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A importância da liderança para o sucesso empresarial: como a falta de liderança pode prejudicar sua empresa

11 de abril de 2023

O líder é um dos principais agentes para o sucesso empresarial de um negócio, principalmente por conseguir manter o clima organizacional sempre positivo, as pessoas engajadas e com um propósito ativo.

 

Segundo um estudo da Gallup, 70% da atuação das pessoas dentro de um negócio é de responsabilidade de uma liderança sadia e preparada, mas, os dados também mostram que 70% deles não estão prontos para isso.

 

Quer saber mais sobre a porcentagem dessa questão dentro de sua corporação? Confira abaixo mais informações e reflita mais sobre o cenário atual do seu negócio!

 

O que é liderança e qual sua importância?

O que é liderança e qual sua importância?

O papel de um líder é um dos mais importantes dentro dos times e dos processos de uma empresa, afinal, é ele quem veste a camisa da empresa e também repassa esse sentimento para os outros colaboradores.

 

São essas pessoas que devem estar observando a gestão das pessoas, repassar a cultura organizacional de um negócio e fazer com que a missão, valores e visão sejam inseridos no dia a dia de todos os envolvidos.

 

Mesmo que essa pessoa não esteja com a “mão na massa” diariamente, é primordial que ele saiba como funcionam todos os procedimentos e saiba guiar os funcionários no ensino e no dia a dia.

 

É ele também que estará de olho na atuação de todos, dando feedbacks negativos e positivos quando preciso, levando sempre em consideração os objetivos da empresa como um todo.

 

Consequências da falta de liderança

Você sabe quais são os principais pontos que surgem em casos em que há uma falta de liderança?

 

Os mais comuns, e que com certeza podem estar acontecendo em seu próprio negócio, são:

  • Falta de direcionamento: uma empresa que não possui um comandante ou uma liderança que dita os próximos passos e metas certamente tem falta de direcionamento e não sabe como e para que está trabalhando;
  • Baixa produtividade: quando não se tem urgência e nem passos bem determinados, a produtividade de uma equipe tende a ser feita no mínimo e conforme é possível, o que não trará resultados surpreendentes e nem inovadores para o negócio;
  • Maior quantidade de turnover: sua empresa está enfrentando uma grande quantidade de demissões, seja por vontade própria dos envolvidos ou por decisão interna? Esse é um dos grandes pontos que precisam ser observados, afinal, isso é o reflexo de uma liderança fraca;
  • Perda de competitividade: ao unificar todos os pontos descritos acima, é apenas uma consequência que essa companhia não tenha uma grande abrangência ou impacto no nicho de atuação, não é mesmo?

Ao ler esse conteúdo, comandante, você conseguiu identificar alguns pontos que são condizentes a sua realidade?

 

Se sim, é o momento de pensar em quem está coordenando os seus times e como tem sido o seu porte de líder de uma empresa, modificando o cenário atual.

 

Como resolver os problemas de liderança?

Se você leu o parágrafo acima e quer mudar de uma vez o futuro de sua companhia, é preciso iniciar alguns passos agora para sair do lugar.

 

Seja transparente

Pode ser o momento de chamar aquele líder de sua equipe e conversar com ele a respeito do que tem acontecido para que os resultados apresentados tenham sido tão negativos ou estejam em decadência.

 

Além disso, vale a pena falar com os colaboradores, seja um a um ou realizar pesquisas de clima organizacional, procurando entender o que precisa ser modificado e o que está acontecendo.

 

Entenda qual é a necessidade da empresa nesse atual momento, o que precisa ser alterado, processos que podem ser implementados e o que pode melhorar essa vivência e atuação de todos.

 

Procure por novidades

Você, como comandante e líder ao mesmo tempo, precisa ter em mente o que há de novo em quesitos de segurança para aplicar em seu time, em seu negócio e também em sua vida pessoal.

 

Portanto, esteja sempre atento em quais são as novidades do ramo, o que a concorrência anda fazendo e quais são os pontos que precisam ser aprofundados dentro de sua equipe.

 

Além disso, mantenha a cabeça aberta e tenha estômago para lidar com as intempéries do dia a dia, afinal, contratempos sempre vão aparecer, o que vai mudar é a forma como você lida com eles.

 

Pense nas experiências anteriores

Muitos dos problemas que estão acontecendo em sua empresa já podem ter acontecido em algum momento do passado.

 

Por isso, procure se prevenir com as experiências que já aconteceram e faça de tudo para minar com que se repitam agora ou no futuro.

 

Invista em universidades corporativas

Você já pensou em aplicar uma universidade corporativa para que todos os colaboradores, prestadores de serviços e claro, você mesmo, tenha acesso ao que está acontecendo de novo no mercado?

 

Uma empresa que não está focada em crescer e buscar aquilo que é novidade, seja dentro dos produtos ou serviços oferecidos ou nos afazeres e processos internos, está fadada ao fracasso em algum momento.

 

Procure por uma mentoria especializada

É claro que você e nem sua equipe vão ter todo o conhecido para que consigam melhorar tudo o que é preciso para que sua empresa tenha cada vez mais sucesso.

 

Por isso, é preciso contratar mentorias especializadas, onde alguns dos temas que merecem atenção, são:

  • Gestão empresarial;
  • Gestão de pessoas;
  • Questões financeiras;
  • Inovação de produtos;
  • Marketing especializado.

E muito mais!

 

Programa EAG

Você já imaginou conseguir ter acesso a todos os pontos abordados acima em apenas uma mentoria? O programa EAG é tudo isso e muito mais do que você imagina!

 

Nossa consultoria foi desenvolvida para empresas e comandantes que não gostam de ficar no óbvio e querem fazer a diferença no nicho de atuação e mudar o mundo cada vez mais!

 

Entre em contato com a nossa equipe e receba uma sessão estratégia gratuita para saber o que precisa ser modificado, implementado e o que há de novo para sua organização!

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

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