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Comunicação empresarial: quais são os tipos e por que é tão importante

26 de dezembro de 2022

Um dos fatores de maior importância dentro de empresas é sem dúvida uma comunicação eficaz, seja para repassar questões internas, na divulgação de produtos, serviços ou diferentes possibilidades.

 

Você está realizando esse feito da maneira mais condizente e assertiva dentro de seu negócio, comandante? Seja sua resposta sim ou não, é o momento de verificar mais informações abaixo e prestar atenção!

 

O que é comunicação empresarial?

O que é comunicação empresarial?

A comunicação empresarial é como a companhia dispõe das informações – seja de forma interna ou externa -, assim como a interpretação que pode ser obtida.

 

É por meio dessa ferramenta que pode-se melhorar a imagem da empresa, assim como alcançar resultados mais positivos e marcantes.

 

Ela é um conjunto de técnicas que procuram transmitir mais sobre a imagem de questões como:

  • Missão;
  • Objetivo;
  • Resultados;
  • Projetos;
  • Normas;
  • Procedimentos;
  • Produtividade.

Ela tem como principal intenção a de ganhar destaque por entre concorrentes, assim como melhorar os possíveis processos internos e como a companhia é vista de forma externa.

 

Por que a comunicação empresarial é importante?

Com o grande avanço da tecnologia, o que interfere diretamente na sua empresa em tantos quesitos, é preciso ter cuidado em como a comunicação de sua companhia está sendo aplicada.

 

Confira abaixo quais são os principais benefícios da aplicação de uma comunicação empresarial bem estruturada em seu negócio:

  • Valores e objetivos da empresa alinhados com o perfil dos colaboradores;
  • Redução de fofocas, da rádio peão e rumores tanto pelo público interno, quanto externo;
  • Canal aberto onde tanto os funcionários, fornecedores e consumidores podem expor sua opinião pessoal, dúvidas ou reclamações;
  • Construção de uma imagem positiva da marca;
  • Fortalecimento e aplicação da cultura organizacional;
  • Maior transparência entre o mercado, os consumidores e os colaboradores.

Portanto, se você ainda não tem nenhum tipo de planejamento ou cuidado aplicado nesse quesito em sua empresa, é o momento de parar e criar o quanto antes essa ação!

 

Tipos de comunicação empresarial

Você sabia que existem vários tipos de comunicação empresarial que podem ser aplicados dentro de seu negócio?

 

Confira quais são elas abaixo e aplique aquela ou aquelas que sejam mais condizentes com sua empresa!

 

Comunicação interna

A comunicação interna é aquela destinada para os colaboradores internos de uma companhia, desde os sócios até os colaboradores externos.

 

Ela é primordial para que as pessoas criem conexões com o negócio, desde a interação inicial até o desenvolvimento promovido.

 

Também é usada para transmitir os valores, a cultura da companhia, demonstrar metas, objetivos e implementar o clima organizacional entre todos os envolvidos.

 

Comunicação vertical

O modelo vertical é aquele que é feito de cima para baixo, quando envolve os profissionais desde líderes até gestores, colaboradores e demais funcionários.

 

Ela é usada para de uma forma informacional ou para ensinar sobre uma nova norma ou mudança da companhia.

 

Comunicação horizontal

Já o modelo horizontal acontece de colaboradores para colaboradores, ou seja, entre aqueles que estão dentro do mesmo setor e nível hierárquico.

 

Assim, amplia-se e cria novas relações interpessoais, além de facilitar os processos da companhia e o clima organizacional.

Comunicação diagonal

A diagonal é quando há o envolvimento de todos os setores de uma empresa, considerando sempre o nível hierárquico dos colaboradores.

 

Ela é comumente usada em reuniões gerais ou quando é preciso comunicar um grande aviso para todos os envolvidos com a empresa.

 

Comunicação circular

 

A comunicação no modelo circular é muito usada em empresas menores, onde todos os funcionários possuem contato, geralmente com relações que são construídas de maneira natural.

 

A comunicação no modelo circular foca na maior intimidade entre os envolvidos, onde têm-se assim mais troca de questões de forma orgânica.

 

Comunicação externa

Por fim, a comunicação externa é quando o foco são os clientes, concorrentes e consumidores finais do negócio.

 

Aqui, o principal foco é criar uma imagem positiva do negócio, aumentando a demanda e interesse do público-alvo.

 

Ferramentas de comunicação empresarial

Quer implementar o uso de ferramentas para facilitar a comunicação empresarial de seu negócio? Confira abaixo quais são as mais indicadas para usar e comece hoje mesmo!

  • Mural de recados: simples e objetivo, o mural de recados é usado para deixar avisos importantes pendurados, onde deve estar em um local de fácil acesso para os funcionários e colaboradores;
  • Canal interno: independente de qual seja o canal usado pela sua companhia, ele é uma potente ferramenta para avisar questões pontuais, entrar em contato com indivíduos específicos e demais possibilidades;
  • Caixinha anônima: chamada também de caixinha de sugestões, o principal intuito é o de coletar a opinião, crítica e sugestão dos funcionários que tem vergonha de expressar sua fala de forma pública. Lembre-se que aqui é preciso aplicar regras específicas para que seja usada de uma maneira pontual e correta;
  • Vídeos corporativos: uma maneira barata, simples e objetiva de avisar os colaboradores sobre questões, por meio dos vídeos corporativos você consegue transmitir para todos os envolvidos uma informação pontual;
  • E-mail corporativo: considerado por muitos como ultrapassado, o e-mail possui grande importância na comunicação de empresas, onde facilita esse processo, além do registro das informações para eventuais consultas no futuro.

É claro que existem muitas outras opções que podem ser aplicadas dentro de seu negócio, portanto, cabe a você, comandante, investigar quais são aquelas que podem ser melhor aplicadas em sua companhia!

 

Como melhorar a comunicação empresarial?

Se você já possui a aplicação de várias ferramentas e deseja implementar a comunicação empresarial de seu negócio, veja a seguir algumas dicas para conseguir melhorar essa questão em sua companhia!

  • Interação: use de apps, tanto para celulares quanto para computadores para facilitar a conexão entre diferentes setores e indivíduos de sua companhia;
  • Mobilidade: mesmo que o uso de computadores ainda seja o grande foco de empresas, é preciso disponibilizar o formato para apps, facilitando assim o uso em momentos de deslocamento ou instantaneidade;
  • Constância: é preciso que sua mensagem chegue de forma igualitária para o seu trabalhador do Rio Grande do Sul até aquele que é morador do Acre;
  • Engajamento do time: é preciso que o seu time sinta-se parte de sua empresa, dessa maneira, amplie o engajamento ao usar uma comunicação intensiva e que desperte o sentimento de pertencimento com os colaboradores;
  • Acompanhamento de resultados: analise e faça o acompanhamento constante das questões de resultados existentes e conforme o passar do tempo de sua empresa. Além disso, faça a gestão à vista e mostre para todos os envolvidos;
  • Transparência: comprometer-se com a verdade dentro da empresa é um dos pilares básicos para obter sucesso e uma comunicação eficaz;
  • Tecnologia: encontre o app ideal par sua equipe, use das redes sociais ao seu favor, use ferramentas específicas e sistemas de gestão para ter o melhor aproveitamento para todo o time!

Gostou desse conteúdo? Não deixe de acompanhar aqui no blog EAG várias novidades e temas para implementar dentro de sua empresa e torná-la cada vez mais autogerenciável!

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

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