Plano de negócios: como montar um para sua empresa

28.09.2023
Plano de negócios: como montar um para sua empresa

Um bom plano de negócios faz toda a diferença em uma empresa. Com ele, será possível verificar a viabilidade do negócio, descobrir os possíveis obstáculos, definir sua trajetória e muito mais.

Acompanhe nosso conteúdo, saiba como fazer um plano de negócios e entenda melhor por que é tão importante!

Boa leitura!

O que é um plano de negócios?

O plano de negócios é um documento no qual devem constar os objetivos da empresa para fins de planejamento.

Nele, precisam estar inseridos todos os elementos internos e externos de maior relevância a fim de identificar como a empresa será organizada.

Alguns desses elementos são:

  • O preço dos serviços ou produtos;
  • Como os produtos serão entregues;
  • Quantos funcionários serão necessários;
  • Qual é o público-alvo;
  • Como será a gestão financeira;
  • Como será a cultura organizacional;
  • Quais estratégias de marketing serão seguidas.

Esse documento é necessário quando um empreendimento está sendo iniciado. O objetivo é evitar erros que a falta de planejamento, pesquisa e organização causaria. Porém, também é útil quando a empresa já existe e precisa corrigir problemas que ocorrerem no decorrer das atividades.

Por que é importante escrever um plano de negócios?

Pelo plano de negócios, a ideia inicial de criação de uma empresa é colocada no papel. Com isso, o idealizador consegue saber se é viável ou não.

A reunião, em um só lugar, de todas as informações que envolvem a criação de uma empresa permite identificar as eventuais dificuldades que o negócio enfrentará. Também é importante para descobrir se os pontos fortes do negócio correspondem às expectativas.

É muito comum que, na elaboração desse documento, você se depare com dúvidas e pontos sobre os quais sequer se lembrou.

Assim, é muito mais seguro e prudente lidar com todas as questões, antes de iniciar as atividades, do que ter de precisar resolver os problemas da falta de planejamento quando tudo já estiver em funcionamento.

Formatos de plano de negócios

Até aqui, entendemos o que é e a importância de um plano de negócio. Porém, é importante saber também que não existe um único formato para esse documento, visto que podem ser mais detalhados ou mais reduzidos e até conterem gráficos. 

Confira alguns dos principais formatos.

Plano tradicional

O plano de negócios tradicional é um dos mais completos, costuma conter dezenas de páginas e demanda um período maior para ser confeccionado.

Normalmente, é exigido pelos credores em empresas de capital de risco. Se o negócio não depender de financiamento externo, possivelmente esse formato não será necessário.

Plano enxuto

Se o plano mencionado anteriormente não for exigido, este talvez seja o ideal. Os planos de negócios enxutos são uma versão compilada do tradicional, isto é, são do mesmo formato, mas reúnem somente as informações de maior importância.

Plano sem fins lucrativos

O plano de negócios sem fins lucrativos é destinado a negócios com objetivo social ou público.

Nesse caso, o documento abrange tudo o que é previsto em um plano tradicional, mas precisa ser detalhado o impacto que a empresa pretende causar.

Os doadores costumam solicitar esse formato de plano com frequência.

Confira também: Modelo de negócio: tipos, diferenças e como definir o melhor.

Criando um plano de negócios em 9 etapas

Na prática, algumas etapas são essenciais para criar um plano de negócios, principalmente se ele seguir o formato tradicional. Confira 9 etapas importantes.

1. Sumário executivo

Na elaboração de um plano de negócios, a primeira etapa é o sumário executivo, contendo um breve resumo das informações mais relevantes do negócio.

Inclua, por exemplo:

  • Missão;
  • Descrição da empresa;
  • Dados como CNPJ e endereço;
  • Perfil dos colaboradores e sócios;
  • Diferenciais do mercado;
  • Serviços e produtos ofertados;
  • Segmento e público-alvo;
  • Recursos financeiros e investimentos;
  • Enquadramento tributário.

2. Descrição da empresa

Este é o momento de detalhar o negócio com o máximo de informações possível.

Nessa descrição, responda a dois principais questionamentos: quem é você e o que planeja fazer. Essas respostas servem de introdução, detalhando os motivos pelos quais deseja abrir esse negócio, diferenciais e por que é um bom investimento.

3. Análise de mercado

Na terceira etapa, é o momento de fazer uma análise de mercado. Escolha o segmento da sua empresa e pesquise as dores dos clientes e o que é preciso para solucioná-las.

Também, analise o cenário geral a fim de verificar se é a melhor hora para abrir esse negócio nesse segmento. Além disso, pesquise o cenário competitivo e identifique as tendências do setor.

4. Gestão e organização

A inclusão de quem administrará a empresa, com a descrição de responsabilidades e funções, é indispensável.

Nessa etapa, é o momento de descrever a estrutura jurídica e o enquadramento da empresa nos órgãos governamentais.

5. Produtos e serviços

Em produtos e serviços, devem ser incluídos aqueles destacados no planejamento do negócio. Para isso, descreva os principais produtos e serviços em detalhes.

Além disso, forneça informações sobre como são feitos, como serão adquiridos, de onde vêm e fornecedores.

6. Segmentação de clientes

Esta etapa é a de pesquisa de mercado. O intuito é identificar o cliente ideal (persona) ao seu negócio.

Por essa persona, as estratégias de vendas e comunicação, por exemplo, serão estabelecidas.

7. Plano de marketing

Outro ponto que não pode faltar é o plano de marketing, essencial em todos os negócios. Nesse caso, a etapa anterior também é fundamental para a definição das estratégias de marketing. Afinal, precisam estar alinhadas com o público-alvo.

Aqui, serão analisadas questões como:

  • Quais canais de divulgação serão utilizados?
  • Qual a área de abrangência do negócio?
  • Como diferenciar o produto ou serviço dos demais existentes no mercado?

Essas são algumas das principais informações relativas ao marketing, que devem constar em um plano de negócio.

8. Logística e operações

Ainda, é preciso elaborar um planejamento de operações e logísticas. Nessa etapa, é incluído todo o fluxo de trabalho que envolve a cadeia de suprimentos da empresa.

É importante conter todas as etapas de operações:

  • Produção;
  • Fornecedores;
  • Instalações;
  • Equipamentos;
  • Frete;
  • Estoque e inventário.

Esses dados serão necessários para a precificação, pois os custos operacionais e logísticos devem ser estimados, de modo que o valor final cubra as despesas.

9. Plano e projeções financeiras

Todas as outras etapas e a ideia do negócio são cruciais. Porém, a principal é a saúde financeira da empresa.

O nível de detalhamento dessa etapa vai variar conforme seus objetivos, mas é importante incluir, ao menos, três atividades:

  • Balanço patrimonial;
  • Demonstração de resultados;
  • Demonstração de fluxo de caixa.

No plano de negócios, inserir as projeções financeiras futuras é importante para identificar eventuais lacunas. Assim, você consegue ajustar as operações de acordo com a necessidade.

Com essas 9 etapas, você dispõe de um direcionamento mais completo e criará um bom plano de negócios para a sua empresa.

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

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