Estratégia empresarial: o que é? Tipos e exemplos para aplicar

21.09.2022
Jogo de xadrez
Criar uma estratégia empresarial é uma das ações que todas as companhias que desejam crescer e ir além devem implementar, independente se seja no começo do negócio ou não. 

Não tem ideia do que é uma estratégia empresarial, porém, sabe da necessidade disso para sua organização? 

Confira abaixo mais sobre como funciona, quais são os tipos e veja alguns exemplos para se inspirar! 

O que é estratégia empresarial?

A estratégia empresarial é nada mais do que um direcionamento de ações que são planejadas pela companhia para que tenha maior competitividade em relação aos seus concorrentes. 

Assim, é feita uma análise do cenário local, quais são as capacidades existentes, os objetivos estabelecidos, recursos e demais indicadores para que possa-se ter mais certeza no que será aplicado.   

Por meio disso, sabe-se exatamente como e qual será o direcionamento mais correto para a empresa, qual será a organização adotada e o produto/serviço central que será explorado. 

Por fim, de uma forma simples e direcionada, é a estratégia empresarial que alavancará as próximas rotas da companhia, seja com base num setor, um produto ou toda ela de forma geral, sempre visando o sucesso.  

Estratégia empresarial e planejamento estratégico empresarial é a mesma coisa?

Estratégia empresarial e planejamento estratégico empresarial é a mesma coisa? 

Os dois são diferentes entre si, confira abaixo mais sobre os detalhes que os especificam:

  • Estratégia empresarial: é quando há uma visão, ideia ou apenas um pensamento criativo para que posteriormente, se torne real dentro da companhia; e 
  • Planejamento estratégico: quando existem planos, passo a passo e metas estabelecidas para a implementação da empresa. Ou seja, há um processo de início, meio e fim que deve ser seguido.

O primeiro é a fase inicial onde se tem a dúvida sobre o que será feito, enquanto o segundo, é quando se coloca a mão na massa para que a estratégia tenha um início.

Mas, é importante destacar que nem sempre a estratégia é quem comandará o planejamento estratégico, mas, na maioria das vezes serve como base.


Veja mais sobre: hierarquia empresarial

Tipos de estratégia empresarial

Você sabia que existem vários tipos de estratégias empresariais que podem ser usadas para inspiração ou como base para aplicar dentro de sua companhia?   

Confira abaixo quais são elas! ​​​​​

Estratégia de crescimento

A estratégia de crescimento é quando há o foco no aumento de:
  • Lucros;
  • Vendas;
  • Participação no mercado de atuação;
  • Valor da empresa.

Estratégia de estabilidade financeira

Nesse caso, o foco é quando existem operações em vários setores, onde a empresa analisará:
  • As operações;
  • Os esforços da administração;
  • As empresas existentes;
  • E o ponto de equilíbrio.
Tudo isso visando com que atinja-se a estabilidade financeira com maior excelência.  

Estratégia de expansão

Aqui o foco é em alcançar a expansão da empresa, seja de forma segura ou arriscada. 

Nesse caso, é comum que alguns pontos sejam analisados, como:
  • Se existem lucros acumulados que podem sustentar o investimento;
  • Qual a possibilidade de financiamento - de médio a longo prazo -, para complementar os recursos da companhia.
Qual a demanda e rentabilidade para que o investimento seja feito; Além de claro, compreender qual é o tamanho da expansão desejada, se há mercado para que isso aconteça e se os produtos/serviços são suficientes.  

Estratégia de redução

Por fim, as estratégias de redução costumam aparecer quando os resultados da companhia estão abaixo daquilo que foi definido, ou seja, quando a empresa está em caos. 

Nesse caso, é observado o que deve ser feito para se ter uma melhoria da situação, qual será o ponto de reviravolta, as mudanças necessárias para a melhoria e até planos de liquidação, por exemplo. 

É importante compreender que todos os modelos apresentados anteriormente exigem muito planejamento, estudo específico e cuidado na hora da aplicação!  

Exemplo de estratégia empresarial

Engane-se quem pensa que a pandemia de covid-19 não afetou o EAG! 

Na verdade, foi preciso traçar uma estratégia empresarial para não nos tornarmos uma empresa em caos!

Confira abaixo o que foi executado, desde o início, e que gerou resultados positivos aqui no EAG:

  • Observar o cenário da economia e os efeitos consequentes;
  • Estudar os concorrentes e quem está ganhando destaque dentro do comércio;
  • Explorar novos modelos de vendas - no nosso caso, o modelo online foi adotado e se tornou sucesso rapidamente! e 
  • Aplicação desse novo modelo online e ensinamento para todos os funcionários - incluindo os novos contratados -, via remoto.

Ficou curioso? 

Veja abaixo mais sobre os estudos e aplicações executadas durante a crise e inspire-se você também!


 

Como fazer definição de estratégia empresarial de um negócio?

Quer saber o que deve ser feito para definir de vez a sua estratégia empresarial de seu negócio? 

Confira abaixo algumas dicas super especiais e comece hoje mesmo!  

Use o Canva

Por meio do uso do Canva, você consegue visualizar com mais direcionamento e clareza a estrutura do seu negócio.   

O Canva é dividido entre algumas temáticas, que são:
  • Geração de receita;
  • Necessidade de estrutura e custos para entregar o produto/serviço ao cliente.
Vendas e atendimento do cliente; Além disso, ele é divido entre 9 blocos dentro de 4 categorias, que englobam:
  1. Como: parceiros da empresa;
  2. Como: atividades chaves do negócio;
  3. Como: recursos principais que são usados;
  4. O quê: qual a proposta de valor do seu negócio;
  5. Para quem: relacionamento com o cliente;
  6. Para quem: canais de venda usados;
  7. Para quem: segmento de clientes;
  8. Quanto: estrutura de custos;
  9. Quanto: receitas.
Quer saber como usar essa ferramenta da maneira mais assertiva para seu negócio?

Confira no vídeo abaixo a explicação de Marcelo Germano! 
 

Use o método BSC – Balanced Scorecard

Você já ouviu falar do método BSC - Balanced Scorecard? Criado em 1992 por David Norton e Robert Kaplan, faz sucesso até os dias atuais em empresas do mundo todo!   

Esse é um modelo de gestão empresarial estratégico, chamado também de Indicadores Balanceados de Desempenho, onde leva em consideração todos os indicadores financeiros e econômicos de uma empresa.   

Nesse caso, a análise que é executada usando esse método inclui:
  • Valores e resultados econômicos do mercado de atuação;
  • O foco na experiência do cliente;
  • Quais são os processos internos aplicados;
  • Quem são as pessoas envolvidas;
  • Quais são as ferramentas de inovação e tecnologia aplicadas.
O foco maior são nos indicadores de resultado e de tendência, onde são divididos entre:
  • Out comes: genéricos e que medem resultados de ações já executadas;
  • Drivers: chamados de últimos, onde mostram o desempenho e indicadores específicos.
Assim, com base nele, é possível definir estratégias de uma maneira precisa levando em consideração os fatores da causa e os efeitos que serão analisados, como é o caso:
  • Situação econômica financeira;
  • Situação dos clientes;
  • Análise de processos internos;
  • Itens de aprendizagem e crescimento.
Por fim, diante de todas as análises e pontos levantados, a companhia poderá encontrar qual é a melhor solução que deve ser adotada e assim, criar um planejamento estratégico condizente.  

Como implementar uma estratégia empresarial com sucesso?

Ainda está em dúvida sobre como implementar essa estratégia empresarial com sucesso? 

Uma das maneiras mais indicadas é procurar ajuda externa precisa e experiente!

Nesse caso, o programa EAG pode ser aquilo que você estava procurando, onde por meio de 6 pilares únicos, ajudamos seu negócio crescer e ter mais direcionamento nas ações precisas.   

Mas, quais são os 6 pontos abordados? 
  1. Domínio pessoal: tanto o comandante, quanto os seus colaboradores, devem ter controle de si mesmo e inteligência emocional;
  2. Cultura: quanto têm-se clareza de onde se deseja chegar, seus colaboradores vão se engajar com o desejo final, construindo o sonho de todos em conjunto;
  3. Liderança: assuma o comando como líder e tenha o poder de focar apenas no operacional, delegando tarefas para as pessoas certas;
  4. Gestão: aprenda a definir metas, indicadores, analisar processos e criar planos de ação para ir além;
  5. Finanças: organize sua empresa para lucrar e ter um faturamento muito maior do que imagina;
  6. Tração: é preciso crescer de forma sustentável e não permitir com que a estagnação aconteça!
Confira mais abaixo sobre como o programa EAG ajudou a comandante, Cíntia de Oliveira, a ter uma estratégia e ir muito acima da meta estabelecida! 
 

Ficou interessado em saber mais sobre o programa EAG?

Converse com nossos especialistas e surpreenda-se sobre como sua empresa pode ir muito além do que você imagina!

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO