28 de janeiro de 2017
3 coisas que eu percebi que a maioria das pessoas não percebem, 1) antes mesmo de montar a minha empresa eu tinha a exata noção de como ela seria; 2) uma vez que eu tinha clareza, comecei a pensar nas pessoas que iriam trabalhar na empresa; 3) uma grande empresa é a pequena empresa que fez a coisa certa.
Ou seja, a primeira coisa que você, empreendedor, tem que ter é clareza de onde você quer que sua empresa chegue e comunicar isso aos seus colaboradores. Outra coisa antes de contratar o colaborador, é fazer um Job Descrition (Descritivo de Cargos) para que você e seu futuro funcionário tenha clareza do resultado que ele precisa entregar.
Importante é acompanhar esse colaborador, dar feedback constantes, comunicar se ele está atingindo os resultados, se ele está entregando suas tarefas, informa-lo quando ele erra e quando ele acerta. Muitas pessoas evitam dar feedback por uma serie de questões e esquecem de reconhecer seus colaboradores pelo trabalho bem feito. Essa prática é importante e influência muito no desenvolvimento do seu colaborador.
E o resto é plano. Você tem que ter um plano de carreira com cada colaborador. Eu costumo brincar falando o seguinte, fazer uma gestão de colaboradores são 3 conversas que você tem que ter com seu funcionário:
Quando você for desenvolver um funcionário, muitas vezes você terá que lidar com questões difíceis, e vai precisa entender que o desenvolvimento acontece fora da zona de conforto, tanto sua quanto do seu colaborador. Vocês vão passar por uma espécie de “sofrimento” assim que saírem da zona de conforto, e vão precisar estar dispostos a aceitarem essa situação, que não é um processo dos mais simples.
Por isso que muitas vezes eu digo que para você que vai estar a frente desse processo e não sabe lidar muito bem com a situação, precisará fazer cursos de liderança, entender um pouco de auto conhecimento, quais as emoções que você e o colaborador sentirão para pode atuar da melhor maneira possível.
Além disso, você precisa fazer benchmarking. Você não precisa inventar a roda, existem muitas empresas que fazem a Gestão de Colaboradores de forma efetiva. Vá até as empresas, aprende as melhores práticas e leva isso para o seu negócio. O importante é você entender o que as pessoas estão fazendo que funciona e aplicar na sua empresa. Com o tempo você vai criando melhorias, aplicando Avaliação de desempenho, plano de carreira, treinamentos, você pode fazer uma série de coisas, mas você tem que dar o primeiro passo.
Caso você queria saber mais sobre esse assunto, separei alguns materiais abaixo:
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