11 de outubro de 2016
Em 1989, Rebecca Congleton Boenigk e sua mãe, Jaye, iniciaram a Neutral Posture, uma empresa familiar de uma linha de cadeiras ergonômicas projetadas pelo pai de Boenigk, Dr. Jerome Congleton. Vinte e sete anos depois, a empresa agora possui 80 funcionários e recentemente expandiu-se para o negócio de móveis. No entanto, Boenigk ainda se recorda dos primeiros dias de sua empresa quando ela estava aprendendo a gerenciar uma equipe e, ao mesmo tempo, trabalhando para crescer seu negócio. “Olhando lá para trás, acredito que a transição de empresário para gestora teria sido mais fácil se eu tivesse um mentor experiente ao lado”, diz Boenigk. Ela começou o negócio na garagem de sua família no Texas e contratou seus primeiros três empregados um ano depois. “Como muitos empreendedores, eu pensei que precisava fazer tudo sozinha, mas, ao longo dos anos, eu conheci muitos empresários que estão dispostos a ajudar os gestores inexperientes.” Ter um mentor é uma maneira que estas pessoas que não possuem experiência em gestão podem aprender a crescer e adotar hábitos gerenciais, diz Melinda Emerson, a @SmallBizLady no Twitter e autora do livro best-seller “Become Your Own Boss in 12 Months” (ou, em português, Torne-se o Seu Próprio Chefe em 12 Meses). Saiba mais sobre Gestão empresarial “Gerenciar uma equipe pode ser um grande desafio para muitos donos de pequenas empresas”, segundo Melinda. “Leva tempo para os empresários desenvolverem seu próprio estilo de gestão.” Se você é dono de uma pequena empresa e está procurando formas de aprimorar suas habilidades de gestão de pessoas, eis algumas lições para ajudá-lo a construir uma empresa forte e, ao mesmo tempo, manter seus funcionários motivados:
É difícil exigir profissionalismo de sua equipe se você mesmo não seguir esse comportamento. “Como dono, você define o tom do seu pequeno negócio e seus funcionários irão sempre procurar você por conselhos ou mirar em você para lidar com as situações”, diz Melinda. “Você sempre paga atrasado os fornecedores? Você desaparece quando um cliente faz uma reclamação? Você chega atrasado todo dia? Você favorece abertamente alguns funcionários? Todos estão te observando e irão tratar o seu negócio da mesma forma que você o trata – ou até pior.”
Bons gerentes se certificam de que estão fornecendo aos seus funcionários o que eles precisam para se sentirem valorizados. “Seus funcionários são o ativo mais valioso do seu negócio, portanto, é melhor você ser bom com eles ou a sua empresa irá sofrer”, diz Melinda. Na Neutral Posture, Boenigk diz que seus empregados têm participação nos lucros, horários flexíveis, excelentes benefícios e vantagens adicionais, tais como um programa de recompensas para os funcionários que se destacam.
Melinda diz que uma comunicação de gerenciamento ineficaz é um dos maiores desafios que ela vê com os gerentes de primeira viagem. “Ao invés de se esconder em seu escritório, é importante envolver a sua equipe em sessões de brainstorming”, diz Melinda. “Você precisa ter reuniões regulares de equipe para garantir que todos estejam no circuito e se sentido parte da empresa. Não cobre atualização de todos sem antes oferecer as atualizações de seus próprios projetos. Isso irá ajudar a manter abertas as linhas de comunicação com a sua equipe.”
Invista algum tempo para entender os desafios e as necessidades de seus funcionários. Boenigk acredita na criação de uma cultura de inovação solicitando feedback regularmente de sua equipe em áreas que a empresa pode fazer melhorias. Mais sessões formais de planejamento estratégico são realizadas regularmente para abordar estratégias de, por exemplo, aumento de vendas e desenvolvimento de produtos.
Como dono de uma pequena empresa, pode ser tentador querer supervisionar todos os aspectos do negócio, mas à medida que a empresa cresce, isso se torna impraticável. Quando Boenigk e sua mãe começaram a contratar gestores, elas procuraram pessoas inteligentes que possuíam habilidades que complementassem as delas e eram apaixonadas pelo seu trabalho. “Além de delegar as tarefas certas para as pessoas certas, os pequenos empresários devem integrar novos gerentes”, segundo Melinda. “Não os jogue na jaula com os leões e espere o melhor. Invista em treinamentos para que você possa se certificar de que seus clientes e funcionários estejam sendo cuidados da mesma forma que você faria.” Artigos traduzidos: http://hiring.monster.com/hr/hr-best-practices/small-business/employee-motivation/first-time-manager-tips.aspx Separei alguns artigos sobre esse assunto que possa te interessar:
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