Jornada do colaborador: saiba como estruturá-la corretamente

18.11.2023
Mulher recebendo a notícia de uma promoção na empresa, que é uma das etapas da jornada do colaborador

A jornada do colaborador é uma ferramenta essencial ao seu negócio. Com ela, você consegue estruturar melhor a experiência dos profissionais na sua empresa, atrai os talentos certos e fortalece a cultura empresarial!

Mas como, de fato, estruturar uma boa jornada do colaborador? É isso o que você vai aprender neste artigo! Separamos as 8 etapas de uma jornada e 3 dicas para você desenvolver a sua!

O que é a jornada do colaborador?

A jornada do colaborador é a representação geral do ciclo de vida de um profissional durante seu vínculo com uma empresa e engloba todas as etapas e interações que o colaborador vivencia na organização, desde o momento em que é contratado até quando é desligado.

Conhecer e fazer o mapeamento da jornada do colaborador é fundamental para um alinhamento de expectativas entre empresa e colaborador.

Além disso, por uma jornada definida, é possível aplicar melhorias na experiência do profissional com a empresa.

Por que é importante a atenção à experiência do colaborador?

O cuidado com a experiência de um funcionário na empresa é uma prática que proporciona diversas vantagens, tanto para a empresa quanto para o colaborador. Ao definir a jornada do colaborador, a empresa consegue:

  • Atrair os melhores talentos para a organização;
  • Fortalecer uma reputação positiva da empresa no mercado;
  • Melhorar o clima organizacional da empresa;
  • Aumentar a produtividade da equipe.

Por outro lado, o colaborador atua em um ambiente profissional propício ao seu crescimento, com um bom clima entre as equipes e mais segurança.

Quais são as etapas da jornada do colaborador?

Ao todo, a jornada do colaborador contém 8 etapas, que englobam o momento de atrair um novo talento até o que ele sai da empresa em busca de novas oportunidades.

Separamos as etapas a seguir, essenciais ao desenvolvimento da jornada dos colaboradores na sua empresa

1. Atração

A fase inicial da jornada do colaborador concentra-se na atração de talentos. Neste estágio, a empresa procura despertar o interesse dos profissionais, o que está diretamente ligado à percepção da marca empregadora

Por isso, para atrair talentos de maneira eficaz, é necessário adotar estratégias como:

  • Comunicar os valores, missão e visão da empresa;
  • Oferecer planos de carreira;
  • Destacar pontos fortes da empresa;
  • Apresentar os benefícios oferecidos.

Essas ações contribuem para uma primeira impressão positiva e despertar o interesse dos profissionais em se integrarem à equipe.

2. Recrutamento e seleção

Já o foco da segunda etapa é recrutar e selecionar os profissionais com interesse em trabalhar na empresa.

Nesta etapa, avalie se os candidatos detêm as competências técnicas e comportamentais necessárias, bem como se estão alinhados com os valores e a cultura da empresa.

Para isso, é relevante que a empresa já tenha criado todos os planos de carreiras para os cargos da organização. Com base nele, é possível conferir os critérios básicos ao candidato ideal para executar bem a função.

3. Admissão

Uma vez que um talento é selecionado, chega o momento de formalizar a contratação, ingressando na fase de admissão.

Este estágio não se trata apenas do ato de admitir, mas também de estabelecer um vínculo contínuo entre o novo colaborador e a empresa.

Na terceira etapa, o departamento pessoal desempenha um papel essencial, já que esse setor cuida de toda a parte burocrática da contratação. Para obter sucesso, é crucial manter uma comunicação clara com o novo colaborador.

4. Onboarding

Já o onboarding, ou embarque, marca o início da jornada do colaborador em uma nova cultura e ambiente corporativo. Esta etapa abrange uma série de ações que visam integrar o novo profissional à equipe.

Para isso, a equipe de RH precisa disponibilizar as informações mais relevantes sobre a empresa, a função e o departamento onde o colaborador atuará, proporcionando uma visão completa de tudo o que o aguarda

Esse também é momento para ministrar treinamentos e interagir com a equipe a fim de que todos se conheçam.

Integração na empresa: Como receber um novo funcionário? | EAG

5. Engajamento

O engajamento do colaborador é um componente essencial ao sucesso de uma empresa, por isso está aqui representado na quinta etapa da jornada do colaborador.

Um empregado engajado é alguém que demonstra comprometimento com a qualidade de seu trabalho, experimenta níveis baixos de estresse, contribui ativamente para encontrar soluções e há mais probabilidade de permanecer no emprego a longo prazo.

No entanto, construir uma cultura de engajamento requer tempo e esforço. Confira algumas técnicas para adotá-la em sua empresa:

  • Pesquisas de engajamento;
  • Reconhecimento do esforço dos colaboradores;
  • Investimento em feedbacks;
  • Cuidado com a saúde mental e física dos funcionários.

Essas ações contribuem para um ambiente de trabalho que estimula o engajamento e resulta em colaboradores mais satisfeitos, produtivos e leais à organização.

6. Treinamento

Na sexta etapa da jornada do colaborador, treinamento, a empresa ministra cursos, palestras e workshops que aprimorem as habilidades

Além disso, esta fase é uma boa oportunidade para a empresa aprender a como aumentar a performance do colaborador.

Quando o profissional chega à sexta etapa, já se adaptou à cultura da empresa e ao time e já está engajado. Por isso, essa é uma boa hora para melhorar o desempenho, até para prepará-lo para uma futura promoção.

7. Promoção

Uma vez que os colaboradores estejam engajados, demonstram competência e alcançam resultados notáveis, é chegada a hora de reconhecer seu talento com novas responsabilidades e promoções.

Para isso, é importante que a empresa já disponha de um plano de carreira, definido a hierarquia dos cargos, a fim de facilitar o processo.

Além disso, também é preciso considerar os anseios do próprio colaborador e entender para onde deseja que a própria carreira siga.
 

8. Offboarding

Por fim, a última etapa da jornada do colaborador, o desligamento, ocorre tanto por iniciativa da empresa, resultando em uma demissão, quanto por decisão do próprio funcionário ao solicitar sua saída.

Quando um funcionário opta por se desligar, é essencial compreender as motivações que o levaram a tomar essa decisão.

Para isso, muitas empresas conduzem entrevistas de desligamento para coletar informações sobre as razões do profissional e também avaliar o clima organizacional.

Essas informações são cruciais para a empresa implementar melhorias em seus processos e, assim, aprimorar a experiência do colaborador no futuro.

Estruturando a jornada do colaborador, na prática

Agora que você já conhece as principais etapas, aprenda a fazer a jornada do colaborador. Para isso, separamos 3 dicas simples, que ajudarão nessa empreitada!

1. Elabore um perfil de funcionário ideal

Criar um perfil de colaborador ajuda numa orientação no momento de desenvolver a jornada e representa a personificação dos traços, competências e valores que melhor se alinham com a cultura e os objetivos da empresa

Com um perfil definido, a empresa toma decisões mais alinhadas com suas necessidades e metas, resultando em uma equipe mais coesa e produtiva.

2. Defina a jornada do colaborador

Agora, é possível seguir com a definição da jornada dos colaboradores na sua empresa.

De que forma a sua empresa vai trabalhar em cada uma das etapas? Para isso, estabeleça processos evidentes, de forma que ofereça a melhor experiência para o profissional e também fortaleça a cultura da empresa.

3. Inclua os funcionários

Para uma jornada eficaz, é crucial envolver os funcionários no processo. Afinal, são os protagonistas dessa experiência, pelos quais você conseguirá entender o que realmente funciona na jornada.

Faça pesquisas de satisfação, ou até reuniões de feedback, para promover um diálogo aberto.

Ao envolver os funcionários, as empresas identificam áreas de melhoria, adaptam políticas e práticas e fortalecem o comprometimento dos colaboradores com a organização

Além disso, o engajamento permite formar um time autogerenciável, que consegue prosseguir sozinho com a jornada do colaborador!


Com o Programa do EAG, aprenda o passo a passo de como desenvolver uma equipe proativa!

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

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