12 de janeiro de 2023
A sucessão empresarial é um dos momentos que podem gerar muitas dúvidas por parte dos donos de empresas, principalmente nos processos burocráticos e até em questões mais particulares.
Você está passando por esse momento, ou, conhece alguém que está nessa situação? Confira abaixo um guia completo do que fazer, os cuidados necessários e comece a aplicar em sua companhia.
A sucessão dentro de uma empresa é um procedimento natural dentro das companhias, portanto, se ainda não aconteceu na sua, com certeza será um processo para o futuro.
Mas, em muitos casos, pode-se tornar um grande problema, seja pela transferência para pessoas da família, para desconhecidos e até na fusão ou compra por parte de outra grande corporação.
E claro, existem também os conflitos de interesse e o medo de que todo o patrimônio seja desintegrado em pouco tempo, causando pânico principalmente nos comandantes.
Dessa forma, essa é uma ação que deve ser feita com muito cuidado e atenção por parte do dono da empresa, avaliando qual será o futuro esperado para a empresa e o que pode ocorrer de errado.
A sucessão empresarial pode acontecer em vários momentos e especificações, das quais podem variar conforme a própria empresa e também seus comandantes.
Os motivos mais comuns são:
O plano de sucessão empresarial é um processo do qual é feito da identificação e treinamento do novo comandante do negócio, onde tem a capacidade necessária para assumir posições importantes na companhia.
Essa é uma ação da qual deve ser feita com cuidado e direcionamento, afinal, é ela quem pode garantir o futuro do negócio, assim como a resistência as eventuais mudanças do tempo e da tecnologia.
São muitas as formas em que esse processo pode acontecer, porém, é preciso que ele se inicie no planejamento estratégico da companhia, acompanhando a cultura organizacional do negócio.
A importância do plano de sucessão empresarial garante várias funções e questões essenciais para que o futuro de uma companhia esteja garantido.
Confira abaixo quais são as principais questões em pauta:
Se você ainda não possui essa sucessão aplicada dentro de sua corporação, é o momento de começar o quanto antes a organizá-la e verificar os resultados positivos que serão colhidos no futuro.
Quer saber como começar a fazer a sucessão empresarial em seu negócio? Veja a seguir um guia para que inicie essa ação o quanto antes e deixe todos os envolvidos preparados.
Um dos primeiros passos é definir quem será o sucessor, e é claro, é preciso que esse indivíduo esteja de acordo com a questão de assumir a corporação.
Seja uma pessoa só, outra companhia ou demais possibilidades, é primordial que todos estejam cientes sobre essa mudança e preparados para os próximos acontecimentos.
Agora que a pessoa ou empresa foi definida, é preciso que todas as questões que envolvem essa sucessão empresarial sejam descritas e repassadas.
Muitas vezes o que é esperado não está tão claro, o que pode causar vários problemas durante a “passagem de bastão”, ou até mesmo situações extremas que podem retornar ao ponto zero da escolha do sucessor.
Depois da definição dos dois pontos anteriores, é o momento de contratar um advogado trabalhista para oficializar todas as questões anteriores perante a lei, evitando problemas ou desgastes.
É preciso que os responsáveis ou o atual comandante tenha em mente que é preciso preparar esse novo sucessor para lidar com todas as responsabilidades que lhe serão atribuídos.
Por isso, repasse tudo o que deve ser feito, explique quantas vezes achar necessário os processos, conte como devem ser feito e os detalhes para que tudo possa ser executado com precisão.
Por fim, também é preciso preparar toda a empresa para que essa sucessão aconteça da maneira mais tranquila possível, principalmente em relação aos funcionários e processos já existentes.
Aqui vale fazer uma reunião com todos os envolvidos, apresentar oficialmente quem será o novo responsável pelas áreas designadas e deixar bem claro quais são as intenções e eventuais mudanças que podem acontecer.
Confira no vídeo abaixo mais sobre a história do EAG e qual é a opinião de Marcelo Germano sobre ter um sócio no negócio. Afinal, realmente vale a pena?
[su_button url=”https://www.youtube.com/c/EmpresaAutogerenci%C3%A1vel?sub_confirmation=1″ target=”blank” style=”glass” background=”#ec0025″ color=”#ffffff” size=”8″ center=”yes” radius=”round” icon=”icon: youtube-play”]Inscreva-se no canal[/su_button]
É muito comum que várias questões não sejam feitas da forma mais correta ou transparente quando o assunto é a sucessão empresarial de um negócio.
Você pode estar cometendo alguns dos principais erros e nem percebeu ainda comandante! Veja quais são eles e mude enquanto há tempo!
É natural que muitos temas complicados sejam evitados, principalmente quando há o envolvimento de família no processo de passagem da companhia.
Porém, é preciso debater questões como:
Tudo isso deve ser debatido e resolvido pelos envolvidos, além da aplicação em um contrato específico para que em casos de emergência ou mudanças bruscas, tenha-se registrado e oficializado.
Principalmente em famílias empresarias, a falta de preparo do sucessor pode causar vários problemas não somente a organização, mas também na produção dos produtos/serviços, no desempenho dos funcionários e muito mais.
Por isso, assim como já citado anteriormente, é preciso que tudo seja revisitado: desde questões burocráticas, processos, senhas, padrões de trabalho e todas as responsabilidades que são atribuídas ao cargo em questão.
Por fim, porém, não menos importante, é necessário que esse novo sucessor esteja de acordo e alinhado com a antiga gestão, assim como a cultura organizacional, metas e objetivos do negócio.
É claro que algumas mudanças podem e devem ser aplicadas, garantindo assim a atualização do negócio, porém, é preciso que não aconteça um grande desvio do foco principal da companhia, garantindo um padrão e racionalidade dos fatos.
Gostou desse conteúdo, comandante? Não deixe de compartilhar com demais profissionais e colegas que podem estar passando por essa situação.
Além disso, continue sempre acompanhando as novidades aqui do EAG, seja em nossas redes sociais ou por meio do nosso blog!