22 de maio de 2022
Uma empresa desorganizada está fadada a falência. É o que comprova os dados do IBGE (Instituto brasileiro de Geografia e Estatística). que mostra que 70% das empresas brasileiras fecham em menos de 10 anos de abertura de CNPJ.
Assim, cerca de uma a cada cinco empresas encerrarm os serviços em menos de um ano de abertura. O Sebrae, reforça quais os principais motivos do insucesso dos negócios no Brasil:
Ou seja, ter uma empresa caótica! Se você não quer que seu negócio faça parte destas estatísticas, aprenda a seguir como gerenciar melhor seu negócio, organiszar sua empresa e sair do caos.
Se você identificar que um ou mais destes sinais de desorganização na sua empresa, então significa que precisa agir rápido:
Esses são apenas alguns pontos que demonstram que sua empresa está desorganizada.
Mas, é importante frisar que apenas “está”, ou seja, há a possibilidade de mudar e transformá-la em uma grande companhia com muito potencial!
Ter uma empresa organizada vai muito além do óbvio. Veja alguns pontos que demonstram a importância de ter uma empresa dentro dos trilhos:
O sistema corporativo está sempre em mudança, sendo assim, há uma influencia tanto na estrutura, na questão organizacional, nas pessoas, atividades e desenvolvimento.
Com instabilidade e desorganização, há problemas na comunicação, em relação a concorrência, no filtro dos clientes e tantos outros fatores de ajustes diários.
Assim, processos que eram para serem simples e fáceis, acabam se tornando estressantes e sem fim.
A troca de ideias e um ambiente amistoso entre os funcionários é essencial para que uma empresa seja organizada e com um ótimo ambiente de trabalho.
Lembre-se que pessoas felizes trabalham com maior entusiasmo, o que aumenta a entrega de trabalho e a qualidade do mesmo.
Ainda sobre os colaboradores, uma empresa que é mais organizada não possui tantos problemas de turnover, ou seja, há uma maior retenção de talentos, diminuindo custos e processos de contratação de novos funcionários.
Com um plano bem desenvolvido de onde se quer chegar, uma empresa fica bem mais organizada e sabe onde focar seus esforços, atingindo assim as metas mais rapidamente.
Esses são apenas alguns exemplos da importância de obter uma empresa organizada. Mas, quais são os sinais do contrário?
Ao iniciar o projeto para tirar sua empresa da desorganização, é preciso seguir alguns tópicos com cuidado e atenção. Veja quais são eles abaixo:
É muito comum que donos de empresas desorganizadas fiquem perdidos.
Como estão no caos, não sabem como criar um plano de ação para melhorar a situação. Geralmente, trabalham no operacional: 10, 12, 14 horas por dia! E assim, não sobra tempo para pensar na parte mais importante: o estratégico.
Por isso, o primeiro passo para melhorar a gestão de uma empresa que está no caos é pedir ajuda externa. Usar um método de gestão testado e comprovado é uma forma eficiente de trazer resultados rápidos.
No caso do método Empresa Autogerenciável, o empresário aprende os seis pilares necessários para acabar com o caos de uma empresa por meio de uma equipe autogerenciável. Isto é, criando uma equipe capaz de entregar resultados de alta performance, mesmo na ausência do dono. Estes pilares são:
Está com dúvidas sobre o que é ter uma empresa autogerenciável e o que isso significa? Acompanhe o vídeo e saiba mais!
Ao aplicar estes fundamentos na empresa, o negócio ficará oranizado e terá resultados dos mais diversos. Confira nossa sessão de depoimentos no YouTube e conheça o antes e depois de empreendedores que passaram pelo Programa EAG.
São estas histórias que comprovam que aplicar este passo a passo é a melhor forma de tirar uma empresa do caos!
É primordial que um dos primeiros passos da organização de uma empresa seja a criação da cultura organizacional. Afinal, é ela quem irá guiar todos os passos e colaboradores de sua companhia.
A cultura de seu negócio nada mais é do que um compilado de diretrizes, práticas e bons hábitos que compõe uma empresa.
Assim, é preciso que essas ações sejam condizentes com o que sua empresa pratica, independente de quais as funções de cada um e das circunstâncias.
Esse processo não interfere somente no ambiente interno, mas também na visão externa de sua companhia, facilitando o processo de contratação de novos funcionários e potenciais novos clientes.
Ao pensar em liderança, é preciso saber diferenciar “líder” de “chefe”. O líder é a pessoa que faz de tudo para fazer com que o restante da equipe entregue os melhores resultados. Já o chefe é a pessoa que tem um cargo de liderança, mas não necessariamente sabe liderar.
Para ser um líder de sucesso é preciso treinar várias habilidades que fazem com que uma pessoa conquiste o direito de liderar.
Quem decide isso é a equipe, os liderados, através de exemplos e comportamentos da pessoa na posição do cargo de liderança.
Segundo uma pesquisa realizada por Harvard e Gallup, a liderança é responsável por 70% do engajamento do time e de seu sucesso. Portanto, aprender como liderar é fundamental para organização de uma empresa.
Vale lembrar que não se trata somente de melhorar as habilidades do dono da empresa, mas também de desenvolver lideranças na equipe.
Aprender finanças é ideal para que o comandante saiba quais são os próximos passos que devem ser adotados pela empresa, principalmente em momentos de maior dificuldade.
Quando as finanças da empresa estão desorganizadas o crescimento do negócio é limitado. Afinal, são os indicadores de contabilidade que irão determinar as ações necessárias para aumentar o faturamento e criar estratégias de expansão.
Muitas das vezes, os empresários delargam esta função para os cargos administrativos.
Na verdade, deveriam fazer uma gestão eficaz das finanças, entendendo os indicadores, encontrando oportunidades de melhorias e evitando despesas que, a longo prazo, podem consumir com o caixa e a saúde da empresa.
Se você é um empresário que tem crenças limitantes em relação finanças este é o primeiro passo a tratar neste quesito. Significa, por exemplo, achar que precisa ser bom em matemática para poder fazer a contabilidade da empresa. Isso é uma mentira. Todo empreendedor precisa aprender gestão financeira e tem plenas capacidades para isso.
Além dos pontos abordados anteriormente, é primordial executar a gestão de negócios de forma correta, assim, você saberá exatamente quais são os próximos passos.
Uma boa estratégia é a de desenvolver um planejamento estratégico para a companhia, dessa maneira, o comandante sabe quais são as próximas ações e tudo o que deve ser feito para atingir a meta ou objetivo traçado.
Com essa organização, há um melhor direcionamento de quais são as pessoas que devem tocar um projeto, quais são os custos envolvidos, além de maior praticidade sobre o tempo e execuções de cada um.
Ao implementar técnicas de marketing e de vendas em sua empresa, você terá resultados únicos e muito maiores do que o esperado.
A partir do marketing digital, por exemplo, é possível alavancar as vendas de produtos e serviços aproveitando-se do fluxo de buscadores como o Google e das redes sociais.
Além disso, com um melhor foco no que o público-alvo deseja, tem-se um melhor engajamento com o produto ou serviço oferecido. Ou seja, uma oportunidade de trabalhar os diferenciais da sua marca e se destacar no mercado.
Mas, é importante saber que as estratégias de marketing e vendas não são apenas no momento de compra do produto, mas sim durante todo o processo de escolha e pós-venda.
A inteligência emocional é quando o indivíduo consegue entender seus sentimentos e todas suas emoções com muito mais facilidade. É quando a pessoa assume domínio pessoal, podendo controlar a situação.
O empresário que trabalha inteligência emocional diariamente melhora suas habilidades de liderança, gestão e constrói um ambiente de trabalho com relações interpessoais muito mais saudáveis.
Ademais, com essa habilidade desenvolvida, o indivíduo também adquire:
As Instruções de Trabalho são como um guia simplificado onde qualquer pessoa ou colaborador novo pode executar as ações atribuídas de forma precisa e como já tem sido feita pela própria companhia.
É recomendado que todas as atividades dentro de uma empresa tenham uma IT definida, facilitando o processo de todas as partes e de novos funcionários que podem fazer parte do time.
Confira abaixo um guia completo para executar uma instrução de trabalho de forma precisa, como funciona e dicas para aplicar em sua corporação.
De nada adianta ter vários processos bem definidos, pessoas capacitadas e tudo bem explicadinho se não há a delegação correta para as pessoas envolvidas na ação.
Assim, é dever de todo líder de uma equipe saber designar as ações da empresa para os colaboradores, sempre com a certeza que tem-se o conhecimento e entendimento para executar de forma correta.
Confira abaixo quais são os princípios para delegar por Marcelo Germano e revise como você tem feito essa aplicação dentro de seu negócio.
É preciso que as metas elegidas em sua companhia sejam condizentes com aquilo que o time e a empresa pode alcançar, ou seja, devem ser palpáveis, desafiadores e possíveis de visualizar.
Não adianta definir metas inalcançáveis, muito fáceis ou que exigem um esforço sobrenatural do time, isso porque em ambos os extremos, haverá o desengajamento do time e foco errôneo.
Aplique dentro de sua empresa o acompanhamento de processos dentro do dia a dia de pessoas especificamente designadas para essa ação.
Assim, é possível compreender quais são as mudanças – tanto positivas quanto negativas de seu negócio -, o que pode ser melhorado, o que pode ser retirado da pauta e como estão os números precisamente.
Uma equipe que faz gestão à vista tende a estar sempre mais alinhada e com o foco ativo naquilo que precisa ser executado com precisão.
Outro ponto que precisa estar no radar do seu time são as reuniões de alinhamento de forma constante e precisas dentro da empresa, somente assim é possível compreender o que está acontecendo.
Não somente nas questões que envolvem os resultados do negócio, mas também ficar de olho na cultura organizacional, na relação dos colegas, se há alguma dificuldade na entrega de certas questões e muito mais.
Inclua um modelo como a Daily Meeting ou reuniões pontuais com todo o time, assim, todos ficam sempre a par de como está o andamento dos processos, metas e o que precisa ser feito.
Agora que você já sabe o que define uma empresa organizada, que tal entender quais os fatores quem mais geram desorganização dos negócios no Brasil? Anota aí o que NÃO fazer!
Existem vários fatores que podem gerar um ambiente de trabalho desorganizado:
Por isso, fique atento a esses detalhes!
Segundo o SEBRAE, esses são os resultados de uma empresa que não possui gestão financeira:
O empresário deve saber lidar com os custos e parte financeira de sua empresa, isso porque ao deixar essa função terceirizada, não tem noção nenhuma de como está o momento da companhia.
Assim, não sabe exatamente qual caminho percorrer ou quais são as novas ações que devem ser tomadas para a melhor organização do negócio.
Há casos em que acontece o maior gasto do que realmente a empresa pode aguentar, principalmente pela falta de dados e embasamento.
Quer saber mais? Clique abaixo e confira o vídeo Café com Comandante, de Marcelo Germano sobre como acabar com o caos financeiro em sua empresa:
Aqui o problema pode começar logo no processo de contratação. Sem uma cultura organizacional bem instalada, não sabe-se bem ao certo qual o tipo de funcionário se deseja.
Depois disso, a empresa contará com um quadro de colaboradoras incondizente com o que gostaria de ter, com uma eficiência longe do esperado e comportamento inadequado.
Assim, não há engajamento por parte do trabalhador, visto que ele também não se sente acolhido na companhia, gerando a falta de desenvolvimento do mesmo e portanto, tudo fica sempre no mesmo lugar.
É preciso cuidado desde o início em quem são as pessoas contratadas, quais são as funções delegadas e no investimento de cursos e expansão de cada colaborador.
Uma empresa que não possui processos, é uma empresa perdida.
É preciso a implementação clara de ações em todos os setores e cargos existentes.
Assim, cada pessoa – seja ela inexperiente ou não -, saberá exatamente o que e como executar suas funções.
Aqui vale o destaque para os novos funcionários, onde não será preciso gastar tempo e nem recursos para ensiná-lo sobre os padrões da empresa, visto que já há a documentação de tudo pré-estabelecido.
Por exemplo, visualize uma loja que vende carregadores de celulares.
Esses carregadores são armazenados em gavetas. Mas, as gavetas estão desorganizadas. Sem identificação. Assim, quando um cliente pede por um produto é preciso buscar em todas as gavetas onde ele está disponível. Demorado, não?
Isso vale para qualquer outra situação de uma empresa. Os processos tornam as tarefas organizadas, evitando que pequenas atividades se tornem caóticas.
Seja o líder da companhia ou os cargos mais altos da hierarquia, é preciso realizar a comunicação clara de tudo o que envolve e afeta diretamente os colaboradores, como:
Ao deixar transparente todas as questões relacionadas a empresa, os resultados e objetivos são mais facilmente alcançados e visualizados.
Além disso, cria-se um senso de união sobre tudo o que está acontecendo, onde todos trabalham em prol de um objetivo em comum.
Quando uma empresa não possui um planejamento estratégico, não sabe exatamente onde quer chegar e muito menos quais são os passos necessários para atingir o objetivo.
Ao traçar corretamente uma meta, um passo a passo detalhado deve ser criado e assim, seguido, de modo a chegar o quanto antes no desejo final do time.
Com um plano de ação bem desenvolvido, todos os envolvidos sabem o que devem fazer e como fazer para a obtenção dos louros da companhia.
Do contrário, há grandes chances de continuarem mirando em pontos dispersos e não chegarem a local nenhum.
Aqui é importante compreender que existem quatro níveis de maturidades profissional, são eles:
Nesse caso, quando a empresa possui muitos funcionários de baixo nível de maturidade, há um maior retrabalho e microgerenciamento das funções, o que causa perda de tempo e até mesmo de dinheiro.
Dessa forma, é preciso trabalhar o máximo possível para que o indivíduo torne-se independente o mais rápido possível, do contrário, a empresa só terá vários problemas futuros com essa questão.
É bem comum que algumas empresas sofram com um “boom” de crescimento, mas, nem sempre essa é uma ação positiva para o futuro.
Isso porque não há um planejamento correto, um passo a passo bem estabelecido e nem um guia do que fazer depois do pico de destaque da companhia.
Dessa maneira, gera-se uma grande confusão diante de resultados tão positivos, “bagunçando” a empresa e os próximos passos.
Por isso, é sempre importante que independente do tamanho da empresa, todo o planejamento estratégico seja realizado desde o início, assim, mesmo que o crescimento seja gradativo, há organização e formação de uma equipe autogerenciável.
Estes empresários que saíram do caos trazem dicas para organizar uma empresa desorganizada. Aprenda com estes empreendedores o que fazer para tirar a empresa do caos!
Luiz Gustavo, dono de uma empresa do ramo automotivo, comenta que seu foco sempre foi a área operacional.
Porém, quando desfez a antiga parceria, foi “pego de surpresa” com a necessidade de compreender sobre todos os outros setores.
Após realizar o curso Programa EAG EAG, Luiz começou a traçar novas metas, onde uma das primeiras ações foi o “Plano de manutenção por assinatura”.
Hoje, Luiz conta que sua empresa atua totalmente diferente do que era, onde com as pessoas corretas e a liderança aplicada de maneira certa, geraram resultados únicos e contínuos.
Bruno Luciani, odontologista e dono do seu próprio negócio, conta que com o grande aumento de demanda de clientes começou a passar mais tempo dentro do escritório do que em casa, chegando ao seu limite de cansaço mental e físico.
Com a grande demanda, foi preciso contratar novas pessoas, porém, o que acabou não agradando os pacientes, gerando assim um grande caos na vida e empresa de Bruno, tornando-se rotina apagar incêndios.
Foi quando em uma consulta médica, Bruno foi informado que seria um forte candidato a ter um infarto em um futuro próximo. Então, decidiu que era o momento de parar e se reestruturar.
Por meio do programa EAG e a aplicação de todos os ensinamentos, em apenas 90 dias sentiu os resultados no cotidiano e no faturamento. Veja o vídeo abaixo e acompanhe a história completa!
Maria Fernanda, dona de uma empresa de papéis de parede, conta que no início de 2014 foi realizado um grande investimento para o oferecimento de um novo produto, mas, o resultado foi bem longe do que o esperado.
Ela conta que com a aplicação do método EAG, conseguiu uma equipe engajada, treinada, produtiva e quase autogerenciável, principalmente pela aplicação da cultura organizacional diariamente.
Clique no vídeo abaixo e acompanhe a história completa!
Douglas Oliveira, empresário no ramo de finanças, conta que ao montar sua equipe, percebeu a negligência interna, principalmente ao vender soluções para companhias externas, mas, não ter nenhuma aplicação no próprio negócio.
Com o método imersão EAG realizado em dezembro, Douglas conta que sentiu os resultados muito antes do que o esperado, onde no mês de fevereiro seu faturamento aumentou 35%, em março 62% e em abril atingiu a meta desejada.
Clique no vídeo e entenda a história do Douglas completa e a mudança em sua empresa.
Ivanilson Veras conta que acabou assumindo a empresa familiar em meio a um grande caos, apagando vários incêndios, com um time desengajado, sem a presença de metas e sem estruturação.
Ele destaca que a grande “virada de chave” de sua empresa aconteceu após conhecer o EAG, onde realizou a instalação do código de cultura, o domínio pessoal, processo de contratação e o estabelecimento de metas.
Confira mais detalhes assistindo o vídeo abaixo.
Sidenei Bracht, empresário de uma companhia de ordenhadeiras de vacas com 10 funcionários, conta que sua empresa tinha resultados positivos, porém, com uma gestão caótica e grande desorganização no dia a dia.
Após conhecer o curso EAG, Sidenei revela que sua empresa “decolou”, principalmente ao realizar a organização, controle de dados e delegação correta de funções para os funcionários corretos, gerando assim, um aumento de mais de 100% de crescimento ao ano!
Clique no vídeo abaixo e inspire-se com a história completa de Sidenei.
Quer ajuda para organizar a sua empresa? Entre em contato com a equipe do EAG e saiba como nossos especialistas podem ajudar o seu negócio!
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