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Modelo de Negócio: tipos, diferenças e como definir o melhor

15 de fevereiro de 2023

Muitas empresas, sejam elas experientes ou não, costumam ter dúvidas sobre como iniciar um empreendimento, principalmente quando o foco é no afazer errado.   Você já ouviu falar na elaboração do plano de negócio? É ele quem vai ser a diretriz para que tenha um passo a passo condizente para iniciar ou aprimorar a sua companhia.   Mas, é natural que muitas pessoas façam confusão durante a criação desse processo, portanto, leia abaixo informações completas de como ele funciona e quais são suas especificações!  

O que é um modelo de negócio?

O que é um modelo de negócio? O modelo de negócios é como você pretende com que sua empresa entregue valor para os consumidores, onde há uma criação de elementos e várias etapas que explicam exatamente o produto ou serviço da corporação.   É nesse documento que se tem tudo o que a organização pretende entregar, assim como a relação que pretende ter com as outras corporações.   Com ele, também se tem as qualidades, os pontos fracos e também aquilo que precisa ser aprimorado com o passar do tempo, principalmente pela visão macro e estratégica da companhia.  

Modelo de negócio x plano de negócio: qual a diferença?

Mesmo que os conceitos pareçam parecidos, é importante compreende as diferenças entre um e outro.   O plano de negócio é mais detalhado, onde mostra-se quais são as ações mais viáveis levando como base uma análise do mercado, da economia e dos processos que já existem.   Geralmente, ele é desenvolvido quando há o interesse de investidores ou patrocinadores.   Enquanto isso, o modelo de negócios é o que antecede o plano, mostrando todas as etapas que precisam estar nesse documento, onde os detalhes são reduzidos, focando na praticidade e no entendimento rápido.   Um complementa o outro, onde costumam levar tempo para serem desenvolvidos e agregar valor para quem está verificando essa documentação.  

Tipos de modelo de negócio

Você sabia que existem vários tipos de modelos de negócio? Inclusive, muitas empresas possuem vários dentro da mesma companhia, portanto, confira quais são eles:  

B2C: Business to consumer

Chamado de Business to Consumer, ele destina o produto ou serviço para o consumidor final. Alguns exemplos práticos do dia a dia que trabalham nesse formato, são:

  • Supermercados;
  • Barbearias;
  • Lojas de departamento.

B2B: Business to business

O Business to Business tem como principal intenção a venda de organizações para outras empresas, como é o caso de:

  • Atacadistas;
  • Companhias da indústria;
  • Grandes empresas de medicamentos.

B2B2C: Business To Business To Consumer

Já esse formato oferece o serviço ou o produto diretamente para o comprador, mas, usa de um intermediador para realizar a venda, como é o caso do Mercado Livre, a Amazon e a Submarino.  

B2G: Business to Government

Diferente dos modelos anteriormente citados, aqui é quando a compra é feita na iniciativa privada, chamado assim de B2G.   O principal diferencial é de que são recursos públicos usados como base, principalmente taxas e impostos, dos quais são utilizados via licitações para encontrar a melhor opção.  

Franquias

Aqui há o pagamento de uma terceira pessoa para usar o direito da marca e do produto de uma empresa já formada, seja por tempo específico ou não.   Muitas das grandes empresas são franquias, como: McDonalds, Subway e O Boticário.  

Assinaturas e Paywall

O termo Paywall significa “Muro de pagamento”, onde quando se está lendo ou visualizando algum conteúdo na internet, há um bloqueio do item em sua forma integral.   Ele geralmente é vendido em formato mensal, onde o usuário realiza o pagamento de uma taxa para ter o acesso completo a um portal, site ou conteúdo.   Algumas empresas que usam essa ferramenta, são: The New York Times, Estadão e a Folha de São Paulo.  

Startup

Uma startup é uma companhia nova, onde geralmente tem uma ideia inovadora que vai impactar a sociedade, seja através de um produto ou de um serviço prestado.   O principal diferencial dela dos outros modelos é o risco, onde é algo que ainda não se tem a certeza de que vai funcionar, principalmente pela inexperiência do nicho ou por características específicas.   Além disso, tem um ambiente corporativo diferenciado e nada tradicional do que comparado com as companhias, prestando benefícios exclusivos, além do espírito de empreendedorismo constante.  

OutSourcing

Essa prática é conhecida também como terceirização, onde faz-se o uso de um fornecedor fora da companhia.   Ele é muito usado em nichos específicos onde o custo é muito caro, como é o caso de profissionais de TI ou designers.  

Tickets Pay per use

Traduzido do inglês, Pay Per Use quer dizer “pague pelo uso”, onde é literalmente custeado apenas a quantidade de tempo ou serviço combinado ao colaborador.   É como um sistema de freelancer, onde se abrangem várias áreas, como: babá, personal trainer, manicure e diarista.  

Fremium

Aqui o item é oferecido de forma gratuita para o público-alvo, onde a intenção é que a cobrança seja executada para uso de recursos extras.   Um dos casos mais comuns no dia a dia é o Spotify, onde existe a versão gratuita, porém, para obter mais ferramentas e usabilidade, é preciso fazer o pagamento da assinatura mensal.  

Qual é o melhor modelo de negócios?

A resposta dessa pergunta é muita subjetiva, afinal, é preciso avaliar qual desses modelos melhor se encaixa dentro de sua companhia!   Pode ser que sua ideia inovadora se encaixe dentro de uma startup, mas, ao mesmo tempo possa ser inserida dentro de um B2B2C.   Por isso, é preciso pensar em todas as possibilidades de melhor aproveitar os seus serviços e produtos prestados, encontrando o ou os melhores modelos de negócio para sua organização!  

Como criar um modelo de negócio?

Quer criar um modelo de negócio para sua empresa? Confira abaixo algumas dicas para que encontre aquele que melhor se encaixa com a sua corporação!  

Mapa da empatia

O mapa da empatia é uma técnica utilizada para que você consiga saber mais sobre o seu cliente, onde você deve se perguntar precisamente sobre o indivíduo:

  • O que ele pensa e sente: visualize como costuma ser o universo em que essa pessoa enfrenta no dia a dia;
  • O que ele costuma escutar: quem são as pessoas que podem influenciá-lo, seus ídolos e as marcas que mais gosta;
  • O que ele fala e faz: pense sobre quais são os hobbies, costumes e práticas que são inseridas no dia a dia dessa persona;
  • O que ele costuma ver: quais são os locais que costuma frequentar, os apps que costuma utilizar e livros, programas e demais possibilidades que visualiza;
  • Quais são as dores e problemas: quais são os medos dessa pessoa, o que poderia acabar com os problemas e seus desejos pessoais;
  • Quais são os ganhos que costuma ter: quais são os objetivos desse indivíduo, onde deseja chegar e o que poderia acabar com os seus problemas.

Ao preencher todas essas informações, fica muito mais fácil saber direcionar e entender qual é o modelo de negócio que melhor se encaixa com a sua empresa!  

Business Model Canva

Parecido com o modelo anterior, o Business Model Canva também é composto de palavras e questões que devem ser respondidas, que são:

  • Parcerias principais: quem seria interessante ter ao seu lado nesse lançamento de produto ou serviço?
  • Atividades principais: de qual item de venda estamos falando;
  • Recursos principais: quais são os recursos que serão utilizados nesse processo;
  • Proposta de valor: qual é o diferencial do seu produto em relação aos demais concorrentes;
  • Relacionamento com o cliente: como será a conexão e o atendimento que você deseja prestar ao seu público-alvo;
  • Canais: quais serão os meios de atingir esse indivíduo. Por exemplo: Instagram, Facebook, LinkedIn e outros;
  • Segmentos de clientes: quem são as pessoas que você está conversando, a idade desejada, quais são os hábitos que executa e detalhes que podem facilitar a compreensão da mesma;
  • Estrutura de custos: quanto será a quantia monetária e valores disponibilizados para promover esse item ou serviço;
  • Fontes de receita: por fim, quais serão os meios usados para que aconteça esse patrocínio ou o impulsionamento do mesmo.

Quer saber mais sobre como funciona o canva na prática? Confira no vídeo abaixo mais sobre como aplicá-lo com dicas exclusivas de Marcelo Germano! https://www.youtube.com/watch?v=vu-purZD638 Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar com aquele seu colega ou comandante que pode estar precisando desse direcionamento!   Fique sempre de olho aqui no blog EAG para receber notícias quentinhas, além de acompanhar nossas redes sociais!

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

Conheça mais sobre o marcelo

Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

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