Siga Esses 3 Passos Se o Seu Funcionário Não Vai Bem
24.05.2021Você tem um funcionário que é muito bom, tecnicamente falando...
Mas não vai bem, quando o assunto é comportamento?
Ele chega atrasado constantemente?
Esse funcionário, apesar de produzir bastante, contamina a sua cultura e as pessoas?
Calma, que nem tudo está perdido.
Com esses 3 passos, aquele funcionário que não vai bem, pode ter salvação.
Passo 1: Alinhamento de Expectativa
Às vezes, para aquele funcionário que não vai bem, pode estar faltando clareza:
Do seu papel na empresa;
Da missão que ele tem, ao assumir o cargo que atua;
E do que se é esperado dele, além de produzir o que precisa ser produzido.
Então, nessa primeira etapa, é preciso conversar com ele.
Você pode fazer uma reunião de um a um, e alinhar as expectativas que você e a empresa esperam dele.
Aqui, vale pontuar o que ele tem feito de positivo, e que poderá continuar fazendo...
Mostrar onde ele está indo mal e o que precisa melhorar...
E, por fim, apontar o que quer que aconteça, que seja diferente.
Pode até mostrar qual o caminho que ele precisa seguir.
Dessa forma, além do funcionário ter mais clareza sobre o seu papel na empresa...
Você terá subsídios para a próxima etapa.
Passo 2: Acompanhamento
Nessa etapa, o funcionário que não vai bem precisará saber:
O que acontece se fizer o que se é esperado dele;
E também, o que acontece se ele não fizer o que se é esperado.
Então, após ter a conversa de alinhamento de expectativa...
É necessário acompanhar o funcionário que não vai bem, para que ele saiba se está no caminho certo.
Para acompanhá-lo, você precisará observar o trabalho dele, e acompanhar o andamento das ações que ele precisa fazer.
Esse acompanhamento é necessário para dar feedbacks.
Fazendo isso, você entrará na terceira etapa, que vai te auxiliar no processo de acompanhamento.
Passo 3: Reconhecimento
Dar feedbacks quando o funcionário não vai bem é necessário.
Mas também é necessário reconhecer quando ele acerta, ou vai bem em algo.
Afinal, a melhor maneira de motivar uma pessoa, é através do reconhecimento.
Seja reconhecendo o bom trabalho que o funcionário está fazendo...
Ou quando ele, a partir da conversa de alinhamento, está demonstrando que está buscando seguir o caminho certo.
Lembre-se: o reconhecimento é um dos melhores, se não o melhor, método de reforçar positivamente um comportamento desejado.
E quando nenhum desses passos não dá certo?
Se, mesmo seguindo esses passos, o funcionário continua não indo bem...
Mesmo dando feedbacks pontuais de acordo com as ações dele...
E ainda assim, ele não ajustar o comportamento de acordo com as conversas e feedbacks...
Você precisa fazer o papel de dono e mandar esse funcionário embora.
Acredite em mim, quando eu digo que não vale a pena manter uma pessoa que produz bem, mas que o comportamento não é coerente com a cultura e os valores da sua empresa.
Porque no longo prazo, manter esse funcionário que não vai bem, quando se fala em comportamento...
Custa não só o seu bem-estar.
Custa, também, as outras pessoas que são contaminadas, estraga a cultura da empresa, estraga os valores...
Ou seja, o prejuízo financeiro será o menor dos seus problemas.
E uma empresa que não tem uma cultura forte...
Está fadada a desaparecer.
Se você quiser saber mais como fortalecer a cultura da sua empresa, é só clicar aqui.
Saiba mais: como dispensar um funcionário
QUEM É MARCELO GERMANO
-
Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
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Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO
QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
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Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
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Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO
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