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O que é a declaração da missão de uma empresa? Crie a sua em 7 passos!

5 de janeiro de 2023

Você já se perguntou sobre qual é o motivo da existência de sua empresa, comandante? Se não sabe bem a resposta, é o momento de parar e refletir sobre essa questão.

 

A forma como ela é respondida e colocada para os colaboradores é uma poderosa aliada de sua empresa, do employer branding e principalmente como o consumidor vê o proposito da sua companhia.

 

É com esse requisito que você poderá criar a missão e a visão de sua empresa, além de como serão todas as demais ações aplicadas no futuro do negócio.

 

Confira mais abaixo sobre como funciona essa declaração de missão de uma empresa e como criar a sua!

 

O que é a declaração da missão de uma empresa?

O que é a declaração da missão de uma empresa?

A declaração da missão de uma empresa mostra a “essência” do porque as coisas são como são, quais são os motivos do porque ela existe e atua diariamente para mudar a vida das pessoas.

 

É natural que essa declaração sirva como um “norte” para a contratação de funcionários que estejam dentro da cultura organizacional de sua empresa, sendo usada também para repelir aqueles que não tem nada a ver com o negócio.

 

Essa declaração precisa responder:

  • O que a empresa faz;
  • Como ela faz;
  • Para quem faz.

Você sabe responder essas questões, comandante? Se não, é a hora de começar a pensar sobre o que você deseja que sua empresa represente para o público-alvo.

 

Diferença entre visão e declaração da missão

Os termos de visão e declaração de missão podem parecer a mesma coisa, por vezes, estão dispostos da mesma forma ou no mesmo documento da companhia.

 

Mas, se diferenciam em vários pontos, que são:

  • Declaração de missão é o que a empresa está trabalhando no momento;
  • Já a declaração de visão é o que a empresa quer atingir no futuro, ou seja, para onde está indo.

Você sabe diferenciar ambas as questões em suas diferenças dentro de sua companhia, comandante?

 

Importância da declaração da missão de uma empresa

Ok, mas e afinal, quais são os principais pontos da declaração da missão de uma empresa e qual o seu impacto dentro da companhia?

 

Confira abaixo:

  • Define o propósito de uma empresa;
  • Descreve de maneira simples o porque ela existe, direcionando os colaboradores e seus donos para as próximas metas e questões;
  • Dá detalhes para os interessados em comprar o produto e serviço sobre a companhia;
  • Cria a “personalidade” do negócio, importante para a contratação de novos talentos e na decisão de compra do público-alvo.

Como definir a missão de uma empresa?

Pensando em como você pode definir a missão de sua empresa? Veja a seguir algumas dicas do EAG para aplicar dentro de seu negócio:

  • Tenha clareza sobre a proposta de valor de seu negócio e como ele deve ser oferecido ao público-alvo;
  • É preciso que isso seja mais do que o produto/serviço vendido, mas sim, prestar uma experiência única ao consumidor;
  • Essa missão precisa ser direta, simples e inspirada para os próprios funcionários, para interessados em entrar na empresa e para o comprador de seu item, motivando todas as partes a se engajar com a companhia do que com a concorrente;
  • Pense em como a sua empresa em especial deseja mudar a sociedade ao seu redor.

Com esses apontamentos em específico, fica muito mais fácil conseguir esboçar uma ideia de qual é a missão de sua empresa e assim, colocá-la em prática.

 

Confira no vídeo abaixo o programa Dica EAG, onde você pode pensar e se inspirar para descobrir efetivamente qual é a missão do seu negócio e como isso impulsiona drasticamente a sua companhia.

Como fazer declaração da missão de uma empresa?

Quer saber como fazer a declaração da missão de sua empresa de uma maneira direcionada e efetiva? Veja abaixo algumas dicas para começar o quanto antes.

 

1. Declare a missão da sua empresa em voz alta!

É importante que não somente o dono da empresa esteja ciente sobre o que será a missão da empresa, mas, também todos os envolvidos no negócio e o cliente em potencial.

 

Lembre-se que esse será um dos grandes diferenciais em relação aos seus concorrentes, tanto na hora da contratação de novos talentos, na retenção dos mesmos, assim como na escolha do público-alvo.

 

2. Incluir na página de sobre do site oficial

É preciso deixar o mais claro possível para todos os públicos já citados anteriormente qual é o objetivo de seu negócio.

 

Por isso, inclua uma página de “Sobre” ou uma especificamente com a “Missão do negócio”, posicionando-se assim de forma oficial e bem clara.

 

3. Incluir na bio dos perfis em redes sociais

Deixe também com que essa questão esteja clara em todas as redes sociais e meios que sua empresa pode ser encontrada.

 

Aqui no EAG a nossa missão está descrita de forma sucinta e rápida em nossas redes sociais:

  • Acabamos com o CAOS nas empresas através de uma equipe autogerenciável. Inscreva-se no Programa EAG!

Você sabe definir qual é a sua em pouca palavras? Talvez seja o momento de incluir esse exercício nos seus afazeres.

 

4. Incluir no código de cultura da empresa

Com base nessa missão, é a hora de criar o código de cultura de sua companhia e deixá-lo disponível para todas as pessoas que quiserem saber mais sobre o seu negócio.

 

É ele quem vai facilitar a visão do que a sua empresa deseja e despertar a curiosidade dos interessados em saber mais.

 

5. Informar nos processos seletivos

Na hora de contratar funcionários, deixe claro qual é o objetivo da empresa e como isso realmente pode mudar a vida das pessoas ao seu redor.

 

Não deixe de repassar a “experiência” para o futuro colaborador, assim, você cria a conexão necessária para achar funcionários aplicados e que vão realmente se conectar com o propósito do negócio.

 

6. Ter sua missão visível na comunicação institucional e comunicação visual da empresa 

Não invista somente na missão de forma escrita no negócio: deixe visível também em todos os pontos da comunicação visual da empresa.

 

Pense em qual será a logo que melhor representa sua empresa, quais são as cores mais aplicáveis, quais são as maneiras de se comunicar que mais se encaixam com o perfil da companhia.

 

7. Criar dinâmicas para reforçar a missão da empresa aos colaboradores

É preciso que os trabalhadores de sua empresa realmente VIVAM a causa e a missão do negócio, portanto, vale a pena pensar em dinâmicas e estratégias que reforcem esse processo no dia a dia dos envolvidos.

 

Que tal explorar a gratidão por meio de 3 agradecimentos rápidos do dia a dia? Que tal pensar em como o produto ou serviço realmente muda a vida das pessoas quando adquirido?

 

Tudo isso dará a “cara” da declaração da missão de sua empresa, além de reforçar essa questão em todos os meios possíveis para quem quer descobrir mais sobre a companhia.

 

Confira no podcast abaixo mais sobre qual é a relação entre funcionário engajado e o real propósito de sua empresa e reflita sobre essa questão tão importante!

Quando fazer a declaração da missão de uma empresa?

A declaração da missão da empresa não deve ser uma questão pontual na sua empresa, na verdade, ela precisa ser vivenciada, respirada e aplicada em tudo o que você, comandante, fizer e sua equipe.

 

Lembre-se que a empresa é a cara do dono, portanto, é preciso viver tudo aquilo que você deseja vender para o seu cliente.

 

Que tal começar a aplicar diariamente essa questão que permeia o seu negócio e verificar o quanto isso mudará a sua empresa?

 

Está com dificuldades para engajar sua equipe na missão da sua empresa?

Se você está enfrentando problemas para engajar a sua equipe com a missão de sua empresa, talvez seja o momento de saber mais sobre o programa EAG.

 

Por meio de seis pilares únicos e específicos, ajudamos com que seu negócio saia do caos e comece a realmente ser compreendido tanto de forma interna, quanto externa.

 

Encontre o propósito da sua companhia com a nossa ajuda, além de tornar toda a sua equipe cada vez mais autogerenciável!

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

Conheça mais sobre o marcelo

Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

Conheça mais sobre o Rogério