Matriz BCG: o que é e vantagens

06.12.2023
Pessoa segurando um tablet com gráficos que representam seus investimentos a partir da matriz BCG.

Como você gerencia o portfólio de produtos/serviços do seu negócio? Afinal, a forma como isso é feito influencia na decisão de onde serão feitos os investimentos e, nos retornos, que é o mais importante.

Saiba que uma das ferramentas que auxiliam a fazer esse gerenciamento, por meio de uma análise de cada item, é a matriz BCG.

Entenda o que ela é, como funciona e quais são as vantagens e os pontos de atenção ao utilizá-la!

O que é matriz bcg?

A matriz BCG é uma metodologia que serve para analisar o desempenho dos produtos ou serviços de uma empresa em relação à aceitação do público-alvo. Para isso, a matriz utiliza o conceito de ciclo de vida do produto/serviço.

A partir dela os empresários conseguem identificar quais são as estratégias e investimentos que devem ser utilizados no marketing para obter os resultados esperados em cada produto.

Essa metodologia possui o nome BCG porque foi desenvolvida pela Boston Consulting Group, na década de 1970. Desde então ela segue sendo utilizada por empresas de diversos segmentos.

Como funciona uma matriz bcg?

Para entender o funcionamento da matriz BCG é preciso saber que esse método permite que você descubra e compreenda o momento atual de cada serviço ou produto no mercado.

Nesse sentido, a matriz tem representação gráfica e é feita de dois eixos: eixo y e eixo x. o primeiro diz respeito ao crescimento do mercado, já o segundo à participação relativa.

O eixo que trata sobre o crescimento do mercado é referente ao quanto de crescimento o mercado está tendo e o quanto de espaço existe para o produto/serviço que está sob análise.

Por outro lado, o eixo da participação relativa revela o quanto a sua empresa domina o mercado dentro do seu respectivo segmento.

Além disso, cada eixo possui dois setores, formando-se um quadrante com 4 categorias:

  • Vaca leiteira;
  • Estrela;
  • Interrogação (ou em questionamento);
  • Abacaxi.

Quais são os quadrantes de uma matriz bcg?

Para entender melhor o funcionamento dessa matriz, é importante conhecer o que cada quadrante representa:

Estrela

O primeiro quadrante recebe o nome de estrela, que representa alto crescimento, aliado à alta participação de mercado.

Ou seja, um serviço/produto enquadrado como estrela possui boa rentabilidade, ao mesmo tempo que necessita de alto investimento.

Esse tipo de produto tem um alto índice de vendas, o que faz com que ele mantenha um bom posicionamento de mercado, mesmo que para isso necessite de constante investimento em razão do crescimento do mercado.

Vaca leiteira

Na categoria de vaca leiteira ficam os produtos considerados indispensáveis. Nesse caso, já existe uma consolidação do mercado, demandando pouco investimento.

Produtos que se mantêm com um balanço positivo na empresa devem ser elencados nesse quadrante. Por ter alta rentabilidade, a empresa consegue “ordenhar” frequentemente esses itens, por isso o nome do quadrante.

Para pensar na matriz BCG exemplo de vaca leiteira podemos elencar o produto que é o carro-chefe de uma empresa. Ele já é bastante consolidado e conhecido do público e tem ótima lucratividade. 

Ponto de interrogação

Em geral, os produtos que ficam classificados na parte de ponto de interrogação são aqueles inovadores, que desbravam um novo segmento ou até um mercado novo.

Assim, como o mercado ainda não está estabelecido, o produto acaba tendo uma adesão baixa por parte do público. Porém, o potencial desses itens é alto, se a empresa realizar o investimento correto.

Abacaxi

Por fim, o quadrante do abacaxi trata daqueles produtos ou serviços que representam problemas à empresa.

Nesse sentido, quando um produto é denominado de abacaxi, quer dizer que ele já chegou ao final da sua vida e está em declínio no mercado.

Isto é, são itens que já não são mais inovadores, ou que não possuem qualidade a ponto de acompanharem o crescimento do nicho.  Junto a isso, o volume de vendas dos produtos abacaxis é bastante baixo.

Assim, é fundamental que a empresa saiba reconhecer quando um de seus serviços/produtos chegou nesse momento. Afinal, o investimento em produção e marketing seguem sendo feitos, mas já não há mais retorno.

Portanto, nesses casos, tirar de circulação esse item é uma forma de solucionar o problema, pois libera recursos para serem alocados em outras demandas que necessitam, como no caso de produtos estrelas e ponto de interrogação.

Vantagens e pontos de atenção ao utilizar a matriz BCG

Sabendo o que é matriz bcg e como ela funciona, é hora de conhecer algumas vantagens e desvantagens que ele possui.

Vantagens

Apoio na tomada de decisões

Saber onde deve-se investir é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa. Afinal, investir pesado em um produto ou serviço fadado ao fracasso, é um desperdício e prejudica o crescimento do negócio.

Essa é justamente uma das grandes vantagens da matriz BCG, pois ela permite que você compreenda, de uma forma mais completa, seus produtos. A partir daí, você consegue identificar quais possuem mais potencial, em qual fase de desenvolvimento ele está ou se já está em declínio.

Assim, esses dados servem como base para a tomada de decisões nos investimentos da empresa.

Fácil utilização

O uso dessa matriz é simples, pois são somente quatro categorias e classificar os produtos em cada uma delas não é uma tarefa demorada.

Pontos de atenção

Como qualquer outra ferramenta ou metodologia, na matriz BCG também existem pontos que podem ser desfavoráveis se você não tiver um pouco mais de atenção.

Nesse sentido, um dos principais é que a análise é mais direcionada à participação no mercado. No entanto, essa não pode ser a única forma considerada no momento de definir se um item é um fracasso ou um sucesso.

Além disso, pode acontecer de, dependendo do caso, um produto classificado como abacaxi ter melhores resultados futuros do que outro classificado como vaca leiteira ou estrela.

Portanto, essa matriz é muito útil e tem diversas vantagens, porém é interessante não utilizar apenas uma estratégia de análise ou uma única metodologia.

Usando mais um de recurso você consegue ter uma visão mais ampla para chegar a um resultado que seja o mais fiel e verdadeiro do momento pelo qual sua empresa está.

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO