27 de setembro de 2023
Você já ouviu falar em Burnout? Causada pelo excessivo desgaste emocional, é uma síndrome que acomete muitos profissionais sobrecarregados no ambiente de trabalho.
A sobrecarga de trabalho causa muitos outros problemas à saúde dos colaboradores e à saúde da sua empresa.
Portanto, é preciso evitar a sobrecarga, adotando alguns cuidados na promoção de um ambiente de trabalho saudável.
Confira as dicas que separamos para você aplicar no seu negócio!
Muitas situações são consideradas sobrecarga de trabalho, como a quantidade excessiva de demandas por colaborador e as jornadas de trabalho exaustivas.
Prazos curtos e pressão excessiva para o cumprimento de metas também causam sobrecarregadas.
Situações como essas são prejudiciais não apenas à saúde do colaborador, também são altamente prejudiciais à empresa. Afinal, se os profissionais não estiverem bem, a tendência é a queda do rendimento e da produtividade.
Ao entender o que causa sobrecarga, também é importante saber as consequências.
Para os colaboradores, a sobrecarga no trabalho causa prejuízos na saúde física e na mental. E isso sempre reflete negativamente nos resultados do negócio.
Confira algumas das principais consequências.
A sobrecarga faz com que o colaborador apresente mais irritabilidade, típico de quem precisa dar conta de diversas demandas ao mesmo tempo e com urgência.
A irritabilidade faz com que o profissional seja reativo e mais agressivo do que o normal.
Uma das consequências disso para a empresa é o clima organizacional prejudicado.
A sobrecarga de trabalho também causa insônia, atrapalhando muito o bem-estar e, se for frequente, impacta também a saúde física.
Colaboradores sobrecarregados estão sempre preocupados e perdem o foco e a atenção nas tarefas. Como resultado, o rendimento cai consideravelmente.
Mais uma consequência da sobrecarga de trabalho é o sentimento de fracasso despertado no colaborador.
Muitas vezes, ele não consegue atender a toda a demanda, o que gera frustração.
A atmosfera de sobrecarga causa preocupação, e é comum que os colaboradores comecem a imaginar cenários. A partir disso, há aumento dos gatilhos para a ansiedade.
E, claro, um profissional ansioso se torna pouco produtivo, pois há dificuldade em manter o foco e a concentração.
Todas as situações mencionadas e, muitas outras, são extremamente negativas ao funcionário e ao negócio.
Por isso, conheça algumas dicas de como evitar a sobrecarga:
A boa gestão de tarefas na empresa é fundamental para impedir excesso de trabalho, organizando os horários, conforme as atividades diárias. Assim, as tarefas não ultrapassam o limite.
Por meio de fluxos de trabalho, é possível executar as tarefas conforme a ordem de prioridade. A intenção, nesse caso, é evitar que sejam fixados prazos muito curtos ou urgências desnecessárias.
Para isso, existem ferramentas e metodologias que auxiliam na organização de um bom fluxo. Um exemplo é o eKyte.
Líderes treinados são fundamentais para evitar que os colaboradores fiquem sobrecarregados.
Nesse sentido, a liderança precisa saber definir corretamente o que é prioridade, bem como utilizar estratégias para manter a equipe motivada.
Além disso, o líder precisa conhecer os profissionais, de modo a alocar as demandas segundo as habilidades.
Mesmo que os líderes definam os limites das tarefas e direcionam os colaboradores consoante a prioridade, dispor de equipes autogerenciáveis é importante.
Com isso, os líderes definem as tarefas a serem executadas durante a semana, por exemplo. Mas, no decorrer dos dias, os próprios funcionários têm autonomia para gerir o próprio tempo.
Essa tática auxilia a evitar sobrecarga, pois a equipe consegue se organizar adequadamente. Além disso, não sobrecarrega os próprios líderes com o microgerenciamento das demandas.
Mais uma dica essencial: mantenha um canal de comunicação aberto com os colaboradores.
Assim, você ouve o que têm a dizer sobre os processos que precisam ser melhorados. Além disso, se eles se sentirem sobrecarregados, precisam saber que podem expor a situação para você ou para o líder do setor. Dessa forma, evita-se que a situação chegue em um extremo.
A ausência de sobrecarga mental no trabalho promove muitos benefícios à sua empresa e aos profissionais:
Portanto, sempre trace estratégias para barrar o desgaste excessivo de quem trabalha em sua empresa. Afinal, cuidar da saúde dos colaboradores é indispensável numa equipe sempre motivada e produtiva.
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