Empresa humanizada: o que é e como implementar na prática

07.12.2023
Profissionais se abraçando em uma empresa humanizada

Nos dias atuais, é evidente a necessidade de repensar as dinâmicas de trabalho. Em várias organizações, novas práticas vêm sendo adotadas para promover a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores no ambiente laboral.

Dentro desse contexto, surge o conceito de empresa humanizada, que abrange uma série de práticas voltadas à valorização das pessoas e à construção de relacionamentos profissionais mais éticos, empáticos e colaborativos.

Mas afinal, como reconhecer uma empresa verdadeiramente humanizada e quais são os diferenciais que a destacam no cenário corporativo? Para saber mais sobre esse tema, continue a leitura deste artigo que elaboramos!

O que é uma empresa humanizada?

Para compreender o conceito da humanização no ambiente corporativo, é fundamental reconhecer que o capital humano representa o recurso primordial e mais valioso de uma empresa. Portanto, investir no desenvolvimento das pessoas é imprescindível para o progresso integral da organização.

Neste contexto, o termo "pessoas" equivale a todos os indivíduos que têm relação com a instituição: colaboradores, clientes, investidores, fornecedores, comunidade, isto é, seus stakeholders.

Se a sua empresa abraça esse princípio, ou se esse conceito é cultivado pelos gestores e líderes, então está no caminho certo para promover uma abordagem mais humanizada.

Segundo a perspectiva apresentada por Sylvia Constant Vergara e Paulo Durval Branco em seu artigo "Empresa Humanizada: A Organização Necessária e Possível", uma empresa verdadeiramente humanizada vai além da simples busca pelo retorno financeiro para os acionistas. Na prática, ela também prioriza o bem-estar dos funcionários e o cuidado com o ambiente no qual está inserida.

Nesse sentido, os autores exemplificam organizações que, internamente, implementam iniciativas para promover a qualidade de vida dos colaboradores, visando a redução de desigualdades e a promoção de relações mais igualitárias em diversos aspectos.

Externamente, a empresa se envolve em atividades voltadas para a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento das comunidades locais e outros projetos que buscam valorizar e fortalecer a cidadania.

Quando uma gestão é considerada humanizada?

Uma gestão é considerada humanizada quando reconhece e valoriza a individualidade de cada colaborador, levando em conta suas características pessoais. Isso implica em compreender as expectativas, desejos e desafios de cada um, o que fortalece a relação entre a empresa e seus funcionários.

Dessa forma, busca-se criar um ambiente de trabalho mais saudável e agradável, em contraposição a locais onde os objetivos são alcançados sem considerar o bem-estar dos colaboradores, o que pode resultar em um ambiente mais tenso e pressionado.

Com a gestão humanizada, há um suporte emocional mais presente, o que fomenta a confiança e o companheirismo entre os membros da equipe. Além disso, os líderes se tornam mais acessíveis e promovem uma comunicação mais próxima e empática.

Qual a importância em ter uma empresa humanizada?

Ter uma empresa humanizada é de extrema importância, pois ela conquista a admiração e o respeito de todas as partes envolvidas em seus processos. Colaboradores, clientes, parceiros e a sociedade em geral sentem-se atendidos não apenas em suas necessidades práticas, mas também nas emocionais e psicológicas.

Isso gera um vínculo de empatia e lealdade que fortalece a relação entre a empresa e seus stakeholders. Em um mundo cada vez mais consciente da importância do bem-estar, as empresas humanizadas se destacam por priorizar o cuidado com as pessoas, o que as torna altamente valorizadas e admiradas pela sociedade.

Construindo uma empresa humanizada

Algumas estratégias podem ser adotadas para construir uma empresa humanizada, onde as pessoas são valorizadas como o ativo mais precioso da organização. A seguir, apresentaremos sete dicas fundamentais que podem ser implementadas para promover a humanização no trabalho:

1- Promova uma cultura organizacional humanizada

Estabelecer uma cultura organizacional baseada em valores como respeito, empatia e transparência é o primeiro passo para construir uma empresa humanizada. Isso envolve comunicar esses valores e, também, demonstrá-los na prática, desde a alta direção até os colaboradores de todos os níveis hierárquicos.

2- Invista no desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores

Oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal é fundamental. Isso inclui programas de treinamento, coaching e mentoria, além do incentivo ao equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Iniciativas como flexibilidade de horários, home office e políticas de bem-estar contribuem significativamente para a construção de uma empresa humanizada.

3- Fomente a comunicação clara e transparente

Manter canais de comunicação abertos e transparentes é fundamental para construir confiança entre líderes, colaboradores e fornecedores. A comunicação eficaz permite que todos se sintam ouvidos, tenham suas preocupações consideradas e estejam alinhados com os objetivos e valores da empresa.

4- Estimule o envolvimento em causas sociais e ambientais

Uma empresa humanizada se preocupa não apenas com o seu próprio sucesso, mas também com o impacto que gera na comunidade e no meio ambiente. Incentive a participação em iniciativas sociais, voluntariado e ações sustentáveis. Isso demonstra responsabilidade social e ambiental, valores cada vez mais apreciados pela sociedade.

5- Promova a diversidade e inclusão

Uma empresa humanizada valoriza a diversidade em todas as suas formas, como gênero, etnia, idade e orientação sexual. Crie políticas inclusivas que garantam igualdade de oportunidades para todos os colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho mais representativo e enriquecedor.

6- Reconheça e valorize as contribuições individuais

Reconhecer o esforço e as conquistas individuais é essencial para promover um ambiente de trabalho motivador e empoderador. Implemente programas de reconhecimento e recompensa que valorizem os resultados, o comprometimento, a criatividade e o espírito colaborativo dos funcionários.

7- Esteja aberto a feedbacks e melhoria contínua

Uma empresa humanizada está sempre disposta a ouvir e aprender com seus colaboradores e demais stakeholders. Estimule a cultura do feedback, tanto positivo quanto construtivo, e utilize essas informações para implementar melhorias constantes nos processos, políticas e práticas da empresa.

Ao seguir essas dicas, as empresas podem construir um ambiente de trabalho mais humanizado, promovendo o bem-estar dos colaboradores e garantindo a retenção de talentos, além de estimular a produtividade.

Gostou desse conteúdo? Então, leia também nosso artigo que apresenta as melhores dicas para aumentar a energia no ambiente de trabalho.

Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO