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O que fazer quando os sócios não se entendem: dicas para salvar a sociedade!

18 de janeiro de 2023

Um cenário por vezes considerado como difícil, porém, que é bem mais comum do que se imagina, os desentendimentos entre sócios podem acontecer independente de qual seja o tamanho da companhia.

 

Sejam por motivos da cultura organizacional, questões monetárias, contratação ou demissão de funcionários, – as possibilidades são muitas -, é preciso tomar cuidado com os efeitos que isso pode gerar em uma companhia.

 

Está passando por essa situação ou conhece alguém que está nessa atual momento? Clique aqui e veja o que deve ser feito para reduzir esses problemas e saiba mais!

 

Sinais de que os sócios não se entendem

Sinais de que os sócios não se entendem

Você sabe bem ao certo quais são os principais sinais que apontam que os sócios não estão se entendendo da melhor maneira possível?

 

Confira quais são eles abaixo:

  • Brigas no ambiente de trabalho;
  • Disputas a todo o momento;
  • Ideias controvérsias;
  • Falta de respeito dentro e fora do espaço corporativo;
  • Problemas de comunicação e entendimento;
  • Falta de confiança;
  • Não comparecimento nos eventos da companhia;
  • Cobrança em excesso.

Além de claro, muitas outras possibilidades que podem acontecer especificamente dentro da organização em que você está envolvida.

 

Importância do alinhamento entre sócios

Um dos primeiros passos para que os conflitos entre sócios sejam prevenidos é o alinhamento entre os envolvidos.

 

Assim, questões primordiais e polêmicas podem ser discutidas de forma inicial, antecipando cenários que podem ser fatais e problemáticos para uma companhia.

 

É por meio dessa reunião mais específica em que a cultura organizacional, visão e missão da empresa podem ser colocadas em pauta por entre todas as pessoas que fazem parte do quadro societário, identificando possíveis “pontas soltas”.

 

Aqui devem ser analisado a fundo as estratégias e a operação, comprometendo-se com um padrão e quando necessário, mudanças que estejam de acordo com todos os envolvidos.

 

É importante destacar que esse alinhamento não é algo que deve ser feito apenas no início da sociedade, na verdade, deve fazer parte da rotina dos comandantes, verificando de forma contínua o que está acontecendo.

 

Assim, pode-se mudar a rota quando necessário, continuar com aquilo que está dando certo e até mesmo aplicar novas ideias e comparar os resultados obtidos!

 

O que fazer quando os sócios não se entendem?

Se você e seu sócio, ou os donos da empresa em que você trabalha, estão atingindo níveis de desentendimentos dos quais estão tornando o trabalho cada vez mais insustentável, é a hora de verificar o que deve ser feito para mudar isso.

 

Confira no podcast abaixo o que precisa ser aplicado para que esses conflitos entre os comandantes sejam reduzido e aplique dentro da organização! Além disso, veja nossas dicas abaixo no passo a passo.

Identifique as causas do mal entendimento

O primeiro passo é saber o que está causando o problema entre ambas as partes, afinal, ela pode ser muito mais simples e fácil de se resolver do que se imagina.

 

Portanto, procure compreender qual é o motivo, seja sobre questões internas, externas ou até mesmo pessoais.

 

Resolva os conflitos com diálogo e comunicação não violenta

Depois de compreender qual é a razão que está motivando o atual problema, é preciso resolver o que está acontecendo por meio do diálogo e da comunicação não violenta.

 

Lembre-se que elevar o tom de voz, discutir de forma irracional ou até mesmo partir para agressões físicas não é a forma mais fácil, na verdade, só vai piorar a situação.

 

Faça alinhamento de valores

Os valores de sua empresa estão alinhados com as pessoas que estão comandando?

 

É preciso pensar no que vai guiar as questões de sua companhia, deixando-as a mostra tanto para os colaboradores atuais, para aqueles que chegarão no futuro e claro, para toda a diretora.

 

Os valores e missões de uma empresa devem ser vivenciados por todas as pessoas de alto escalão de uma organização, sendo repassado para todos os colaboradores, pelo exemplo.

 

Faça alinhamento de expectativas

Depois que as questões anteriores forem resolvidas, é preciso alinhar as expectativas com todos os comandantes envolvidos.

 

Em muitos casos, pode acontecer a saída de muito dos envolvidos, assim como a mudança do quadro da diretoria, portanto, é preciso atenção redobrada a quem deseja se envolver no negócio.

 

Crie um contrato social

Por fim, é o momento de criar um contrato social do qual conste todas as informações que foram acordadas com os superiores.

 

É preciso registrá-la no cartório ou demais meios oficiais, comprovando assim de que tudo está de acordo.

 

Invista em dinâmicas para melhorar o relacionamento

Por fim, porém, não menos importante, é sempre interessante investir em dinâmicas para que o relacionamento entre todos esteja sempre em desenvolvimento.

 

Assim, você diminui as chances de que problemas ou conflitos aconteçam, da mesma forma que amplia o clima organizacional da companhia e das relações dentro do ambiente de trabalho.

 

Quando desfazer a sociedade?

Existem vários momentos em que é preciso parar e pensar se não é o momento de desfazer a sociedade de vez.

 

Alguns daqueles que são considerados como cruciais, são:

  • Quando um sócio deseja deixar a sociedade;
  • Quando há o interesse em exclusão de um membro por parte dos demais societários;
  • Quando todos os sócios desejam terminar com o negócio;
  • Em casos de falecimento de um dos membros;
  • Em contratos que possuem tempo pré-determinado.

Você está passando por esse momento em sua organização, comandante? Esse pode ser o momento de tentar aplicar as soluções sugeridas abaixo, ou, de traçar novos rumos para sua nova ou antiga empresa.

 

Em quaisquer casos, saiba mais sobre como o programa EAG pode te ajudar nesse momento! Aqui, por meio de pilares e ensinamentos únicos, ensinamos a você e sua companhia a saírem do caos!

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

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