18 de julho de 2022
Obter cada vez mais clientes é o sonho de toda empresa, afinal, quanto mais pessoas comprando de seu negócio, maior a quantidade de receita gerada e assim, mais dinheiro se está ganhando no final das contas.
Mas, como prospectar clientes? Essa é uma grande dúvida dos empresários, ainda mais com muitas ferramentas disponíveis e métodos para aplicá-las.
Se essa é a sua questão, continue lendo o conteúdo abaixo e saiba exatamente o que e como fazer para obter mais sucesso em sua companhia!
Primeiramente, é preciso entender afinal, o que é a prospecção de clientes.
É assim chamada a ação de entrar em contato com potenciais compradores de sua marca, geralmente trabalho dos vendedores e da área comercial das empresas.
Assim, são feitas ligações para leads com maior qualidade de efetivarem o compra, geralmente com uma oferta comercial bem chamativa e interessante.
Mas, você sabia que existem várias formas de conseguir fazer essa prática com seu cliente?
Se ainda não sabe quais são elas, confira abaixo:
Conhecido como o modelo mais comum e funcional de atrair clientes, ele acontece quando o indivíduo não está esperando pelo seu contato, além de geralmente não ter noção sobre o seu produto ou serviço.
Esse contato pode ser tanto por telefone ou de forma presencial – geralmente a segunda opção é destinada a tíquetes mais altos.
Nesse caso, é preciso que o retorno seja maior, visto que o custo de prospecção tende a aumentar de acordo com os esforços aplicados.
A grande vantagem é que se trata de um processo ativo, atingindo leads dos quais normalmente não seriam possíveis.
As práticas mais comum sobre o outbound, são:
Também chamado de marketing de atração, o inbound marketing é destinado para aqueles que já possuem interesse no item de compra, direcionando em vários processos até o final, que é a venda.
Geralmente há a inscrição por parte do potencial comprador em Landing Pages, seja para saber mais informações, obter um material educativo, conseguir um desconto… as possibilidades são muitas!
Depois disso, acontece a nutrição dessa relação, seja sobre a temática ou conteúdos relacionados ao o que está sendo vendido, de forma a convencer o cliente da compra.
Depois disso, há o contato do comercial com aqueles que tem o maior potencial de compra.
Quando comparado ao modelo anterior, ele é bem mais barato, visto que muitos dos processos podem ser automatizados.
Ele acontece por meio de:
Nesse caso, quem executa toda a jornada – desde o contato inicial até a venda -, é um parceiro da companhia.
A vantagem é a redução do custo de aquisição, sendo de responsabilidade do parceiro.
É possível ganhar clientes em mais territórios, tudo isso sem a necessidade de abertura de filiais ou iniciar operações em outros locais.
Veja alguns exemplos abaixo para compreender melhor:
Os programas de indicação são nada mais do que o famoso boca a boca.
Essa estratégia costuma ser muito efetiva e geralmente gratuita. Algumas empresas que ganharam muito renome com esse uso são a Nubank, Netflix e Fluke, por exemplo.
No caso de vendas de valores mais altos, é preciso que a empresa priorize uma ótima venda para seus clientes, aumentando as oportunidades no futuro.
Do contrário, além de eventuais problemas com esse indivíduo em questão, terá alguém não recomendado e falando mal do serviço prestado, portanto, lembre-se sempre da experiência do consumidor do início ao fim!
Mas, engana-se quem pensa que nada deve ser feito sobre isso, pelo contrário: incentive com que seus clientes façam isso por meio de indicações, brindes, promoções e muito mais!
Algumas maneiras de incentivar essa ação, são:
É comum que muitas organizações usem de várias estratégias para adquirirem clientes e prospectá-los.
No caso da mista, são utilizadas várias formas de prospectar os clientes, desde o outbounding até os canais, por exemplo.
Mas, isso muda conforme algumas informações, como:
Você, comandante, deve encontrar qual é aquela que melhor atende as suas necessidades e aplicações.
Ok, agora que você já sabe mais sobre os meios de prospecção de clientes, veja mais dicas do que deve ser feito e assim, obter cada vez mais sucesso em sua empresa!
É péssimo receber informações ou propaganda de produtos que não te interessam, certo?
Por isso, na hora de realizar as indicações de seu produto ou serviço, é ideal que saiba para quem oferecer da forma correta.
Com isso, você poupa tempo e dinheiro ao direcionar aos locais e pessoas erradas, além de ganhar mais potencialidade e conversão com as pessoas corretas.
A empresa deve ter atenção e cuidado ao direcionar potenciais vendas e assim, ter maiores resultados alcançados.
Saiba a hora de entrar em contato com o cliente para lembrar que seu serviço está disponível, entender quando é o momento de venda e também a hora de manutenção.
Entender todos esses processos de venda diante do indivíduo, além de ser uma questão de respeito, é inteligência por parte da empresa que está desempenhando a venda.
Assim, você mantém essa distância necessária em muitos casos e sabe exatamente quando é a hora de “atacar” e converter em venda.
Lembre-se que quem já é cliente de sua empresa, é um ótimo propagador da mensagem de sua companhia para que novas pessoas conheçam os produtos em questão.
Você pode criar estratégias para que aconteça essa disseminação da fama do que está vendendo de forma natural, ou seja, incentivando seus antigos clientes.
Isso pode ser feito por meio de:
E muito mais! Basta que encontre aquela forma que é melhor condizente com a sua organização.
Nos dias atuais é preciso que sua marca tenha uma forte presença no mundo digital.
Lembre-se não menosprezar a potencialidade de sua empresa quando bem visível na internet, afinal, muitas pessoas podem chegar ao seu negócio ao observarem uma postagem específica ou tantos outros meios.
Uma das coisas mais caras de sua empresa é sem dúvidas o tempo gasto nas estratégias aplicadas, por isso, tenha certeza de como e o que deve investir seu dinheiro.
Tenha campanhas e um planejamento estratégico direcionado, dessa forma, pode preparar conteúdos e itens corretos para que sua empresa tenha maior assertividade no processo de venda.
Pode ser que aquele detalhe que o seu cliente te ofereceu sobre certa ação, sobre como agir e muito mais, seja o que sua empresa está precisando para mudar de vez!
Por isso, esse é o momento de aplicar essas possíveis mudanças e sugestões no seu dia a dia, com certeza todo o processo de venda ficará muito mais direcionado e simples do que imagina.
Ficou com dúvidas sobre o que efetuar primeiro? Confira mais abaixo no podcast do EAG o que deve ser feito para facilitar o processo de prospecção de clientes!
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Outra dúvida muito grande é como conseguir prospectar os primeiros clientes de uma empresa que está funcionando.
Ok, como começar?
Essas são algumas das ações que empresas inteligentes tem adotado no dia a dia para que assim, consigam conquistar cada vez mais clientes.
Uma das maneiras mais efetivas e utilizadas para conseguir fazer a prospecção de clientes é por meio das redes sociais.
Veja abaixo o passo a passo que deve estar no seu dia a dia para que assim, tenha uma maior conversão de vendas de seu negócio.
Primeiramente, invista nas redes sociais e esteja presente. Crie conteúdos que gerem interação, que sejam informativos e contem mais sobre o que está sendo vendido, de forma sempre adequada a definição do seu público-alvo.
Ademais, você não precisa ficar restrito somente ao que está comercializando: mostre a experiência dos clientes, conteúdos relacionados e muito mais.
Manter o contato mais próximo por meio dessa rede também é uma ideia interessante, aproximando cada vez mais o interessado do seu produto/serviço.
Seja dentro de suas redes sociais ou no seu site, é muito interessante criar conteúdos de qualidade e que enriqueçam a experiência de seu cliente.
Por exemplo, se você faz a venda de alimentos, que tal mostrar quais são as outras combinações que podem ser usadas? Tudo isso fará uma grande diferença na usabilidade e visão do indivíduo.
Se a pessoa está interessada em comprar o produto, ela provavelmente vai entrar no seu site para obter mais informações de pagamento, como pode obter descontos e até mesmo contato com vendedores.
Nesse caso, você deve criar landing pages para que possa “seduzir” o seu cliente a comprar com mais facilidade aquilo que está buscando.
É indicado que nessa página contenham-se todas as informações referentes ao produto/serviço facilitando a compra e decisão do interessado.
Um dos passos primordiais que pessoas que estão investindo em redes sociais é começar a fazer anúncios e a gestão de tráfego.
Tudo isso será essencial para conseguir direcionar seu produto ou serviço para o cliente com maior capacidade de compra, além de entender melhor as ações e estratégias que devem ser executadas.
Por isso, pode ser interessante contratar uma pessoa para essa ação ou uma agência especialista no assunto.
Existem algumas dicas simples e fáceis de aplicar em seu Instagram e assim, conseguir mais clientes para sua marca. Confira:
Tudo isso é muito mais fácil e simples do que imagina, portanto, comece o quanto antes!
Outra ferramenta que você deve utilizar é o WhatsApp. Confira algumas dicas abaixo:
Todas essas ações são muito simples e podem ser facilmente introduzidas no seu dia a dia, portanto, tenha esse cuidado e atenção!
Se o seu foco é o LinkedIn, essas são as dicas das quais deve aplicar nessa rede social:
Outro meio que por muitas vezes é esquecido, prospectar clientes por telefone é uma ótima alternativa.
Veja abaixo algumas dicas do que fazer:
No telefone e no whatsapp será muito útil usar um bom script de venda.s
É sempre indicado que você tenha um roteiro bem definido e do que será feito para que assim, possa prospectar clientes com mais sucesso.
Ao iniciar essa ação, você poderá sempre analisar o que deve ser modificado, quais são os atos que devem ser melhorados, atualizado e muito mais.
Ademais, ao criar esse processo de vendas, fica muito mais simples e didático de repassar para novos vendedores ou pessoas de outro setor.
Ao instalar processos, tudo fica muito mais didático para todas as partes, criando um padrão de atendimento desde o processo inicial, até o final.
Geralmente a ação de prospectar clientes fica por conta do setor de pré-vendas, porém, pode também ser de responsabilidade do comercial e do marketing.
De qualquer maneira, ambos os setores costumam andar juntos para que assim, possa-se ter maior sucesso e comunicação por ambas as partes.
Uma empresa bem alinhada e autogerenciável possui uma prospecção de cliente com mais sucesso e efetividade.
Já a prospecção para clientes B2B pode ser um pouco mais diferenciada.
Nesse caso, veja abaixo quais são as ações que devem ser executadas:
Segundo dados do DemandGen, essa organização possui a capacidade de aumentar as oportunidades de vendas em até 20%, portanto, comece agora mesmo a adotá-las!
Quer saber mais sobre como vender para grandes empresas e obter sucesso? Confira no vídeo abaixo como!
Existem várias ferramentas que podem ser utilizadas para que você amplie o processo de prospecção de clientes, como:
Você pode usar todas elas alinhadas e assim, aumentar cada vez mais a possibilidade de venda para seus clientes.
Existem sim algumas dicas que você pode começar o quanto antes para que obtenha muito mais possibilidade de prospecção de clientes e assim, mantenha-os em sua base.
Confira:
Confira abaixo mais dicas de como atrair e converter clientes por Marcelo Germano e o entrevistado Dener Lippert no podcast EAG!
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