Fases do processo empreendedor: em qual você está?

17.11.2023
Homem sorrindo representando as fases do processo empreendedor

O empreendedorismo sempre foi a aspiração de muitos brasileiros. Desde a tenra idade, muitos ouviram um chamado interno, que os impulsionou a perseguir o sonho de abrir o próprio negócio. Por outro lado, há aqueles que, mesmo sem essa aspiração inicial, encontram-se imersos na jornada empreendedora pelas mais diversas circunstâncias da vida.

Seja qual for a razão que levou a empreender, o fato é que você precisará passar por um processo complexo, que envolve tirar sua ideia do papel e construir os alicerces do seu negócio

Para ajudar nesse desafio, nós apresentaremos, a seguir, as principais fases do processo empreendedor. O objetivo é fornecer as perspectivas e estratégias para aplicar na sua jornada no mundo dos negócios. Continue a leitura!

Como funciona o processo do empreendedor?

O processo empreendedor é um conjunto de passos para organizar a criação e o desenvolvimento de um negócio. Trata-se de uma série de etapas que envolvem decisões estratégicas, trâmites burocráticos e planejamentos específicos para colocar em prática um empreendimento.

Com essa organização, o futuro empresário evita erros e falhas no alicerçamento da sua empresa. Ao projetar um modelo de negócio bem estruturado, é estabelecida uma base sólida para o sucesso, independentemente do campo de atuação ou do porte do empreendimento.

Fases do processo empreendedor

Para que a falta de organização não comprometa a implementação e o desenvolvimento da empresa, o processo empreendedor se desdobra em quatro etapas significativas.

1. Identificação e avaliação da oportunidade

Antes de iniciar a jornada empreendedora, aprofunde-se no entendimento do mercado em que se pretende atuar, pela identificação das oportunidades de negócio, observação de nichos ainda não explorados e avaliação de como o empreendimento vai se inserir nesse contexto, oferecendo o que os futuros clientes demandam.

Nesta etapa, é imprescindível:

  • Analisar a amplitude da oportunidade e o alcance potencial;
  • Avaliar os valores percebidos relacionados àquela oportunidade;
  • Avaliar, de forma ponderada, os riscos e possíveis retornos;
  • Refletir sobre a convergência entre as oportunidades identificadas e as habilidades e metas pessoais do empreendedor;
  • Fazer uma análise crítica da situação dos competidores e da dinâmica da concorrência no mercado alvo.

2. Desenvolvimento do plano de negócios

A elaboração deste planejamento é de suma importância, pois proporciona um panorama completo das possibilidades e dos desafios que o empreendimento enfrentará. Ao contar com um estudo detalhado e um direcionamento estratégico, as perspectivas de sucesso são consideravelmente ampliadas.

Os elementos essenciais a serem contemplados no plano de negócios incluem:

  • Sumário executivo;
  • Definição do conceito do negócio;
  • Composição da equipe de gestão;
  • Análise minuciosa do mercado e da concorrência;
  • Estratégias de marketing e vendas;
  • Estrutura e operação detalhada da empresa;
  • Análise estratégica abrangente;
  • Projeções financeiras sólidas;
  • Inclusão de anexos pertinentes ao final do plano.

3. Captação dos recurso

Calcule o montante para abrir sua empresa e identifique as fontes de financiamento, afinal, sem dinheiro nenhum negócio prospera.

Capitais inicial e de giro e o prazo para atingir a lucratividade são fundamentais para o planejamento. Sem dúvidas, esta etapa figura como uma das mais importantes no processo empreendedor.

Dentre as possíveis fontes de recursos, estão:

  • Recursos pessoais;
  • Apoio de amigos ou familiares;
  • Investidores de capital de risco;
  • Instituições bancárias;
  • Incentivos governamentais;
  • Participação em incubadoras e programas de apoio.

4. Administração da empresa

Após planejar e captar os recursos, é hora de colocar o plano de negócios em ação e fazer a empresa operar plenamente. Para isso, o empreendedor precisa apresentar habilidades sólidas em gestão de processos e liderança de equipes para a eficácia das operações e aumento das chances de sucesso do empreendimento.

Aspectos a considerar na implementação do plano:

  • Estabelecer o estilo de gestão;
  • Identificar os fatores críticos de sucesso;
  • Antecipar e solucionar desafios presentes e futuros;
  • Implementar um sistema de controle;
  • Promover a profissionalização da gestão;
  • Estratégias para explorar novos mercados.

O que é necessário para alcançar o sucesso no processo empreendedor?

O alcance do sucesso no processo empreendedor é uma combinação de elementos-chave. Em primeiro lugar, é essencial disposição para assumir riscos calculados, pois o empreendedorismo, por sua própria natureza, envolve a exploração de novos territórios e a tomada de decisões audaciosas. No entanto, estes riscos precisam ser avaliados meticulosamente, baseando-se em análises sólidas e projeções realistas.

Além disso, a busca contínua por conhecimento e a capacidade de adaptação são cruciais para a competitividade em um ambiente em constante evolução. Dinamismo e flexibilidade mental para lidar com desafios é igualmente importante. Empreendedores bem-sucedidos conseguem se adaptar rapidamente a novas circunstâncias, lidam engenhosamente com obstáculos inesperados e são ágeis na identificação de oportunidades e na formulação de estratégias para capitalizá-las.

Além disso, saber trabalhar em equipe e desenvolver habilidades de liderança é fundamental para construir uma organização sólida. Cultivar uma mentalidade criativa e estar aberto a aprender com experiências, positivas ou negativas, também é indispensável no caminho para o sucesso empresarial

Agora que você se familiarizou com todas as fases do processo empreendedor, adote essa abordagem e elabore planos estratégicos, que verdadeiramente convertam suas ideias de negócio em empreendimentos de sucesso

Caso pense em desistir no meio do caminho, saiba que é normal enfrentar momentos de desafio e incerteza ao longo da jornada empreendedora. No entanto, lembre-se de que muitos empreendedores de sucesso também passaram por essas fases e persistiram. Aprenda com as dificuldades e ajuste sua estratégia conforme necessário. Confira um artigo com três motivos para você não desistir da sua empresa em crescimento.
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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

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