Trilha de carreira: o que é e como implementar na sua empresa

26.10.2023
gestor de uma empresa desenhando uma trilha de carreira que será implementada em sua empresa

Você já considerou desenvolver uma trilha de carreira para seus colaboradores? Pois saiba que essa simples ferramenta aumenta o engajamento do time e até diminui a rotatividade dos funcionários!

Segundo um levantamento realizado pela Robert Half, cerca de 33% dos pedidos de demissão acontecem pela falta de perspectiva de crescimento na empresa.

Para evitar que isso aconteça com o seu negócio, a melhor solução é desenvolver uma boa trilha de carreira para os colaboradores.

Por isso, neste artigo, explicaremos o que é trilha de carreira, benefícios de implementar uma no seu negócio e como de fato começar a estruturá-la!

O que é trilha de carreira?

Uma trilha de carreira é a representação de todas as etapas que uma pessoa passa em sua vida profissional. Assim, a trilha serve para mapear o que um profissional precisa fazer para crescer na sua carreira.

Para as empresas, a trilha é uma ótima ferramenta de gestão de pessoas, a partir da qual a organização consegue mapear a hierarquia de cargos e definir o que um funcionário precisa para evoluir nos cargos da organização.

Geralmente, a trilha de carreira costuma ser desenvolvida por um profissional de recursos humanos, que definirá uma trilha para cada cargo onde será adicionado:

  • Responsabilidades do cargo;
  • Principais atividades da função;
  • Requisitos ou habilidades;
  • Metas a atingir para crescer;
  • Próximo cargo ou nível em que é possível ascender.

Ao definir esses pontos, a empresa consegue se organizar melhor internamente e ainda motiva o funcionário, que passa a saber como pode evoluir na organização.

Vantagens em elaborar uma trilha de carreira para sua empresa

Desenvolver uma trilha de carreira para seu time é vantajoso para sua empresa. Afinal, saber como desenvolver a equipe possibilita formar um time mais produtivo e eficiente no momento de seguir com os projetos.

Além disso, com uma trilha, aproveitam-se diversas vantagens, como as que separamos a seguir.

Clareza de direção

A trilha de carreira propicia mais clareza de direção, tanto para o funcionário quanto para a empresa, pelo acompanhamento do desempenho e de como evoluir para beneficiar a empresa

Colaboradores mais engajados

Com a trilha de carreira, os colaboradores ficam cientes onde conseguem crescer na empresa, e assim ficam mais engajados e motivados no momento de executar as atividades

Retenção de talentos

Colaboradores engajados geram uma retenção de talentos maior. Quando os funcionários sabem como evoluir como profissionais, tendem a continuar na empresa, diminuindo a rotatividade de pessoal.

Preparação para o futuro

Por uma trilha de carreira, a empresa se prepara para o futuro, e consideram-se seus principais objetivos para fazer com que o crescimento do colaborador aconteça concomitantemente.

Estruturando uma trilha de carreira para os seus colaboradores

Para desfrutar de fato de todas as vantagens listadas, aprenda a estruturar uma boa trilha para a sua equipe. Separamos 5 dicas para criar um ótimo plano de carreira para seus colaboradores.

1. Defina o objetivo

Pense no objetivo maior que quer alcançar com a sua empresa ou como espera que ela seja no futuro.

Dessa definição, você traçará uma trilha de carreira mais objetiva, que satisfaça seus colaboradores, enquanto a própria organização atinge seus objetivos de crescimento.

Sendo assim, comece pensando no futuro, no que você realmente almeja alcançar na empresa para que assim os demais cargos trabalhem ativamente para a concretização desse cenário.

2. Conheça os objetivos dos seus colaboradores

Uma trilha de carreira bem-feita não satisfaz apenas um dos lados, mas, sim, ambos. Nesse sentido, considere as necessidades e o que querem os seus colaboradores no momento de estruturá-la.

Com base na resposta, haverá uma noção melhor de:

  • Extensão da hierarquia do cargo;
  • Novos cargos criar na empresa;
  • Responsabilidades de cada funcionário.

Para isso, faça uma entrevista simples com os colaboradores ou envie um formulário com as perguntas:

  • Onde você se imagina daqui a 5 anos?
  • Para onde almeja crescer na sua área?
  • Quais responsabilidades gostaria de ter?

Dessa maneira, você conhecerá melhor a visão de futuro de seus funcionários em relação à própria carreira e assim desenvolverá trilhas mais realistas e objetivas.

3. Mapeie os cargos e as responsabilidades

Com os objetivos definidos, mapeie os cargos e as responsabilidades.

Desenvolva a hierarquia dos cargos e verifique como se conectam na formação de uma equipe realmente produtiva e eficiente.

Nesse mapeamento, conte com a ajuda dos principais líderes de cada setor da empresa para ampliar a visão do que precisa ser adicionado nas funções.

Além disso, esse é uma ocasião propícia para ponderar adicionar novos cargos, que auxiliarão na organização da empresa.
 

4. Adicione metas de desenvolvimento

Após mapear os cargos e as responsabilidades, introduza metas de desenvolvimento. Desse modo, haverá mais clareza do que precisa para conseguir crescer na empresa.

Além disso, pelas metas, as promoções ocorram de maneira mais estruturada e conforme o desenvolvimento do profissional.

5. Crie uma rotina de feedback

Até aqui sua trilha de carreira estará praticamente pronta. Mas, para ter certeza de que os funcionários estão no caminho certo, o ideal é criar uma rotina de feedbacks na empresa.

Os feedbacks auxiliam o colaborador acerca do desenvolvimento do próprio trabalho, com uma noção melhor do que está bom e do que precisa ser melhorado a fim de crescer na carreira.

Para desenvolver essa rotina, estipule um período (semanal, mensal, trimestral, diário) em que precisará atualizar os colaboradores sobre seu próprio desempenho.

O importante é manter uma frequência no momento de dar feedback para a equipe permanecer em evolução.

Com esses passos, você criará uma ótima trilha de carreira para seus funcionários! E, agora que já sabe como elaborar uma, aproveite, continue navegando pelo site e conheça mais estratégias para implementar no seu negócio!

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO