Indicadores de gestão: como acompanhar e analisar

16.10.2023
empresária com um tablet nas mãos, analisando os indicadores de gestão aplicados na sua empresa

O acompanhamento dos principais indicadores de gestão é uma das práticas mais importantes para o seu negócio, pois é possível coletar diversas informações valiosas, que depois podem ser utilizadas na aplicação de melhorias na organização.

Ao começar a acompanhá-los, escolha os indicadores ideais na análise do desempenho do seu negócio.

Para definir os indicadores ideais e ainda conhecer os principais indicadores de cada setor, continue conosco, que vamos mostrar tudo para você!

O que são indicadores de gestão?

Os indicadores de gestão são métricas de análise de todo o andamento da empresa. Com bas neles, são identificadas oportunidades de melhorias. Isso porque eles possibilitam entender o que realmente funciona e o que não dá resultado.

Ao analisar os indicadores, as decisões são mais objetivas. Afinal, elas se baseiam em dados que mostram o resultado dos processos aplicados até o momento.

Além disso, os indicadores ajudam a mostrar como a sua equipe está se desenvolvendo na empresa e se os processos aplicados estão gerando os resultados esperados.

Para que serve e qual a importância dos indicadores de gestão?

A principal função dos indicadores é analisar a atividade estratégica da empresa. Com eles, visualiza-se se a empresa está conseguindo atingir as metas definidas

Assim, os dados gerados pelos indicadores ajudam a demonstrar, em tempo real, o andamento do trabalho de uma equipe ou de vários setores. Dessa forma, a empresa consegue ajustá-lo para atingir os objetivos.

Uma característica que demonstra a importância de indicadores para a gestão é ajudar as empresas a tomarem decisões baseadas em dados, sendo fundamentais para saber se uma decisão é benéfica ou não para a empresa.
 

Exemplos de indicadores de gestão

Existem vários indicadores, desde os de gestão de pessoas até métricas de vendas ou marketing.

Geralmente, são divididos por setores, ajudando a analisar se o conjunto de atividades empregadas está gerando resultado. A seguir, separamos as principais métricas de indicadores de desempenho.

Marketing

O marketing é uma das áreas em que os indicadores de desempenho costumam ser mais analisados, pois orientam os profissionais sobre a melhor estratégia de geração e qualificação de novos leads

Sendo assim, nesse setor, é comum o acompanhamento de métricas como:

  • Total de leads gerados no mês;
  • Taxa de cliques em campanhas;
  • Origem dos leads ou tráfego;
  • Visitantes em uma página;
  • Retenção de leads.

Recursos Humanos

Já a área de Recursos Humanos também precisa analisar os indicadores, a partir dos quais se conhecerá o nível de satisfação dos funcionários na empresa e será avaliada a rotatividade de profissionais.

Para isso, as seguintes métricas costumam ser analisadas:

  • Taxa de rotatividade;
  • Retenção de talentos;
  • Clima organizacional;
  • Produtividade da equipe;
  • Tempo médio de empresa;
  • Índice de satisfação da empresa;
  • Relação de horas trabalhadas com horas extras.

Financeiro

O setor financeiro também não pode ficar de fora e, assim como o de marketing, costuma avaliar frequentemente as métricas para analisar a situação financeira da empresa.

Nesse sentido, os seguintes indicadores financeiros costumam ser observados:

  • Fluxo de caixa;
  • Retorno sobre os investimentos (ROI);
  • Ponto de equilíbrio;
  • Faturamento;
  • Inadimplência;
  • Lucro bruto.

Vendas

A área de vendas de uma empresa precisa sempre verificar os indicadores de modo a avaliar se as estratégias empregadas realmente estão obtendo resultados. Para isso, as seguintes métricas costumam ser consultadas:

  • Ticket médio;
  • Taxa de conversão;
  • Número de oportunidades abertas e fechadas;
  • Tempo médio de venda;
  • Custo de aquisição de cliente (CAC).

Estoque

Por fim, as empresas que dispõem de um estoque também precisam analisar as métricas e evidenciar a movimentação dos produtos, por exemplo, se há perdas ou se o estoque está funcionando bem.

Para este setor, as seguintes métricas são analisadas:

  • Giro de estoque;
  • Perdas no estoque;
  • Tempo de reposição;
  • Ruptura de estoque.

Implementando e analisando os indicadores de gestão na sua empresa

Agora que você já conhece alguns indicadores, faça uma análise minuciosa e escolha aqueles que você acompanhará. Somente assim, a aplicação será benéfica para a organização.

Para isso, separamos três passos simples para definir os indicadores e trabalhar com eles de maneira produtiva.

1. Desenvolva uma estratégia

Antes mesmo de definir os indicadores a seguir, é fundamental saber o porquê dessa análise. Somente com um porquê definido é que você saberá o que de fato precisa analisar e a importância da gestão de indicadores.

Por isso, o primeiro passo para começar a analisar os indicadores de gestão é criar uma estratégia, definindo um objetivo que contribua para o crescimento do negócio.

Após, estabeleça um plano de ação, ou roadmap, para alcançá-lo, dividindo as principais tarefas em etapas para assim visualizar um caminho.

Somente ao conhecer o seu objetivo e plano de ação é que você saberá os indicadores que auxiliarão a evidenciar, com clareza, o andamento da sua estratégia.

2. Defina os indicadores

Com a estratégia pronta, siga para o segundo passo, que é identificar os indicadores para análise da sua estratégia.

Aqui é importante que o indicador seja direto e compreenda uma métrica que realmente mostre a influência dos seus processos no resultado.

Além disso, é importante focar na qualidade do indicador, e não na quantidade. Para avaliar uma estratégia, nem sempre é preciso acompanhar muitos indicadores.

Escolha entre 4 a 8 métricas para acompanhar de perto e verificar o andamento da estratégia.

3. Defina metas claras

Com a estratégia e os indicadores estipulados, o terceiro e último passo é estabelecer metas empresariais a alcançar em cada etapa do seu plano de ação.

Fixar as metas é importante, porque ajudam a afirmar se a empresa está perto ou não de atingir o objetivo da estratégia.

Além disso, como os indicadores de desempenho são numéricos, definir uma meta contribui para entender quando um indicador está bom ou ruim para o seu planejamento.

Com essas dicas, você começará a trabalhar com os indicadores de gestão com o pé direito e aproveitará ao máximo tudo que os dados oferecem.

Mas você não precisa parar por aqui! Continue navegando no site do EAG e leia mais conteúdos que ajudarão a gerenciar seu time de maneira eficiente!

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO