Estado de flow: técnica para aumentar a produtividade da equipe

27.11.2022
Com certeza você já teve dias de super produtividade em seu trabalho ou em questões pessoais, certo? Você sabia que esse "feeling" é chamado de flow?   Indo muito além dos dois exemplos citados anteriormente, ele também pode acontecer quando está conversando com uma pessoa em específica, quando executou aquela sequência de exercícios sem parar ou ficou muito tempo concentrado.   Esse é um estado desejado por muitas pessoas, principalmente porque ótimos resultados podem ser alcançados, onde é comum se perder a noção do tempo e do que está acontecendo.   Confira abaixo informações completas sobre o que é o estado de flow, quais são suas principais características e quais são os mecanismos mais indicados para atingir esse estado.  

O que é estado de flow?

O que é estado de flow? Flow é um termo que quer dizer quando há envolvimento por completo em uma atividade, de uma maneira geral, quando o fluxo é encontrado.   Quem inventou esse conceito foi o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, que diz que é quando o indivíduo está completamente absorto na atividade que se propõe a fazer, perdendo até mesmo o senso de espaço e tempo.   Ou seja, ele nada mais é do que encontrar a plenitude no que se está fazendo, onde atividades que são comumente desafiadoras, tornam-se apenas parte de um processo.  

Características do estado de flow

Não sabe bem ao certo se já atingiu o flow em toda sua potencialidade? Confira abaixo quais são as principais características desse modo saiba mais:
  • Metas claras: as pessoas que atingem esse estado sabem com plenitude quais são suas prioridades, além de terem noção completa sobre onde estão dentro das metas;
  • Controle: quando atingimos o flow, tem-se o sentimento de ter mais controle das habilidades, gerando assim autoconfiança e mais noção do que se está fazendo;
  • Foco total: a atenção e a dedicação estão totalmente focados na atividades, deixando distrações visuais, sonoras e no ambiente externo não interferirem nesse processo;
  • Falta de noção do tempo: a atenção e dedicação é tanta que é comum que não se tenha mais noção do que está acontecendo ao redor, atingindo uma sensação mágica de plenitude;
  • Experiência pessoal: por fim, é quando a finalização daquilo não é mais sobre o outro, mas sim, sobre seus desejos pessoais, seja de concluir a atividade ou por puro prazer de ver algo pronto.
Se você já sentiu alguma ou várias dessas sensações enquanto se dedicava ao trabalho ou a um projeto em específico, parabéns, você já experienciou o tão maravilhoso flow.  

Como entrar em estado de flow?

É interessante compreender que cada pessoa entra no estado de flow de uma maneira diferente, afinal, somos todos indivíduos diferentes e com maneiras de trabalhar singulares.   Mas, é interessante saber que existem várias formas que podem te ajudar a entrar no estado de flow. Confira mais algumas delas abaixo e insira em sua rotina para experimentar:  

Tenha equilíbrio nas atividades desempenhadas

É importante saber encontrar o equilíbrio entre as habilidades existentes e os desafios que são aplicados, do contrário, há maiores chances de estresse e desgaste.   Do contrário, quando não há o estímulo correto, têm-se o sentimento de tédio, reduzindo assim o trabalho mental comum.  

Crie metas transparentes

É preciso que as metas sejam claras e visíveis para todos os envolvidos, gerando assim uma maior entrada no fluxo da atividade.   Quando os colaboradores compreendem mais sobre como essa ação pode impulsionar a empresa e os resultados, é natural que tenham mais engajamento nos trabalhos executados.  

Reduza as distrações

É natural que quando o cérebro entre no estado de flow, tenha uma redução de distrações, focando cada vez mais no trabalho que precisa ser feito.   Cerca de 80% dos profissionais relatam que tem distrações com os e-mails e demais apps de comunicações abertos, nesse caso, vale a pena seguir essas dicas:
  • Desative as notificações de seu trabalho;
  • Tenha uma lista de afazeres a se executar;
  • Deixe o celular longe e redes sociais desativadas.

Foque em uma tarefa

É natural que as pessoas queiram ser multitarefa, porém, esse é um problema para quem deseja entrar em estado de flow.   Quando tentamos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, o cérebro fica sobrecarregado e pressionado, o que gera um desempenho ruim e problemático.   Assim, tente focar em apenas uma coisa e se dedicar ao máximo a ela, além de se lembrar de fazer pausas saudáveis para que o fluxo tenha um desempenho contínuo.  

Entenda seu limite

Se você já entendeu o seu estado de flow e como chegar até ele, porém, está em um momento de estagnação, é importante parar e relaxar um pouco.   Esse acontecimento é conhecido como paradoxo de controle, quando você tenta ao máximo controlar uma questão, porém, foge da lógica.   É natural que o ser humano não se sinta 100% disponível todos os dias, assim, foque em uma tarefa e execute-a como for possível, revisando posteriormente.  

Faça o que gosta!

É praticamente impossível que você consiga entrar no estado de flow se está executando uma atividade da qual não gosta.   O estado de flow é uma motivação interna, não externa, onde há essa força motriz pelo prazer de executar a atividade, e não ao contrário.  

Estado de flow: como sei que atingi?

Não sabe bem ao certo se atingiu o tão esperado e desejado estado de flow? Confira abaixo algumas das principais características que atestam que você chegou até lá:
  • Alto nível de concentração;
  • Sensação de pertencimento;
  • Perda de consciência;
  • Plenitude;
  • Sensação de recompensa ao finalizar uma atividade.

Estado de flow para aumentar a produtividade da equipe

Quer fazer sua equipe atingir o flow? Veja abaixo dicas essenciais para que consiga gerar esse movimento dentro de seu time!
  • Deixe claro quais são as atividades de cada um e a sua importância;
  • Delegue atividades desafiadoras e que tirem os trabalhadores do modo automático;
  • Saiba qual é o talento de cada colaborador;
  • Em pessoas extrovertidas, o flow acontece quando tem contato com outras pessoas;
  • Enquanto isso, pessoas introvertidas tem mais conexão com ideias.
Quer saber mais como gerar o flow exato em sua equipe? Confira no podcast abaixo mais sobre esse processo com a entrevista do convidado especial, Carlos Marciel. https://www.youtube.com/watch?v=to5L6A4THfQ&t=1s E você, comandante, o que está esperando para ter uma empresa cada vez mais autogerenciável e de alta performance? Confira mais conteúdos no blog EAG e também em nossas redes sociais!
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO