Relacionamento empresarial: qual é a relevância?

09.10.2023
Dois colaboradores se cumprimentando e sorrindo em um bom relacionamento empresarial.

Qual é a situação do relacionamento empresarial na sua organização? Os colaboradores estão em harmonia ou há conflitos, barreiras na comunicação e até discussões?

O investimento em boas práticas de construção de um relacionamento empresarial saudável e positivo é fundamental em qualquer empresa.

Quando não vai bem, além de os profissionais serem prejudicados por um clima desagradável no ambiente de trabalho, os resultados da empresa também são afetados.

Entenda melhor a importância desse assunto e conheça algumas dicas que podem ser difundidas na empresa a fim de promover um bom relacionamento.

Boa leitura!

O que é relacionamento empresarial?

O relacionamento empresarial é o modo como os colaboradores, líderes, gestores e outros profissionais se relacionam no ambiente de trabalho.

Nesse sentido, muitos fatores fazem com que o relacionamento empresarial seja positivo ou negativo, afetando o clima da organização.

Afinal, o convívio entre pessoas de diferentes especialidades, origens, culturas e pensamentos nem sempre é uma tarefa fácil.

Por isso, é essencial garantir que a convivência seja boa para o ambiente de trabalho, a fim de ser mais colaborativo e saudável.

Quais são as principais vantagens de um bom relacionamento empresarial?

Um bom relacionamento empresarial propicia muitas vantagens. Confira algumas das mais importantes a seguir.

Ambiente de trabalho mais produtivo

A maneira como se desenvolve o relacionamento dos profissionais na empresa impacta diretamente a produtividade das equipes.

Um ambiente negativo, com conflitos, discussões e intrigas prejudica o desempenho dos colaboradores.

Para não haver interferência na produtividade, a construção de um ambiente de trabalho saudável e amigável é indispensável.

Quando o relacionamento empresarial é bom, reflete nos aspectos emocional e físico dos profissionais. Assim, eles se sentem mais motivados e engajados.

Melhora na comunicação

Outra vantagem tem relação com a comunicação, um fator crucial ao bom alinhamento sobre o que executar, como e quando.

Com um bom relacionamento interpessoal profissional, a tendência é de que a comunicação se torne mais efetiva. Afinal, os colaboradores conseguem trocar informações com mais facilidade, sem barreiras causadas por problemas ou discussões passadas.

Imagem da marca empregadora

Bons relacionamentos na empresa refletem positivamente na marca empregadora.

Os melhores talentos do mercado aspiram trabalhar em ambientes saudáveis, que disponham de uma boa cultura organizacional e sejam capazes de nutrir bons relacionamentos profissionais.

Assim, quando sua empresa atinge esse patamar e conta com um relacionamento empresarial de qualidade, fica mais atrativa nos processos de contratação.

Leia também: Como melhorar o resultado do seu cliente.

Dicas para um bom relacionamento empresarial

Entendendo mais sobre relacionamento empresarial, conceito e vantagens, é hora de conhecer algumas dicas para desenvolvê-lo na sua organização.

1. Seja colaborativo

Os profissionais devem ser colaborativos. Isto é, precisam ser solícitos para estarem alinhados com os demais e prestarem auxílio sempre que necessário.

Nem todas as pessoas apresentam as mesmas facilidades e habilidades. Assim, em um bom relacionamento empresarial, é importante demonstrar empatia e disposição a agregar.

2. Respeite o espaço do outro

Mais uma dica para um bom relacionamento empresarial é respeitar o espaço dos demais profissionais.

Isso significa executar as atividades da melhor maneira possível, sem interferir desnecessariamente no trabalho ou invadir o espaço do outro.

3. Filtre as brincadeiras

Em um ambiente saudável de trabalho, é normal e esperado que as pessoas tenham momentos de descontração e façam brincadeiras.

Porém, é preciso cuidar para não ultrapassar o limite. Sendo assim, não faça brincadeiras relacionadas à vida pessoal dos colegas.

Dessa forma, o ambiente se mantém descontraído, sem nenhum desconforto ou clima negativo, que causaria problemas interpessoais e comprometeria o bom relacionamento na empresa.

4. Mantenha a organização

A organização também faz parte dos requisitos de um bom relacionamento, e isso vale tanto para o ambiente geral da empresa quanto para os ambientes individuais de trabalho.

Falta de organização é extremamente prejudicial ao convívio diário e à produtividade da equipe.

5. Seja cordial

Por fim, a cordialidade deve prevalecer no relacionamento profissional. Práticas simples, como cumprimentar a todos os presentes no ambiente ao chegar e sair, agradecer e pedir por favor, são hábitos que precisam ser alimentados.

No cotidiano corrido, essas pequenas gentilezas podem acabar ficando em segundo plano. No entanto, é importante, para a qualidade do relacionamento empresarial, que os profissionais sejam cordiais uns com os outros.

Talvez pareça um detalhe, mas isso contribui para os profissionais se sentirem mais à vontade uns com os outros.

A partir daí, é mais fácil pedir ajuda, quando necessário, oferecer auxílio ao notar que um colega está precisando e ser mais colaborativo.

Dessa forma, ao criar estratégias para melhorar o relacionamento empresarial do seu negócio, considere todas essas dicas para um direcionamento nas orientações a serem transmitidas aos profissionais.

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO