26 de dezembro de 2022
Um dos fatores de maior importância dentro de empresas é sem dúvida uma comunicação eficaz, seja para repassar questões internas, na divulgação de produtos, serviços ou diferentes possibilidades.
Você está realizando esse feito da maneira mais condizente e assertiva dentro de seu negócio, comandante? Seja sua resposta sim ou não, é o momento de verificar mais informações abaixo e prestar atenção!
A comunicação empresarial é como a companhia dispõe das informações – seja de forma interna ou externa -, assim como a interpretação que pode ser obtida.
É por meio dessa ferramenta que pode-se melhorar a imagem da empresa, assim como alcançar resultados mais positivos e marcantes.
Ela é um conjunto de técnicas que procuram transmitir mais sobre a imagem de questões como:
Ela tem como principal intenção a de ganhar destaque por entre concorrentes, assim como melhorar os possíveis processos internos e como a companhia é vista de forma externa.
Com o grande avanço da tecnologia, o que interfere diretamente na sua empresa em tantos quesitos, é preciso ter cuidado em como a comunicação de sua companhia está sendo aplicada.
Confira abaixo quais são os principais benefícios da aplicação de uma comunicação empresarial bem estruturada em seu negócio:
Portanto, se você ainda não tem nenhum tipo de planejamento ou cuidado aplicado nesse quesito em sua empresa, é o momento de parar e criar o quanto antes essa ação!
Você sabia que existem vários tipos de comunicação empresarial que podem ser aplicados dentro de seu negócio?
Confira quais são elas abaixo e aplique aquela ou aquelas que sejam mais condizentes com sua empresa!
A comunicação interna é aquela destinada para os colaboradores internos de uma companhia, desde os sócios até os colaboradores externos.
Ela é primordial para que as pessoas criem conexões com o negócio, desde a interação inicial até o desenvolvimento promovido.
Também é usada para transmitir os valores, a cultura da companhia, demonstrar metas, objetivos e implementar o clima organizacional entre todos os envolvidos.
O modelo vertical é aquele que é feito de cima para baixo, quando envolve os profissionais desde líderes até gestores, colaboradores e demais funcionários.
Ela é usada para de uma forma informacional ou para ensinar sobre uma nova norma ou mudança da companhia.
Já o modelo horizontal acontece de colaboradores para colaboradores, ou seja, entre aqueles que estão dentro do mesmo setor e nível hierárquico.
Assim, amplia-se e cria novas relações interpessoais, além de facilitar os processos da companhia e o clima organizacional.
A diagonal é quando há o envolvimento de todos os setores de uma empresa, considerando sempre o nível hierárquico dos colaboradores.
Ela é comumente usada em reuniões gerais ou quando é preciso comunicar um grande aviso para todos os envolvidos com a empresa.
Comunicação circular
A comunicação no modelo circular é muito usada em empresas menores, onde todos os funcionários possuem contato, geralmente com relações que são construídas de maneira natural.
A comunicação no modelo circular foca na maior intimidade entre os envolvidos, onde têm-se assim mais troca de questões de forma orgânica.
Por fim, a comunicação externa é quando o foco são os clientes, concorrentes e consumidores finais do negócio.
Aqui, o principal foco é criar uma imagem positiva do negócio, aumentando a demanda e interesse do público-alvo.
Quer implementar o uso de ferramentas para facilitar a comunicação empresarial de seu negócio? Confira abaixo quais são as mais indicadas para usar e comece hoje mesmo!
É claro que existem muitas outras opções que podem ser aplicadas dentro de seu negócio, portanto, cabe a você, comandante, investigar quais são aquelas que podem ser melhor aplicadas em sua companhia!
Se você já possui a aplicação de várias ferramentas e deseja implementar a comunicação empresarial de seu negócio, veja a seguir algumas dicas para conseguir melhorar essa questão em sua companhia!
Gostou desse conteúdo? Não deixe de acompanhar aqui no blog EAG várias novidades e temas para implementar dentro de sua empresa e torná-la cada vez mais autogerenciável!