Planejamento empresarial: o que é, importância e como fazer

25.12.2022
pilha de moedas sobre folhas com gráficos e dados de um planejamento empresarial
Para que uma empresa possa sobreviver com direcionamento e conseguir sempre se reinventar no nicho de atuação, há a necessidade do planejamento empresarial cuidadoso e muito bem executado.   Mas, afinal, o que ele significa? Essa pode ser uma dúvida de muitos empreendedores, principalmente em como organizá-la e colocá-la em prática dentro do negócio.   Confira abaixo algumas dicas para sair do mundo das ideias e efetivamente aplicar esse cronograma em seu negócio, obtendo todos os benefícios atrelados a ele.  

O que é planejamento empresarial? 

O planejamento empresarial é uma das ações de gestão que precisam estar organizadas dentro de um negócio, prevendo assim cenários possíveis, além das metas atreladas.   Ou seja, ele nada mais é do que uma programação bem definida e estabelecida dentro de sua companhia, onde tanto o comandante quanto todos os demais colaboradores sabem o que deve ser feito para chegar ao objetivo final.   Com essa visão de futuro, têm-se uma maior possibilidade de enxergar longe e entender os próximos passos e acontecimentos dentro do negócio, além de recalcular a rota quando necessário.   Assim, todos os envolvidos e setores do negócio estão em harmonia e trabalhando em prol de um propósito final igual, atingindo os pontos com muito mais direcionamento e assertividade.  

Por que é importante fazer um planejamento empresarial?

Você deve estar se perguntando, afinal, qual é a importância de fazer um planejamento empresarial em sua companhia, certo?   Confira abaixo quais são as principais vantagens para começar o quanto antes:
  • Reduza os gastos de dinheiro e tempo: ao saber exatamente o que precisa ser feito e como deve ser feito, têm-se maior assertividade e menos refação nos processos empresariais;
  • Gestão eficaz: têm-se muito mais embasamento e cuidado na tomada de decisões dentro de um negócio, reduzindo as dúvidas e esforço aplicados na companhia;
  • Metas alcançadas muito mais fácil: ao saber o que precisa ser feito e como deve ser aplicado dentro de seu negócio, fica muito mais simples e fácil de conseguir atingir os objetivos que foram traçados logo no início do planejamento;
  • Fluxo de caixa saudável: com esse cuidado em todas as ações e planejamento, é natural que o fluxo de caixa também tenha mais saúde, principalmente pelo controle rigoroso dos custos aplicados dentro da companhia.
São muitos os benefícios de começar essa ação o quanto antes!  

Quais são os objetivos de fazer um planejamento empresarial?

Um dos principais propósitos para que uma empresa aplique o planejamento empresarial é o de estar sempre atualizando-se em seu nicho em específico, principalmente pela transformação rápida e recorrente.   É preciso planejamento constante para lidar com as mudanças do mundo, assim, ao ter todo esse direcionamento, fica muito mais de implementar ações estratégicas em sua companhia.   Esse é um dos pontos de maior destaque dessa ferramenta: a de antecipar os cenários e acontecimentos em sua empresa, permitindo assim mais competitividade e estratégias eficientes.  

Veja mais sobre: hierarquia empresarial

Tipos de planejamento empresarial

Você sabia que existem vários tipos de planejamento empresariais que podem ser aplicados dentro de sua empresa? Confira quais são eles abaixo:  

Planejamento estratégico

Esse é aquele que possui longo prazo, onde sua principal intenção é definir os objetivos e metas principais do negócio.   Ele é usado para que a companhia saiba onde e como pretende chegar aos seus pontos definidos, usando o presente como construção para o ponto final.  

Planejamento tático

O planejamento tático é definido no uso dos recursos humanos e financeiros de uma companhia, colocando em prática para que possa alcançar as metas organizacionais em um prazo médio.   Assim, é trabalho do gestor fazer a delegação das responsabilidades para cada setor, onde cada um é responsável pela criação de estratégias e ações específicas para o alcance do objetivo final em conjunto.  

Planejamento operacional

O planejamento operacional é aquele onde se definem exatamente as tarefas, prazos e cronogramas para toda a aplicação de atividades dentro de uma companhia.   Assim, ele é mais usado para planejamentos de curto prazo, usando de métodos e recursos precisos para que a operação do negócio tenha um fluxo correto de funcionamento.  

Planejamento financeiro

Aqui o foco é a questão financeira da empresa, onde é feito um diagnóstico atual do negócio e assim, planejado metas e estratégias baseando-se nessa quantia, receita e fluxo de caixa.   São definidos os investimentos, cenários e tudo aquilo que pode atrapalhar ou ajudar o quesito financeiro da companhia.   Ele é essencial para que a companhia consiga lidar com diferentes cenários, movimentos e tendências do mercado, trazendo saúde e sobrevivência para o negócio, mesmo quando acontecem quedas e problemas.   Quer saber como fazer um planejamento estratégico empresarial com cuidado e direcionamento? Confira mais abaixo no podcast do EAG com Marcelo Germano. https://www.youtube.com/watch?v=6-p3ODmu1Fk&t=223s

Como fazer um planejamento empresarial?

Se convenceu da necessidade de ter um planejamento empresarial em sua empresa? Confira abaixo algumas dicas para que consiga montar o seu o quanto antes!  

Definição de metas e objetivos

Um dos primeiros pontos é saber definir quais são as metas e objetivos que serão aplicados em sua companhia.   Assim, é possível criar pequenas ações e metas que podem ser alcançadas aos poucos para que no fim das contas, o grande objetivo seja concluído.  

Análise de mercado

Que tal fazer uma análise do mercado do nicho atuante e ter uma visão mais aplicada e direcionada do que está faltando ou pode ser implementado em sua companhia?   Essa é uma das etapas do benchmarking que precisam ser aplicadas com constância dentro de um negócio, sempre verificando o que precisa ser atualizado, principalmente em relação ao o que está ultrapassado.  

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA é uma sigla que significa:
  • P - Plan (Planejar);
  • D - Do (Fazer);
  • C - Check (Verificar);
  • A - Act (Agir).
Assim, é preciso primeiramente fazer o planejamento do que será aplicado dentro do negócio.   Depois disso, colocar o plano em ação e sair do mundo das ideias. Agora, é preciso checar se o que está acontecendo é condizente com o esperado.   Por fim, agir para o início do ciclo ou redirecionar a rota, recomeçando todo o processo sempre que necessário ou de acordo com a finalização do processo.  

Tenha uma estratégia de marketing digital

Para acompanhar tudo o que você fará dentro de sua empresa, é primordial que exista uma ótima estratégia de marketing para atingir o público alvo e novos clientes interessados em sua marca.   Nesse caso, trabalhe de maneira sincronizada com ferramentas como:
  • Instagram;
  • Facebook;
  • Blog;
  • Vídeos no YouTube;
  • Podcast em Spotify.
Divulgar seu negócio em diferentes plataformas é uma maneira de garantir com que muitas pessoas tenham mais engajamento e interesse em saber mais sobre sua empresa.  

O que a falta de planejamento pode acarretar?

E o que acontece se sua empresa não possui nenhum tipo de planejamento em nenhuma instância ou setor?   Alguns dos caminhos mais comuns, são:
  • Falência financeira;
  • Problemas com turnover;
  • Dificuldade em manter o clima organizacional positivo;
  • Problemas para manter e recrutar novos talentos;
  • Problemas no lançamento de novos produtos ou na manutenção dos já existentes.
O que você está esperando para começar o quanto antes essa mudança dentro de seu negócio?   Não deixe de entrar em contato com nossa equipe e saber mais sobre como podemos ajudar no desenvolvimento e manutenção por meio do programa EAG.   Por meio de 6 pilares e muito aprendizado e ensinamento, sua empresa com certeza terá um "antes e depois" ao conhecer o que o EAG pode fazer por você!
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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO