Faça sua empresa crescer com a Matriz Ansoff

29.11.2023
Empresário segurando um tablet e anotando em gráficos impressos em sua mesa representando o uso da matriz ansoff

Quer dar um passo além na gestão estratégica da sua empresa e não sabe por onde começar? A Matriz Ansoff pode ser o diferencial que você procura.

Essa é uma ferramenta poderosa, utilizada por muitos empresários ao redor do mundo, com resultados impressionantes: segundo a Harvard Business Review, empresas que fazem uso da Matriz Ansoff apresentam um crescimento 15% maior em relação às que não a utilizam.

Compreender e aplicar a Matriz Ansoff no seu negócio é crucial para sair do operacional e focar no estratégico, afinal, o futuro do seu negócio pode estar a um modelo de distância.

Neste artigo, vamos te mostrar exemplos práticos de como fazer isso. Se prepare para transformar sua empresa!

O que é Matriz Ansoff?

A matriz Ansoff é uma estratégia que ajuda empresários a identificarem oportunidades de expansão. E o melhor: ela é simples de aplicar.

Agora, você deve estar se perguntando: como fazer isso? Bem, a matriz Ansoff se baseia em quatro cenários possíveis: penetração de mercado, desenvolvimento de novos produtos, desenvolvimento de novos mercados e diversificação. Cada um desses cenários tem suas particularidades.

Por exemplo, na penetração de mercado, o objetivo é vender mais produtos existentes para o mercado atual. Mas, não se preocupe, pois mais adiante vamos explicar sobre cada um desses cenários.

Para que serve?

Imagine que você é um empresário com uma visão estratégica a longo prazo. Quer parar de apagar incêndios e começar a conduzir seu negócio com mais clareza rumo ao crescimento, certo? É aqui que a Matriz Ansoff entra em cena.

A Matriz Ansoff é uma ferramenta estratégica poderosa, usada para auxiliar empresários e gestores a planejar o futuro do negócio.

Isso porque, ela oferece uma visão clara de onde seu negócio está agora e quais as melhores direções para crescer. E mais, ela pode ajudá-lo a evitar os incêndios antes mesmo de eles começarem. Afinal, tendo maior conhecimento sobre em que direção seguir, as chances de pisar em falso em um investimento estratégico, são menores.

Benefícios

Diversificação de Riscos

Um dos principais benefícios é que a aplicação da Matriz Ansoff permite que as empresas diversifiquem seus riscos ao explorar diferentes combinações de produtos e mercados.

Ao investir em novos produtos ou novos mercados, as empresas reduzem a dependência em um único segmento e se protegem contra imprevistos setoriais. Isso cria um portfólio de atividades mais equilibrado, capaz de absorver choques externos com maior resiliência.

Aproveitamento Máximo dos Recursos Existentes

Utilizando a Matriz Ansoff, as empresas podem maximizar o uso de seus recursos atuais, pois a ferramenta incentiva a exploração de novas oportunidades de crescimento sem negligenciar as operações existentes.

Isso promove uma expansão consciente, buscando novas formas de utilizar a capacidade produtiva, o conhecimento de mercado e as competências acumuladas para gerar mais valor.

Estímulo à Inovação

Incentivar a inovação é mais um dos benefícios da Matriz Ansoff. Ao considerar o desenvolvimento de novos produtos ou a entrada em novos mercados, a empresa é impelida a pensar de forma criativa e inovadora.

Isso pode levar ao desenvolvimento de tecnologias inéditas, novas abordagens de mercado e produtos que satisfaçam necessidades ainda não atendidas, mantendo a competitividade e o dinamismo organizacional.

Quais são os 4 quadrantes da Matriz Ansoff?

Depois de entender o que é e conhecer os principais benefícios, é hora de se aprofundar um pouco mais para compreender o funcionamento desse recurso.

Nesse sentido, a matriz Ansoff, criada pelo economista Igor Ansoff, é dividida em quatro quadrantes estratégicos: penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produto e diversificação.

Penetração de mercado

Falar em penetração de mercado é se referir ao aumento das vendas dos produtos ou serviços atuais para os clientes já existentes.

Trata-se de aprofundar-se na parcela do mercado que você já conquistou. Aumento da frequência ou do volume de uso, modificações no design do produto e esforços promocionais mais agressivos são algumas das estratégias utilizadas nesse quadrante.

Desenvolvimento de mercado

Avançando na matriz Ansoff, temos o desenvolvimento de mercado. Aqui, o objetivo é vender os produtos ou serviços atuais para novos mercados. Isso pode ser feito explorando novas regiões geográficas, criando novos usos para o produto ou atingindo um novo segmento de clientes.

Desenvolvimento de produto

No desenvolvimento do produto, a proposta é oferecer novos produtos ou serviços para o mercado atual. Isso pode significar adicionar recursos aos produtos existentes, introduzir novas linhas de produtos ou até mesmo adquirir novos produtos através da fusão ou aquisição.

Diversificação

Por último, mas definitivamente não menos importante, temos o quadrante da diversificação. Isto implica em oferecer novos produtos a novos mercados.

É certamente o quadrante mais arriscado da matriz Ansoff, pois requer que você entre em territórios desconhecidos em termos de produto e mercado.

Como aplicar a Matriz Ansoff na sua empresa?

Para aplicar esse recurso, o primeiro passo é saber quais são os pontos fortes que a sua empresa possui.

Para isso, busque responder aos seguintes questionamentos:

  1. Qual o diferencial da empresa?
  2. Por que o público escolhe comprar o meu produto ou serviço em vez do produto ou serviço do concorrente?
  3. O que os clientes mais elogiam no meu negócio?

Identificar as respostas para essas perguntas ajudará você a entender qual parte da matriz você deve seguir primeiro.

Por exemplo, se a empresa tiver um bom histórico de inovação, a melhor estratégia pode ser a de diversificação.

Já se a empresa tem um serviço ou produto que é considerado razoável, mas que tem um grande potencial para campanhas de marketing, a melhor escolha pode ser focar na penetração de mercado.

Sendo assim, é fundamental entender a posição atual da empresa para aplicar a Matriz Ansoff estrategicamente a fim de expandir o seu negócio.

Vamos pensar em alguns exemplos práticos?

Para entender um pouco mais, que tal pensar na Matriz Ansoff com exemplos?

  1. Diversificação de produtos: Uma empresa de bebidas que tradicionalmente produz sucos de frutas pode aplicar a Matriz Ansoff ao diversificar seu portfólio. Nesse caso, ela pode introduzir uma nova linha de smoothies saudáveis para atender a uma demanda crescente por opções mais nutritivas.
  2. Desenvolvimento de mercado: Um serviço de streaming de música que deseja expandir sua atuação pode utilizar a Matriz Ansoff para entrar em novos mercados geográficos. Para isso, pode adaptar seu conteúdo e marketing para atender às preferências culturais de diferentes países.
  3. Penetração de mercado: Uma marca de cosméticos que já possui uma base estabelecida de clientes pode aplicar a Matriz Ansoff para aumentar sua participação no mercado. Como? Promovendo campanhas de fidelização e oferecendo descontos ou benefícios exclusivos para consumidores recorrentes, por exemplo.

Chegando ao final desse conteúdo você já tem em mãos uma poderosa ferramenta que pode alavancar o crescimento de sua empresa: a Matriz Ansoff.

Vimos neste artigo o que é essa matriz, para que serve, seus benefícios e os 4 quadrantes que compõem essa estratégia. Além disso, apresentamos alguns exemplos para auxiliar no entendimento da ferramenta.

Lembre-se: empresas bem-sucedidas não ficam à deriva na gestão estratégica - elas usam ferramentas robustas como a trazida hoje para navegar com confiança em direção ao crescimento.

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

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