Modelagem de negócios: entenda o que é e como fazer na prática

23.10.2023
Pessoa visualizando e colocando em prática uma modelagem de negócios em sua empresa.

Construir um negócio do zero é uma jornada repleta de desafios, que exige não apenas coragem, mas também uma visão estratégica meticulosa. É nesse sentido que a modelagem de negócios desponta como uma ferramenta indispensável para empreendedores que almejam prosperar no competitivo cenário empresarial brasileiro.

Desenvolvida pelo suíço Alex Osterwalder, a modelagem de negócios permite criar uma base sólida para o crescimento sustentável de uma empresa. É por meio dela que o empreendedor consegue visualizar de forma clara e organizada todos os elementos que compõem a estrutura e o funcionamento do negócio

Nos próximos tópicos, exploramos essa ferramenta de forma mais detalhada para que você possa compreender como aplicá-la nos diversos aspectos do seu empreendimento. Continue a leitura!

O que é modelagem de negócios?

A modelagem de negócios, também chamada de Modelo Canvas, é uma ferramenta projetada para proporcionar a compreensão abrangente de um empreendimento

Funciona como uma bússola orientadora, apresentando em um mapa visual os elementos-chave da empresa, como: fontes de receita, recursos essenciais, atividades desenvolvidas, principais parcerias, entre outros

Seu propósito é analisar todas as fases de um projeto, promovendo uma integração mais organizada e dinâmica que, por conseguinte, conduz a resultados mais eficazes.

Importância da modelagem de negócios

Ao estabelecer um modelo de negócios bem estruturado, você está construindo os alicerces para o crescimento da sua empresa. A partir desse ponto, o seu empreendimento pode progredir para práticas inovadoras que aprimoram o processo de produção.

Em um ambiente empresarial competitivo, a inovação é um diferencial essencial. Empreendedores devem se dedicar a estudar e pesquisar maneiras de se destacar. No entanto, avançar sem organização pode mais prejudicar do que ajudar.

Ao aplicar a modelagem de negócios, você ganha a confiança necessária para inovar com tranquilidade. Isso ocorre porque, ao delinear um objetivo claro, você consegue racionalizar os processos envolvidos na construção do seu negócio.

Com todas as etapas claramente delineadas, torna-se simples identificar áreas que podem ser aprimoradas ou otimizadas. Além disso, ao contar com um modelo de negócios bem definido e alinhado com os colaboradores da sua empresa, todos os membros da equipe trabalham em harmonia e focados em um mesmo objetivo.

Benefícios práticos da modelagem de negócios

A modelagem de negócios proporciona uma ampla gama de benefícios. A seguir, confira algumas vantagens que podem ser obtidas para o seu empreendimento:

  • Facilita a coerência e alinhamento da empresa com as necessidades do mercado;
  • Permite identificar e destacar o diferencial competitivo em relação aos concorrentes;
  • Facilita a identificação dos pontos cruciais para o sucesso do negócio;
  • Estimula o engajamento da equipe na geração de ideias;
  • Pode ser aplicada em diversos tipos de negócios, independentemente do porte da organização.

Passos da modelagem de negócios

Existem diversos esquemas de modelagem de negócios que podem ser adotados, dependendo do segmento e dos objetivos do empreendimento. No geral, esses modelos auxiliam na organização e eficiência dos processos, proporcionando uma estrutura sólida para a operação

Confira um passo a passo explicativo para modelar sua empresa:

  1. Proposta de valor;
  2. Segmentos de clientes;
  3. Canais;
  4. Relacionamento com clientes;
  5. Atividades-chave;
  6. Recursos-chave;
  7. Parcerias-chave;
  8. Fontes de receita;
  9. Estrutura de custos.

1. Estabeleça uma proposta de valor

A proposta de valor representa o que sua empresa oferece ao mercado de forma única e valiosa para os clientes. Ela define como seus produtos ou serviços atendem às necessidades ou solucionam os problemas dos consumidores de maneira diferenciada.

2. Faça a segmentação de clientes

Identificar o segmento de clientes é crucial para direcionar seus esforços de marketing e vendas. Consiste em compreender e definir claramente quais grupos ou perfis de consumidores serão o foco principal da sua empresa.

3. Selecione os canais

Os canais compreendem os meios pelos quais seus produtos ou serviços chegam aos clientes. É essencial determinar a estratégia de distribuição e comunicação mais eficaz para garantir a acessibilidade e conveniência para o cliente.

4. Desenvolva estratégias de relacionamento

O relacionamento com clientes aborda como sua empresa interage e se comunica com cada segmento. Isso engloba desde o atendimento pré-venda até o suporte pós-venda, criando uma experiência satisfatória e fidelizando os consumidores.

5. Defina as atividades-chave

As atividades-chave são os processos e tarefas fundamentais para entregar a proposta de valor ao cliente. Identificar e focar nas atividades essenciais otimiza a eficiência operacional e a entrega de valor.

6. Identifique quais são os recursos essenciais

Mapeie tudo que é necessário para viabilizar as atividades-chave. Podem incluir infraestrutura física, tecnológica, capital humano e financeiro, entre outros. Garantir a disponibilidade e adequação desses recursos é vital para o funcionamento da operação.

7. Defina as principais parcerias

Principais parcerias são as colaborações estratégicas que complementam suas atividades ou fornecem recursos que não estão diretamente disponíveis na empresa. Elas podem envolver terceirizações, alianças estratégicas ou acordos de cooperação.

8. Determine as fontes de receita

Fontes de receita delineiam como a empresa gera faturamento a partir de suas propostas de valor. Isso pode ocorrer por meio de vendas diretas, subscrições, publicidade, entre outros modelos de monetização.

9. Avalie a estrutura de custos

A estrutura de custos engloba todos os gastos necessários para operar o negócio e entregar a proposta de valor. Compreende custos fixos e variáveis, incluindo despesas com pessoal, infraestrutura, marketing, entre outros. Gerenciar esses custos de forma eficiente é fundamental para a sustentabilidade financeira do empreendimento.

Modelagem de negócios na prática

Como você pôde ver, a aplicação da modelagem de negócios em sua empresa demanda um entendimento básico do empreendimento, incluindo a habilidade de definir os fatores críticos de sucesso, como o público-alvo, a proposta de valor e os recursos-chave necessários.

O Canvas é frequentemente a ferramenta preferida para obter os melhores resultados na gestão do negócio. Ele é altamente eficaz e composto pelos 9 blocos essenciais mencionados acima.

Veja como é o painel da ferramenta Canvas do Sebrae na versão desktop:

Fonte: captura de tela da ferramenta Canvas feita pelo autor do texto.
Fonte: captura de tela da ferramenta Canvas feita pelo autor do texto.
 

A aplicação do Canvas pode ser implementada em empresas de diversos portes, desde startups e pequenas e médias empresas até grandes corporações. A ideia por trás do uso do Canvas nas empresas é envolver diretamente os participantes no processo de análise, tornando a ferramenta um modelo colaborativo e facilitando a obtenção de resultados sólidos.

Agora que você já sabe como aplicar a modelagem de negócios em seu empreendimento, não deixe de conferir os outros conteúdos do nosso blog que podem fornecer insights valiosos para o crescimento da sua empresa.

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

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