EAG – Empresa Autogerenciável

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Como aumentar o faturamento da empresa? 12 dicas que funcionam em qualquer negócio

22 de agosto de 2022

A economia brasileira está passando por um processo de recuperação diante dos efeitos causados pela pandemia, onde o aumento do faturamento é um dos objetivos mais comuns.

 

Uma pesquisa recentemente divulgada pela FGV demonstra que a queda da receita é a menor desde o começo da pandemia, reduzindo o impacto nos negócios, onde a perda estagnou em 23% quando comparado ao período antes do início do isolamento.

 

Se você está nessa situação em sua empresa, acompanhe abaixo as 10 dicas essenciais para que consiga aumentar o faturamento de seu negócio e comece hoje mesmo essa implementação!

 

O que é o faturamento de uma empresa?

O faturamento de uma empresa nada mais é do que a soma de todos os valores obtidos diante da venda dos serviços e produtos oferecidos dentro de certo período.

 

Todo o dinheiro que é recebido no financeiro do negócio por meio de sua atividade exercida é chamado de faturamento.

 

Um exemplo claro é: se sua loja vendeu 50 produtos a R$10 cada em um dia, o faturamento diário é de R$500.

 

Diferença entre lucro, faturamento e receita

Diferença entre lucro, faturamento e receita

Faturamento é vaidade, lucro é sanidade, caixa é rei e gestão é a rainha! – Marcelo Germano

Como o próprio Marcelo Germano dita, a gestão e o caixa, aliados a um bom lucro, são a parte essencial para uma saúde financeira estável, onde o faturamento é apenas resultado de tudo isso.

 

Os termos lucro, faturamento e receita podem parecer a mesma coisa no final das contas, mas, é importante compreender que todos eles possuem pequenas diferenças entre si!

 

Confira abaixo mais sobre a especificidade de cada um deles:

 

Faturamento

Todo valor que é advindo da venda de produtos ou serviços fornecidos pela empresa.

 

Receita

Dividida entre o bruto e o líquido.

 

O primeiro é o valor total obtido pela empresa sem o desconto dos impostos na soma das notas fiscais.

 

Enquanto isso, o líquido é o valor já com os descontos de tributos, de custos e de produção.

 

Lucro

O mais desejado por todos, o lucro também é dividido entre bruto e líquido, confira abaixo:

  • Bruto: Receita total – custos variáveis;
  • Líquido: Receita total – custos fixos – custos variáveis.

Ficou mais fácil de compreender como cada um deles funciona?

 

Por que é importante aumentar o faturamento da empresa?

Ao aumentar o faturamento de sua empresa, você possui vantagens muito além de somente ganhar mais dinheiro:

  • Planejamento mais concreto;
  • Mais investimento dentro da companhia;
  • Mais campanhas para os colaboradores;
  • Implementação nos produtos e serviços;
  • Mais consolidação da empresa.

Por isso, é a hora de aplicar mudanças e novas estratégias para que a quantia de faturamento de sua empresa seja cada vez maior!

 

10 dicas de como aumentar o  faturamento da empresa

Confira abaixo quais são as 10 principais dicas de como aumentar o faturamento de sua empresa de maneira progressiva e por meio de uma estratégia que traga frutos quanto menos se esperar.

 

1. Fidelizar clientes

Trabalhar para fidelizar clientes é um dos primeiros passos que devem ser adotados dentro de sua companhia, assim, você não se preocupa somente com a venda inicial, mas também todas as outras que podem acontecer.

 

Lembre-se que um cliente é sempre um potencial comprador novamente do produto, portanto, garantir a melhor experiência, qualidade e atendimento é uma ótima maneira para que a fidelização aconteça.

 

2. Investir na cultura organizacional

Ter uma cultura organizacional bem definida e bem estipulada é outra ação que deve estar dentro da programação de sua companhia.

 

Ao fortalecer todos os hábitos, comportamentos e o que é esperado de todos os colaboradores, cria-se um ambiente único e que será procurado tanto pelas outras empresas como parâmetro de qualidade, como por novos talentos.

 

Esse é um dos pontos chaves para quem quer conseguir uma companhia de sucesso, que tenha reconhecimento em suas ações, produtos e serviços oferecidos.

 

3. Desenvolver a equipe

De nada adianta esperar que sua empresa esteja trabalhando para desenvolver a área financeira e não tenha foco nas pessoas que estão cuidando para que o negócio saia da inércia.

 

É primordial desenvolver os funcionários de sua equipe para que da mesma forma, sua organização sempre esteja a frente das novidades do mundo.

 

Ademais, você cria o senso de valorização do indivíduo em relação a empresa, estimulando o alcance de resultados e maior engajamento com resultados.

 

4. Desenvolver as lideranças

Quando começar a desenvolver sua equipe, você deve ficar de olho em quais são as pessoas que possuem mais perfil de líder, promovendo-as assim a este cargo.

 

É essencial que um comandante tenha foco na parte operacional, escolhendo demais líderes para delegar tarefas e ter foco nos setores designados.

 

Assim, sua empresa terá muito mais organização no que pode ser feito, nas metas que precisam ser trabalhadas e sempre pronta para alcançar os objetivos quando antes se imaginar.

 

5. Fazer ações promocionais

Seja para a angariação de novos clientes, para a divulgação de um novo produto ou até mesmo para liberar o estoque, promova ações com descontos ou valores abaixo do normal.

 

Assim, você terá uma grande possibilidade de além de gerar grande receita para a companhia, ter um maior público para trabalhar, afinal, se alguém comprou do seu produto, há grandes chances que tenha interesse na marca.

 

As ações promocionais devem ser vistas como uma nova forma de dar a virada de sua companhia, portanto, encontre aquelas que mais fazem sentido para o momento ou objetivo.

 

6. Ter uma cultura com foco no cliente

É preciso sempre pensar no cliente como o foco de sua empresa, afinal, é ele quem você deseja atender e necessita para que o negócio vá além, não é mesmo?

 

Por isso, colocá-lo no meio de todas as ações é essencial para que tenha sucesso e possa aumentar o faturamento de sua empresa.

 

Tenha sempre em mente o que pode ser feito para aumentar o interesse do indivíduo em seu produto ou serviço oferecido, proporcionando a melhor experiência.

 

Dessa forma, é natural que ele retorne para comprar novamente de sua marca, além de indicar para seus conhecidos, o que é uma super propaganda gratuita e que gera muito retorno.

 

Confira mais dicas no contéudo completo sobre cultura de foco no cliente. 

 

7. Fazer uma auditoria financeira

Outro passo que deve estar nos primeiros passos de virada de sua empresa é uma auditoria financeira, assim, você poderá ter uma dimensão completa da quantidade de dinheiro que precisa ser angariada.

 

Ao ter um panorama completo de quais são os valores obtidos, desejados e primordiais de sua companhia, é muito mais simples e saudável de traçar novas metas.

 

Uma empresa que não sabe seus resultados, não pode mensurar as mudanças – sejam elas de avanço ou de redução.

 

Por isso, contratar uma empresa responsável e que seja especializada nesse serviço é um dos primeiros passos para que comece a obter mais faturamento.

 

8. Ter um planejamento estratégico

Depois de obter todos os dados citados anteriormente, é o momento de criar um planejamento estratégico com tudo o que foi angariado.

 

Assim, você e sua equipe saberão exatamente o que deve ser feito, como deve ser feito e quais são os passos que devem ser seguidos para alcançar a excelência de resultados.

 

9. Criar uma cultura de metas e gestão à vista

Investir na criação de uma cultura de metas e com gestão à vista é outro passo primordial para que sua empresa possa sair do lugar em que está.

 

Ao determinar metas que sejam possíveis de ser cumpridas e dentro de um tempo específico, têm-se mais urgência por parte dos colaboradores, e assim, maior probabilidade de serem alcançadas.

 

Nesse caso, a gestão à vista é outro ponto que vale a pena iniciar a aplicação, onde todas as pessoas da companhia tem a possibilidade de visualizar as metas com facilidade e em tempo real.

 

Com essa maior visão e contato diário com o que deve ser realizado em um mural ou demais meios, cria-se esse senso de prioridade e de que as metas devem ser alcançadas o quanto antes.

 

10. Pedir ajuda externa para criar uma empresa autogerenciável

Você sabia que é possível obter uma ajuda muito mais simples e direcionada para obter todos os 9 tópicos citados anteriormente com o EAG?

 

Aqui com o programa EAG, você tem o acompanhamento completo de como, quando e instruções para aplicar todos os pontos relevantes dentro de sua companhia.

 

Por meio do nosso método e ensinamentos, você poderá alcançar uma empresa autogerenciável quanto menos imaginar, por isso, esse pode ser o seu momento de mudar o rumo de sua companhia!

 

10. Fazer upselling

O upsell é uma técnica onde são oferecidos produtos e serviços com valores acima daqueles em que o cliente estava interessado inicialmente.

 

Segundo dados da Zoho, essa prática pode aumentar entre 10 até 30% a receita da empresa, assim como a probabilidade de venda ser concretizada entre 60 até 70%.

 

11. Criar um calendário comercial

É de suma importância criar um calendário comercial em sua empresa, onde você pode acompanhar com visão e programação precisa os eventos que são oportunidades para trabalhar em vendas.

 

Por exemplo: dois meses antes da chegada da Black Friday, é ideal que você já tenha todas as estratégias e aplicações que serão realizadas já engatilhadas.

 

Trabalhar com tempo antecipado é essencial para quem deseja aproveitar todas as chances de vender ainda mais em sua empresa.

 

Exemplos de como empresários aumentaram o faturamento da empresa

Ficou em dúvida se realmente nosso método funciona? Confira abaixo o depoimento de outros comandantes que depois do programa EAG obtiveram resultados surpreendentes!

 

Triplicou o faturamento em 4 meses

Tharleton Barbosa, empresário com 18 funcionários conta que após o programa EAG e com a aplicação do RCF, possui funcionários muito mais aplicados e propícios para a execução das funções dentro da empresa.

 

Em apenas 4 meses, ele triplicou o faturamento de sua empresa. Mas, Tharleton assegura que ainda não é suficiente para os sonhos e metas que estão por vir!

Dobrou o faturamento em 1 ano

Carol Calazans conta que antes do EAG não tinha processos definidos dentro de sua empresa, porém, que hoje tem tempo para aproveitar com sua família durante os finais de semana sem se preocupar.

 

Em apenas um ano dobrou o faturamento do negócio, onde conclui que todo o investimento é pago de forma muito fácil com o retorno obtido.

Dobrou o faturamento em 6 meses

Sidenei Brandt comenta que sua empresa era um verdadeiro caos, onde vivia sufocado e em prol dos afazeres da companhia.

 

Porém, depois de começar o programa EAG, conseguiu tirar o negócio do vermelho em apenas 6 meses, além do faturamento em questão!

Dobrou o faturamento em menos de 1 ano

Roberta Feijó comenta que sua rotina era de apagar incêndio, porém que depois da aplicação do programa EAG, dobrou o faturamento da empresa e abriu outra filial!

Triplicou o faturamento da empresa na pandemia

Alberto Conde, dono de uma empresa com 14 funcionários, comenta que após o programa EAG e a aplicação de indicadores em sua empresa, triplicou a meta de faturamento DURANTE a pandemia!

Quer aumentar o faturamento da sua empresa?

Para aumentar o faturamento da sua empresa, é preciso primeiramente começar a aplicar as dicas citadas acima.

 

Além disso, é o momento de se informar mais sobre como funciona o programa EAG! Mude o cenário de sua corporação por meio de pilares específicos e ensinamentos valiosos!

 

Ficou interessado? O que você está esperando para começar o quanto antes a ter resultados surpreendentes e dar o seu depoimento para inspirar novos comandantes?

 

Fale com um de nossos especialistas e obtenha o melhor atendimento, além de investir diretamente no futuro de seu negócio! Basta se inscrever agora para uma sessão estratégia gratuita!

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

Conheça mais sobre o marcelo

Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

Conheça mais sobre o Rogério