Avaliação de liderança: importância e quais perguntas fazer

30.11.2023
Avaliação de liderança

Na sua empresa, você tem o hábito de fazer uma avaliação de liderança? Caso não, saiba que essa é uma das práticas mais importantes que um empreendedor deve fazer.

Afinal de contas, a liderança é quem inspira os colaboradores e faz com que as metas sejam alcançadas. Dessa forma, ao fazer uma avaliação de desempenho da liderança, você consegue analisar como o trabalho é feito e quais resultados são obtidos.

Mas como de fato fazer essa avaliação? E quais perguntas elaborar para os líderes da sua empresa? É isso o que você confere neste artigo, onde oferecemos todas as orientações para você avaliar sua liderança.

O que é uma avaliação de liderança?

Uma avaliação de liderança é o momento em que todo empreendedor deve analisar como está sendo o desempenho dos líderes da equipe. Nesse processo, é verificado qual comportamento de liderança está sendo utilizado e os resultados que isso traz.

Essa é uma das avaliações mais importantes que o dono de empresa pode fazer, já que o líder é o personagem que mais inspira e influencia os demais colaboradores.

Portanto, saber como está indo o trabalho dessa liderança e se está de acordo com a cultura e objetivos da empresa é imprescindível para que o negócio cresça.

Qual a importância da avaliação de liderança em um ambiente organizacional?

Existem muitos motivos que fazem com que a avaliação de líder seja um tópico importante nas empresas.

Mas, para poder mostrar a importância da liderança e sua avaliação, separamos aqui 3 motivos que fazem com que a avaliação de líderes tenha um espaço especial na agenda de qualquer empreendedor.

1. Diminui a rotatividade de profissionais

Muitas vezes a sua empresa pode estar enfrentando uma alta rotatividade de profissionais de times específicos. Nesse momento, é comum o empresário pensar que está atraindo os talentos errados para a organização, mas muitas vezes o problema está na liderança.

Líderes ruins fazem com que o clima organizacional piore, gerando funcionários infelizes e insatisfeitos com o ambiente de trabalho. Nesse cenário, muitos desligamentos por parte dos colaboradores podem ocorrer devido a uma liderança ruim.

Para identificar isso, o ideal é sempre realizar entrevistas de desligamentos e observar as equipes onde existe uma rotatividade alta e profissionais. Esses podem ser indicadores de que a liderança não está desempenhando seu melhor papel.

2. Ajuda a identificar novos líderes

Se engana quem pensa que a avaliação de lideranças ocorre somente com quem trabalha em cargos de líder na empresa. Essa avaliação também pode ser utilizada nos funcionários que mais apresentaram características de liderança nos últimos projetos em que atuaram.

Dessa maneira, a partir da avaliação, a empresa consegue observar se existem pessoas que têm um bom perfil de liderança para oferecer uma nova oportunidade na empresa.

3. Oportunidade de melhoria

Assim como os demais colaboradores, os líderes também tem suas qualidades e defeitos que muitas vezes passam despercebidos por eles mesmos. Por isso, ao fazer uma avaliação de liderança, é possível alinhar esses pontos com o líder.

Assim, a liderança consegue saber onde está acertando e de que forma pode melhorar para conseguir resultados mais promissores.

Quais competências avaliar nas lideranças?

Todos sabemos que uma boa liderança não se forma apenas analisando suas capacidades técnicas, mas sim conferindo também suas soft skills, ou habilidades interpessoais. São essas competências que ajudam a formar um bom líder que gera equipes produtivas.

A seguir separamos as principais competências que você pode começar a verificar no momento de fazer a análise de desempenho da liderança da sua empresa.

Comunicação

A habilidade de comunicação desempenha um papel crucial na avaliação de lideranças. A clareza na comunicação é essencial para o sucesso de uma equipe e de toda a organização.

Os líderes que não possuem essa habilidade correm o risco de gerar confusão, desmotivação e falta de alinhamento entre os membros da equipe. Isso pode resultar em projetos mal executados, prazos não cumpridos e um ambiente de trabalho tenso.

Por outro lado, líderes com uma forte habilidade de comunicação têm a capacidade de:

  • Delegar tarefas de forma eficaz;
  • Conduzir reuniões produtivas;
  • Apresentar resultados de maneira clara.

Isso não apenas aumenta a eficiência operacional, mas também fortalece a moral da equipe e melhora a cultura organizacional.

Delegação

Um líder eficaz não apenas se destaca pela sua capacidade de comunicação, mas também pela habilidade de distribuir tarefas de forma estratégica.

Para fazer isso, o líder precisa se interessar e conhecer as habilidades e competências de todos da sua equipe. Dessa forma, ele consegue atribuir tarefas de acordo com a habilidade de cada um e direcionar melhor os colaboradores.

Por outro lado, os líderes que falham neste aspecto correm o risco de criar equipes improdutivas, onde alguns membros ficam sobrecarregados de atividades, enquanto outros têm poucas responsabilidades.

Isso não apenas prejudica o desempenho geral, mas também mina a motivação da equipe. Portanto, saber delegar tarefas é crucial para liderar com sucesso e otimizar o potencial da equipe.
 

Criatividade

A criatividade desempenha um papel crucial na busca por soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo negócio. Líderes criativos conseguem enfrentar problemas complexos e desenvolver abordagens originais que impulsionam o sucesso da empresa.

Além disso, a criatividade permite que os líderes inovem em suas funções e inspirem suas equipes a fazer o mesmo. Ela fomenta um ambiente onde novas ideias são bem-vindas e encorajadas, resultando em processos aprimorados e novas oportunidades de crescimento.

Discrição

A discrição envolve a capacidade de proteger informações confidenciais, evitando divulgação não autorizada ou compartilhamento inadequado.

Possuir essa habilidade é essencial já que os líderes frequentemente têm acesso a informações sigilosas das empresas, incluindo dados pessoais de seus colaboradores.

Nesse contexto, manter a discrição é crucial para lidar com esses dados de forma ética e responsável.

Confiança

Para que uma empresa consiga alcançar resultados sólidos, a equipe deve confiar nas decisões e na direção que a liderança proporciona. Por isso, é fundamental que o líder passe confiança para o seu time.

Para isso, é importante considerar que a confiança é construída a partir de uma comunicação clara, ações consistentes e comportamento ético.

Assim, quando os líderes demonstram confiança em suas equipes, isso cria um ambiente onde os membros se sentem valorizados e motivados, impulsionando a colaboração e o comprometimento.
 

Principais perguntas para fazer em uma avaliação de liderança

A fim de conseguir avaliar as competências mencionadas acima, a sua empresa precisa elaborar um processo de avaliação.

Para isso, muitas empresas criam um questionário para avaliar liderança, onde separam as principais perguntas que ajudam a analisar o desempenho dos líderes da empresa.

Para ajudar você nesse processo, separamos abaixo 10 perguntas que a sua empresa pode fazer a fim de verificar a performance dos líderes.

  1. Como você concilia a gestão da equipe com as suas atividades?
  2. Para você, qual é o papel do líder em um time?
  3. Como a liderança deve ser para ajudar a diminuir a rotatividade de funcionários?
  4. Qual é a melhor forma de gerir conflitos da equipe?
  5. Descreva como seria uma equipe ideal
  6. Como você transformaria sua equipe hoje na equipe ideal?
  7. O que você faria para melhorar a produtividade de uma equipe?
  8. Como é o seu estilo de liderança?
  9. Existe algum assunto delicado que você evita falar com a equipe?
  10. Como você comunicaria uma notícia ruim para o time?

A partir dessas questões você já consegue analisar como é o estilo de liderança do profissional e se ele está ajudando ou não a empresa. Com isso já é possível identificar gargalos e aplicar melhorias na operação.

E para otimizar ainda mais o seu negócio, continue navegando no blog da EAG e confira os conteúdos que preparamos para você se tornar um ótimo empreendedor!

Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO