Negócio e desenvolvimento pessoal: uma aliança

03.12.2019
grupo de quatro pessoas no palco do EAG falando sobre suas habilidades pessoais||

Se você está sempre apagando incêndios na sua empresa, tomando todo o controle da operação para si e, consequentemente, vivendo exausto, eu vou te dizer uma coisa: sua empresa não está te ajudando a desenvolver habilidades pessoais.

 

Essas competências individuais são essenciais para qualquer pessoa, imagine líderes? Elas te ajudarão, entre outras coisas, a fazer a sua empresa atingir resultados expressivos e a funcionar sem que você precise microgerenciar cada processo.

 

Mas qual é o papel das habilidades pessoais no desenvolvimento da sua empresa? É exatamente isso que eu, Marcelo Germano, fundador do EAG Empresa Autogerenciável, vou te mostrar nesse texto.

 

Te desejo uma boa reflexão!

 

O que são habilidades pessoais? 

Habilidades pessoais são padrões que potencializam os nossos comportamentos. Elas são inerentes a cada pessoa e estão associadas à nossa personalidade. Essas competências podem ser adquiridas, desenvolvidas e aperfeiçoadas.

 

Essas competências estão ligadas às habilidades profissionais, que são características relacionadas ao ambiente corporativo. E elas estão muito relacionadas umas com as outras porque a nossa personalidade e o nosso comportamento também moldam o tipo de profissional que somos.

 

O dono de empresa é um profissional que impacta na vida e no trabalho de muitas outras pessoas. Então, as competências desse empresário não moldam só o profissional que ele é, mas muitos outros profissionais – no caso, seus funcionários.

 

Embora ele seja muito importante, o conhecimento teórico não é mais suficiente para o mercado de trabalho. São as habilidades pessoais que vão impulsionar uma pessoa a tomar atitudes que consigam suprir os desafios de uma empresa.

 

Tem uma frase que eu sempre digo, inteligência é diferente de sabedoria. Quando buscamos conhecimento, estamos aumentando a nossa inteligência. E a sabedoria é quando a gente usa esse conhecimento para produzir resultado. Vou dar um exemplo: não adianta ler uma receita de pizza e nunca fazer uma pizza. Para ter a habilidade de fazer uma pizza, você precisa ir lá e seguir, de forma prática, o passo a passo da receita. 

 

Alguns exemplos de habilidades pessoais

Algumas competências individuais são essenciais, como as habilidades profissionais, especialmente para um empresário.

 

Todo empresário precisa tomar determinadas atitudes que promovem o crescimento dessa empresa. E, como eu falei, essas atitudes são impulsionadas pelo desenvolvimento das habilidades pessoais.

 

A empresa é reflexo do dono. E um líder com características pessoais bem fortalecidas acarreta em uma empresa de cultura organizacional fortalecida. 

Cultura organizacional é como tudo funciona dentro da empresa. É um conjunto que engloba os seus funcionários e os valores que conduzem todo o funcionamento do negócio.

 

Algumas habilidades pessoais fundamentais para qualquer dono de empresa são:

  • Autoconhecimento: a pessoa precisa conhecer os seus pontos fortes e fracos para assumir a missão de comandar uma empresa;
  • Iniciativa: para começar processos e projetos de forma ágil e criativa;
  • Liderança: para gerir e influenciar equipes, bem como fazer com que os outros confiem em você e no seu método de trabalho;
  • Empatia: empresas são feitas por pessoas. Ter a sensibilidade de ouvir as necessidades dessas pessoas e orientá-las no que for preciso é fundamental;
  • Comunicação: saber se comunicar ajuda a transmitir ideias claras aos que trabalham para você;
  • Organização: organizar-se é saber o que, como e quando precisa ser feito, da forma mais produtiva possível;
  • Flexibilidade: essencial para saber lidar com imprevistos e desafios.

Como desenvolver habilidades pessoais?

Existe uma fórmula consagrada no mercado para desenvolver habilidades pessoais. É um método simples e efetivo, que eu chamo de CHA: conhecimento, habilidade e atitude

 

Vou explicar melhor o que isso quer dizer.

 

Conhecimento: você precisa adquirir conhecimento técnico e teórico para saber o que você precisa fazer ou o que precisa praticar para desenvolver essa habilidade.

 

Habilidade: se o conhecimento é saber, a habilidade é o saber fazer. Como eu disse lá em cima, não adianta você saber da teoria se você não a coloca em prática. Lembra do exemplo da pizza? Pois é: quanto mais pizzas você fizer, melhor pizzaiolo você vai ser.

 

Então, para qualquer habilidade que você deseja adquirir, primeiro aprenda a teoria. E, depois, você repete aquilo quantas vezes for necessário, até ficar expert e poder dizer que adquiriu uma nova habilidade pessoal.

 

Atitude: por fim, além do conhecimento e da habilidade, temos a atitude. Você só vai aprender a teoria de uma habilidade, e só vai colocá-la em prática, se você quiser fazer isso de fato. 

 

Ter atitude é essencial para tirar as ideias do papel e partir para a ação, executá-las de fato. Isso é o que motiva o desenvolvimento e aperfeiçoamento de qualquer habilidade pessoal.

 

Você tem desenvolvido as suas habilidades pessoais?

Agora que você sabe quais são as principais habilidades pessoais que qualquer empresário precisa ter, como adquiri-las e desenvolvê-las, eu te pergunto mais uma vez: você tem desenvolvido as suas habilidades pessoais?

 

Se você está preso na operação do seu próprio negócio, tentando se manter no controle até do que não te diz respeito; se você está só envolvido em resolver problema de cliente e em apagar incêndios, você não está se ajudando.

 

Desta forma, você fica preso em um ciclo de estresse e esgotamento. Como você quer se manter no controle de tudo ao mesmo tempo, você fica cada vez mais atolado de trabalho. E, assim, não dá tempo de aprimorar habilidades que vão, inclusive, te livrar de uma carga de trabalho exaustiva.

 

Lembre-se: a empresa é reflexo do dono, e as habilidades pessoais estão ligadas às profissionais. Se esse dono não possui características essenciais para o seu crescimento pessoal, logo, ele não vai inspirar seus geridos a desempenharem as habilidades necessárias.

 

Também é fundamental esclarecer que o dono da empresa não vai desenvolver suas habilidades pessoais se estiver preso na operação da empresa, sem tempo para novos aprendizados teóricos e práticos.

 

Mas, se você está investindo no desenvolvimento de seus colaboradores, na transmissão da cultura da empresa para eles, bem como delegando tarefas a essas pessoas, parabéns! É sinal de que você está desenvolvendo suas habilidades, está no caminho certo para aperfeiçoá-las, e elas estão refletindo na cultura da sua empresa.

 

Ou seja: você precisa adquirir, desenvolver e aperfeiçoar habilidades pessoais que são fundamentais para um empresário. Elas que vão ajudar a sua empresa a alçar voos cada vez maiores e torná-la, finalmente, autogerenciável.

 

O que eu chamo de uma empresa autogerenciável é o ápice de todo negócio. É uma empresa que atinge resultados e funciona perfeitamente sem que você precise micro gerenciar cada processo. Isso acarreta em maior qualidade de vida para você e para os seus colaboradores.

 

Considerações finais

Adquirir, desenvolver e aperfeiçoar habilidades é essencial para qualquer empresário fazer o seu negócio crescer. 

 

Se essas habilidades, como liderança, flexibilidade e organização forem intrínsecas à personalidade do dono de uma empresa, ele vai conseguir gerenciar o próprio negócio de forma muito mais inteligente.

 

No entanto, é bem provável que você que está lendo esteja preso na operação da sua empresa, imerso em um verdadeiro caos, e não está tendo tempo algum de pensar nisso. Enquanto isso, o tempo passa, você não trabalha suas habilidades pessoais, seu negócio não vai para frente… na realidade, tudo anda para trás.

 

Se você não se atentar a isso, o tempo vai passar e você não estará se ajudando, e nem ajudando o propósito que você mesmo criou. 

 

O EAG Empresa Autogerenciável foi criado para ajudar donos de empresas a acabar o caos em que seus negócios se encontram e torná-los autogerenciáveis.

Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO