Relacionamento profissional: como melhorar na sua empresa

26.10.2023
grupo de funcionários em uma sala apertando as mãos e ilustrando um bom relacionamento profissional no ambiente de trabalho

Na sua empresa, os colaboradores não se comunicam muito bem ou só conversam quando é estritamente necessário ao andamento das atividades? Essa situação é um sinal de alerta ao relacionamento profissional da empresa.

Inclusive, essa falta de comunicação gera mais pedidos de demissão. Segundo dados de uma pesquisa da Robert Half, manter uma relação ruim com colegas de trabalho é o oitavo motivo de pedidos de demissão.

Para contornar essa situação, separamos 6 dicas para estimular a comunicação na empresa de maneira que seja possível estabelecer relacionamentos profissionais de qualidade!

O que é relacionamento profissional?

O relacionamento profissional é a relação firmada entre as pessoas em um ambiente de trabalho. Mas, muito mais do que apenas uma interação, um relacionamento profissional é uma habilidade essencial ao sucesso em qualquer empresa, pois significa estabelecer conexões com colegas, superiores e colaboradores, baseadas em comunicação eficaz, empatia, respeito e colaboração.

Um relacionamento profissional saudável contribui não apenas para um ambiente de trabalho harmonioso, mas também para a produtividade, a satisfação dos funcionários e para o crescimento da empresa.

Qual a importância do relacionamento profissional numa empresa?

Toda empresa precisa apresentar uma boa colaboração e sinergia entre os colaboradores. Para isso, nada melhor do que contar com um bom relacionamento profissional. Mas, como formar relações saudáveis no trabalho? Confira a seguir as dicas de como tornar possível

Melhorar a comunicação interna

Uma empresa que mantém uma boa comunicação entre as equipes consegue avançar e conquistar bons resultados. Por isso, ao manifestarem bom relacionamento profissional, as equipes colaboraram melhor com as tarefas e entregam um trabalho de qualidade.

Diminuir a rotatividade de funcionários

Uma empresa com uma boa comunicação consegue diminuir a tão temida taxa de rotatividade de funcionários.

Se todos conseguem se comunicar bem e de maneira respeitosa, a empresa se torna um ambiente mais acolhedor, onde as pessoas se sentem à vontade e seguras. Assim, os pedidos de demissão diminuem com o tempo.

Firmar relações profissionais com outras pessoas

Quando o negócio firma novos laços profissionais, desenvolve-se uma rede de relacionamento com os colaboradores da empresa, que passam a se conectar com novos talentos, parceiros estratégicos e até fornecedores importantes.

Além disso, o funcionário lucra com a troca de experiências e networking. Ou seja, há benefícios para ambas as partes.

6 formas de melhorar o relacionamento profissional na empresa

Nem sempre é uma tarefa fácil firmar relacionamentos no trabalho. É preciso algumas habilidades essenciais, além de colocar em prática estratégias que ajudem a estimular a comunicação.

E quando a empresa trabalha com uma equipe remota, as relações talvez pareçam ainda mais complexas. No entanto, existem maneiras de facilitar esse processo. Conheça 6 dicas:

1. Crie canais de comunicação

Uma das melhores estratégias para melhorar os relacionamentos profissionais na sua empresa é promover canais de comunicação para o time. Isso é ainda mais importante quando o trabalho acontece na modalidade remota.

Hoje em dia, as empresas costumam manter diversos grupos de conversas online para diferentes assuntos. Desse modo, a comunicação do time permanece constante.

Os canais também colaboram na identificação da ausência de engajamento no trabalho quando um colaborador ou outro conversam menos com o time.

2. Defina limites

Para melhorar a relação entre os funcionários, é imprescindível que haja ética nos relacionamentos profissionais. Comece a definir alguns limites básicos de comunicação que são ou não tolerados.

Brincadeiras desrespeitosas, preconceitos e xingamentos têm de ser limitados desde o início, no intuito de impedir comunicação violenta e que os colaboradores se sintam seguros para conversar.

Elabore um documento com esses pontos e compartilhe com o time, ou adicione-o como etapa de onboarding de novas pessoas.

3. Estimule a conversa

No relacionamento profissional, é preciso agir. Nesse sentido, encontre meios de estimular a conversa no ambiente de trabalho por meio de, por exemplo:

  • Confraternizações;
  • Dinâmicas com a equipe;
  • Happy hours.

A melhor parte é programar esses momentos mesmo quando a equipe é remota, por uma videochamada ou, se todos estiverem na mesma cidade, um encontro em um local interessante.

4. Desenvolva a inteligência emocional

A inteligência emocional é a habilidade de saber identificar emoções e trabalhá-las da melhor maneira.

Ao desenvolvê-la, você consegue aplicá-la nas outras pessoas. Dessa forma, é possível compreender os sentimentos e as necessidades dos seus colegas de trabalho.

No momento de firmar relacionamento profissional, a inteligência emocional contribui para se colocar no lugar do outro e assim consiga ajudar.

5. Escuta ativa

Saber escutar, mais do que falar, é fundamental no momento de manter um relacionamento profissional no trabalho. A prática da escuta ativa ajuda na construção de boas relações.

A escuta ativa é o ato de escutar atentamente o que o outro diz e de compreender tudo o que foi falado.

Além de mais empatia com o outro, desenvolve-se uma comunicação respeitosa, sem ofensas.

6. Mente aberta

Por fim, manter a mente aberta também é essencial no momento de criar um bom relacionamento entre os membros da sua equipe.

Muitas vezes, uma empresa é formada por uma equipe diversa, com diferentes crenças, ideais e culturas. Assim, com a mente aberta a essas diferenças, facilita-se o estabelecimento de um bom relacionamento.

A aplicação dessas práticas incentivará a comunicação entre os colaboradores, que desenvolvem uma boa relação no ambiente de trabalho, com mais proatividade.

Com essas dicas, você firmará um bom relacionamento profissional no trabalho, com equipes autogerenciáveis, que agregam mais eficiência.

Conheça o Programa EAG, uma metodologia que estimula as equipes a funcionarem com eficiência!

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO