 

Lembre-se que essa será uma extensão do seu negócio inicial, portanto, é de suma importância que tenha bons frutos para que assim, novas franquias e sedes sejam abertas.

 

Além disso, pense que essa pessoa está, literalmente, comprando a ideia do seu negócio, dessa forma, é de seu interesse também que dê certo.

 

5  Validar o modelo de negócio

Nesse estágio é preciso que você valide o seu modelo de negócio para que quando o seu comprador entre em contato, você tenha todos os números, dados e fatos prontos para que sejam demonstrados.

 

Esse é o momento que você deverá passar credibilidade para que o indivíduo tenha a certeza de que está realizando uma ótima pedida, somente assim, terá o tão esperado sim.

 

5. Pedir validação na ABF

Agora, é o momento de pedir a validação do seu modelo de negócio diretamente na ABF, que nada mais é do que a própria Associação Brasileira de Franchising

 

Aqui, serão verificados todos os detalhes de sua empresa, se ela está apta a se tornar uma franqueadora, quais são os documentos necessários e claro, tudo aquilo que tornar o processo mais preciso o possível.

 

6. Escolher o franqueado

Por fim, é o momento de começar a escolher o franqueado de sua empresa, onde é preciso cuidado e atenção redobrada, afinal, pessoas são diferentes e tornam-se outras quando possuem um negócio em suas mãos.

 

É aqui que você deve saber como escolher a pessoa certa e como minimizar os riscos de que a expansão de sua empresa não seja “um tiro no pé”.

 

Um processo de identificação bem definido será o passo inicial para entender melhor sobre essa pessoa, onde alguns pontos de destaque, são:

  • Essa pessoa possui veia comercial?
  • Ela possui condições de aprender sobre o seu negócio?
  • Qual é a experiência profissional dela?
  • Ela possui o dinheiro necessário de investimento?
  • Ela possui liderança para lidar com outras pessoas?

Quer saber como franquear uma empresa desde o começo?

 

Uma boa dica é ouvir o podcast abaixo de Marcelo Germano com o convidado especial Caio Rodrigues, CEO da Mais Top Estética, conhecida como uma das maiores redes de franquias de estética das Américas!

 

A dica é pegar um papel e caneta e anotar todos ensinamentos, assim, você terá um direcionamento mais preciso sobre o que fazer e como fazer essa expansão sem correr riscos.

Qual percentual de comissão para uma franquia?

Essa é uma das questões que mais despertam curiosidade por entre os franqueadores e franqueados, assim, é preciso calculá-lo com atenção para que ambos não fiquem no prejuízo.

 

Confira abaixo o passo a passo indicado:

 

Verifique o valor dos concorrentes

Primeiramente, é uma boa dica especular qual é o valor que está sendo pago pelos seus concorrentes, obtendo assim, uma média justa e interessante para adentrar no mercado.

 

Além disso, você pode tanto inserir valores acima ou abaixo das demais companhias, tornando o seu negócio mais interessante e com um diferencial. Portanto, vale a atenção!

 

Valor de abertura

O valor de demanda pode variar muito conforme a própria empresa, por isso, é preciso calcular com atenção e cuidado sobre o custo específico da sua companhia em questão.

 

Nesse caso, vale a pena contatar especialistas como um analista da área, um contador e até mesmo um advogado para se chegar a um valor justo para todas as partes.

 

Valor da empresa

Uma das partes mais complicadas, é preciso definir qual é o valor que será pago pela sua marca, sendo assim, aqui deve-se levar em conta:

  • Reconhecimento diante do público alvo,
  • Qual a consolidação dentro do mercado em questão;
  • Potencial de compradores;
  • Prestígio regional, nacional ou até mundial.

Lembre-se que sua marca pode sim valer mais do que os demais concorrentes, tornando-se mais valiosa e uma busca mais preciosa diante dos demais concorrentes.

 

Tempo

Quanto maior o tempo de contrato de um franqueado, maior deverá a quantia que será cobrada, por isso, essa é uma questão bem importante de se atentar na hora de começar a negociação.

 

Ademais, ter atenção aos reajustes é outro ponto necessário, visto que assim como tudo na vida, os valores devem ser revisados para que a saúde financeira do negócio continue, atrelado a valorização da marca e produção.

 

5 Dicas para franquear uma empresa e ter sucesso!

Confira abaixo 5 dicas de sucesso para quem quer franquear uma empresa e obter muito sucesso com o início desse processo!

 

1. Planeje quantas franquias pretende abrir

O primeiro passo que deve-se ter em mente é qual a quantidade de franquias se deseja abrir, planejando assim o crescimento da marca dentro de certos períodos de tempo.

 

Assim, é preciso estabelecer o plano, a meta e como isso deverá ser feito por todos os envolvidos, desde o momento de divulgação da marca, venda da franquia e o acompanhamento.

 

Lembre-se que quanto maior a quantidade de franquias, é natural que aconteça o crescimento da marca e assim, da revenda do negócio.

 

2. Invista no treinamento para o manual da marca

É primordial que aconteça o treinamento de manual da marca, tanto por parte de quem venderá o produto/serviço, quanto para o franqueado e seus funcionários.

 

É preciso garantir um padrão de atendimento em todos os estabelecimentos de sua companhia, somente assim será possível manter o padrão de qualidade inigualável.

 

Sua marca deve se tornar conhecida por ter um padrão, independente se for uma loja no Rio Grande do Sul ou no Acre, por exemplo.

 

3. Mantenha um relacionamento com os franqueados

A base de tudo é sempre manter um relacionamento sincero e muito franco com todos os franqueados, onde será possível dar continuidade em todos os processos, planos e claro, a parceria.

 

Os seus franqueados serão aqueles que vão sustentar seu negócio quando você não estiver por perto, portanto, manter o padrão de qualidade, a integridade e o ótimo atendimento é essencial.

 

Realizar visitas constantes, entrar em contato e sempre verificar como está o padrão de atendimento são ações obrigatórias que a franqueadora deve ter com os franqueados.

 

4. Leia livros sobre franquias de sucesso

Se você ainda não possui sua empresa no formato de uma franquia, porém, tem pensado bastante sobre tomar esse próximo passo, é interessante iniciar a leitura dos seguintes títulos:

  • Mito do empreendedor de Michael Gerber;
  • Franchising de Sidnei Jr.

Você pode saber mais sobre como cada um deles pode auxiliar seu plano ouvindo o podcast indicado acima, além de informações preciosas para dar os próximos passos!

 

5. Peça ajuda externa para estruturar o seu modelo de negócio

Nem sempre você precisa ter que fazer tudo sozinho, comandante! Na verdade, existem muitos auxílios e companhias externas que podem ser usados para implementar seu negócio.

 

Aqui no EAG trabalhamos para que sua empresa vá além do que você imagina, onde por meio de 6 pilares básicos, ajudamos com que você consiga sair do caos e ter uma empresa em ordem.

 

Ficou interessado? É a hora de conhecer mais com nossos especialistas do EAG, clique aqui e dê o primeiro passo rumo a uma empresa autogerenciável!

 

Confira no vídeo abaixo o depoimento de Clóvis Cardoso, empresário com 12 funcionários que conta como a aplicação de uma cultura organizacional fortalecida transformou seu negócio!

Veja também a história de Zayron Cavalcante, onde por meio do método EAG conseguiu abrir sua quarta loja em meio a pandemia!

E você, comandante, o que está esperando para se tornar dono de um negócio de sucesso e sair do caos? Conheça mais sobre o EAG e comece o quanto antes!

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

Conheça mais sobre o marcelo

Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

Conheça mais sobre o Rogério