Decisões difíceis na empresa: como comunicá-las ao seu time

02.10.2023
Homem de terno, de costas, com as mãos na cintura, olhando para duas setas, apontando em direções opostas, representando decisões difíceis.

Se você é dono de uma empresa, independentemente do segmento, com certeza, já se deparou com decisões difíceis, que até tiraram o seu sono. E aí, surgem duas questões: saber como tomar a melhor decisão e saber como comunicá-la ao restante da empresa.

Afinal, uma comunicação problemática impacta negativamente no negócio e impede que sua decisão surta os efeitos desejados.

Por isso, continue acompanhando este conteúdo até o final e confira as dicas que reunimos para você resolver esse assunto da melhor maneira possível!

Aproveite a leitura!

O que é considerado uma decisão difícil?

Muitas decisões são consideradas difíceis. Inclusive, não existe uma regra. Afinal, o que é mais fácil para determinado gestor, talvez não seja para outro.

Porém, de modo geral, algumas decisões costumam ter um peso maior, como decidir se é o momento certo para expandir o negócio e como fazer isso. Se é o momento de fazer contratações ou até demissões.

Isto é, aquelas decisões cujo impacto é maior nos resultados, nas finanças e no futuro da empresa são as mais difíceis.

Como tomar decisões difíceis na empresa?

Apesar da situação delicada, não há como fugir. Mas algumas dicas são muito úteis para saber como tomar decisões difíceis na empresa:

1. Não seja impulsivo

Decisão nenhuma deve ser tomada por impulso. A reatividade, nessas horas, é prejudicial. Portanto, reserve um tempo para analisar o cenário antes de bater o martelo.

2. Controle suas emoções

Outra questão importante ao tomar uma decisão no seu negócio é controlar as emoções e os sentimentos, já que prejudicam seu raciocínio e impedem que a situação seja analisada com clareza.

3. Baseia a decisão em dados

Toda decisão difícil na empresa precisa se basear em dados, necessários para o conhecimento abrangente do cenário.

Por isso, use relatórios, análises, documentos financeiros e qualquer que se relacione com a decisão a ser tomada.

4. Procure ajuda

Uma dica muito útil quando você se depara com uma decisão difícil é pedir ajuda à sua equipe e estar aberto às sugestões e ponderações.

Converse com outros empresários, pois talvez tenham passado por situações semelhantes.

Ainda, sempre há a possibilidade de consultar um especialista, para os casos em que o assunto for realmente muito delicado, e você não se sente preparado o suficiente para tomar a melhor decisão.

5. Tente olhar a situação de fora

Quando estamos muito envolvidos em uma situação, a avaliação pode ficar comprometida. Por isso, pense sobre a decisão com um olhar de fora.

Se um amigo seu, que também é empresário, levasse a questão até você e pedisse uma opinião, o que você diria? Esse raciocínio cria um distanciamento e auxilia a visualizar as coisas de uma perspectiva diferente.

6. Analise todas as soluções

Para muitas situações, existe mais de uma solução adequada. Se na decisão difícil que você estiver enfrentando houver a possibilidade de várias soluções, analise com calma as vantagens e as desvantagens.

Verifique também o impacto que talvez causem. Depois, escolha aquela opção mais vantajosa.

7. Estabeleça um prazo

A definição de um prazo máximo para tomar a decisão impedirá postergá-la mais do que o necessário.

Além disso, você não perderá tempo ou uma oportunidade nem prejudicará a empresa.

Leia também: Como a inteligência emocional ajuda o dono da empresa.

Como comunicar à minha equipe?

Ao tomar a decisão, outra atitude que provavelmente seja complicada é saber como comunicá-la à equipe. Especialmente, se os impactos forem negativos aos funcionários ou representarem mudanças significativas no andamento dos processos da empresa.

Mas, não se preocupe, pois também separamos algumas dicas para esse momento:

1. Faça a comunicação você mesmo

A primeira dica é: comunique você mesmo. A comunicação sobre decisões importantes não pode ser delegada a algum membro da equipe. Tome essa responsabilidade para si e mantenha uma comunicação clara e objetiva com seus funcionários.

2. Não perca tempo

Outro ponto essencial é não esperar pelo momento certo, pois ele nunca chegará. Por isso, reserve apenas o tempo que for necessário para você se preparar para a comunicação e o faça.

Desse modo, todos os interessados ficarão cientes da decisão por você, e não por terceiros.

Assim, os colaboradores não ficam resistentes e inseguros ou reajam negativamente.

3. Aja com objetividade

Por mais difícil que seja a decisão que você precisa comunicar, é sempre melhor agir com objetividade, franqueza e transparência, sem longas introduções, e tente se ater apenas nos fatos.

Além disso, escolha as melhores palavras para assegurar que não ocorram interpretações diferentes daquilo que você quer transmitir.

4. Exponha os motivos

O que fundamentou sua decisão deve ser exposto à equipe, a fim de que os funcionários entendam o porquê de você ter decidido por “A”, e não por “B”.

Com isso, a equipe entenderá que a decisão foi mesmo necessária e pertinente à situação existente. Afinal, se a decisão parecer arbitrária, a tendência é que seja mal recebida.

5. Engaje os colaboradores

Depois de já ter comunicado sua decisão, faça com que os colaboradores se envolvam e dialoguem com você.

Permita questionamentos para esclarecer qualquer dúvida. Além disso, peça que se engajem, por exemplo, perguntando: “posso contar com o apoio de vocês?”.

Seguindo as dicas que mencionamos até aqui, vai ser mais fácil lidar com decisões complicadas e saber como comunicá-las ao time sem maiores problemas.

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

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